DENÚNCIA FALSA CAUSA PRISÃO DE VICENTE: QUE VERGONHA!

» Públicado por em dez 5, 2014 | 25 comentários

 

Logo o Vicente (Rafael Cardoso)?! Ele é humilhado, algemado e vai parar na delegacia, em IMPÉRIO… Tudo por culpa do rancoroso Enrico (Joaquim Lopes), que, em troca de  muito dinheiro e a promessa de um cargo de sous-chef (o segundo no comando da cozinha), convence o cozinheiro Felipe (Laércio Fonseca) a esconder camarões industrializados e estragados no frigorífico do restaurante dos Bolgari. Depois da sabotagem de Felipe, basta um telefonema de Enrico para a Fiscalização Sanitária (uma entidade fictícia criada pelo autor Aguinaldo Silva, que lembra muito o Procom) bater à porta do Vicente. Essas cenas foram gravadas durante a manhã e a tarde de ontem, 4/12, na Lagoa, Zona Sul carioca.

 texto: Simone Magalhães

fotos: Fco. Patrício

Às 8h30, Joaquim já estava pronto e atrás da árvore, em frente ao seu ex-local de trabalho. Explica-se: ele não aguentou a curiosidade de ver seu rival em palpos de aranha e encontrou um esconderijo para assistir a derrocada de camarote. Logo que o carro da Fiscalização Sanitária chegou, seus quatro integrantes saíram, chefiados pelo ator Charles Myara, que gritou: “ Não esqueçam que é uma denúncia. Pente fino no restaurante todo!” . E foram logo invadindo, deixando a equipe da cozinha, e mais Antônio (Lucci Ferreira) e Isis (Maria Ruy Barbosa) angustiados com a situação.

Corte para as cenas que vão ser gravadas no estúdio do Projac, mas que adianto aqui pra ninguém ficar com curiosidade igual ao maquiavélico filho de Claudio (José Mayer).  Os fiscais encontram um balde de creme de leite, com data de fabricação daquele dia, mas que é considerado “estragado”, pois não foi pregado nele o rótulo com a data de abertura.

Vicente e todos os funcionários da cozinha protestam. Mas uma grande quantidade de cloro é jogada no balde, assim como nas costeletas de carneiro, compradas naquele dia mesmo, e que um ajudante de cozinha está limpando. Até que uma vasculhada mais minuciosa leva aos tais camarões, vencidos, e com data do ano passado!

Aí, Vicente vira bicho, já que é norma da casa é só comprar frutos do mar frescos, e lá nunca entrou nenhum camarão congelado e industrializado… E ele proclama que a denúncia à Fiscalização foi proposital e houve  trairagem. “Meu personagem é meio ingênuo, atrapalhado”, defende Laércio Fonseca. E continua: “Quando Enrico deu um celular a ele, e disse que em troca queria um favor, Felipe não imaginava que fosse algo assim. Durante a vistoria, ele entra em pânico. Mas, depois, passa o dia substituindo Vicente, e começa a humilhar todo mundo. E quando vai atrás de Enrico pegar o dinheiro, só recebe o que o cara chama de “esmola”. Foi um momento de fraqueza, deu tudo errado, e acho que, a qualquer momento, Felipe vai explodir e contar tudo”, acredita o ator.

Mas voltemos a Lagoa. Num calor abissal, surge José Mayer com seu casaco de couro (como há continuidade, as roupas de Claudio e do filho são as mesmas usadas nas cenas, gravadas, anteontem, no hotel… mas lá tinha um ótimo ar-condicionado, diga-se de passagem), prestes a entrar em seu restaurante para saber o que está acontecendo. Num misto de não deixar o pai ser responsabilizado pela infração e querer ver o circo pegar fogo pro lado do rival, Enrico vence a corrida dos cem metros com obstáculos, ou seja, atravessa correndo várias vezes duas pistas de intenso tráfego de veículos para chegar até Claudio. E para evitar que ele entre no Vicente, o chama, inclusive, de… pai!

Lógico que o cerimonialista não entende nada. E continua firme no intento de saber o que está acontecendo dentro do Vicente, enquanto o filho continua firme em mantê-lo do lado de fora. Só que ele deixa escapar que Claudio pode ser preso, durante a vistoria. É lógico que o marido de Beatriz (Suzy Rêgo) percebe a armação de Enrico, que não diz sim, não ou talvez para o pai. E, do nada, surge Maria Clara (Andréia Horta) atrás do ex-noivo, e diz que também acredita que ele tem culpa.

Enrico titubeia daqui, tenta explicar de lá até que, lá dentro, depois de discutir ferrenhamente com o Chefe da Fiscalização Sanitária, Vicente é algemado e levado para o carro da polícia. Ao ver a cena Maria Clara faz um escândalo, e Claudio diz que vai acompanhá-los à delegacia. Mas antes jura ao filho que vai procurá-lo “até no inferno” (não precisou ir tão longe, já que o hotel de Enrico fica a poucas quadras dali…) para descobrir toda a história. E o aprendiz de vilão, como é que fica diante dessa baixaria toda? Dando um sorrisinho, entre dentes, cantando vitória.

Na confusão o que mais preocupa Vicente é que seus parentes no Nordeste não saibam que ele foi parar na cadeia, como explica Rafael Cardoso:

“É fácil entendê-lo. Ele veio para vencer, nunca faria mal a ninguém – isso é da essência do povo nordestino, que é batalhador e muito correto. Vicente não quer envergonhar a família. E sair algemado do restaurante e ir prestar depoimento na polícia é o fim pra ele. O trabalho é sua paixão, e meu personagem não consegue ver o que tanto gosta de fazer ligado a algo tão ruim como isso. Principalmente porque é inocente”.

O ator acredita que Vicente deve desmascarar Felipe: “E se isso acontecer o cozinheiro vai ‘rodar’ (ser demitido)’.

As cenas, dirigidas por Claudio Bokel, foram gravadas várias vezes de ângulos diferentes, com mudanças  das posições de Joaquim Lopes e José Mayer até chegarem às melhores marcas. Bokel fez o mesmo com Andréia. E o clima acalorado das sequências – com direito a figurantes fotógrafos espocando flashes, pedestres e carros parando para saber o que estava acontecendo, um gringo de short-cueca quadriculadíssimo com sapatos e meias parado no set, enfim, um furdunço, como gosta o dono deste espaço -, também era quente na vida real. Zé Mayer lançava mão de lenços de papel para enxugar o suor do rosto; Andréia, auxiliada pelo maquiador Gabriel Lopes,  passava e repassava o batom de Clara; Joaquim tinha sede de um andarilho no Saara (o deserto, claro). E todos nós usando abanos de papel  improvisados, a sombrinha de alguma árvore, e também muitos copos de água.

E é nesse momento, em que o bicho está pegando, que chega refrescado Rômulo Neto (na foto acima, com Ítalo Guerra e essa que vos escreve). Ele só ia fazer uma cena noturna, indo ao restaurante avisar a Isis que seus pais tinham enriquecido e prestar solidariedade à irmã pela extorsão de Magnólia (Zezé Polessa) ao Comendador (Alexandre Nero). Super empolgado por Robertão ser o top das cuecas no Brasil e, futuramente, no mundo, Romulo contava que seu personagem, com certeza, ia ganhar muito dinheiro pra dar boa vida a Érika (Leticia Birkheuer), inclusive levá-la ao Caribe ou… a Búzios. No meio da elucubração e de muitos risos, quem aparece na pista em frente à locação, em seu carrão negro? A bela Cleo Pires, mulher de Rômulo, que o chama. E lá se foi o Príncipe do underwear.

Claudio Bokel deu a parada para almoço, com todos certos de que a tarde seria longa, já que Vicente, depois de prestar depoimento, sai sob fiança, e vai diretamente para o restaurante trabalhar como se nada tivesse acontecido, deixando Felipe numa saia justa. E se o cozinheiro não abrir o bico, o namorado de Clara pode pegar até cinco anos de xadrez. Será que Aguinaldo Silva vai fazer essa maldade com o fofo Vicente?

 

(Nota da redação: a Fiscalização Sanitária não existe. Mas o flagrante no “Vicente” aconteceu na vida real, exatamente como aparece na novela – incluindo o pacote de camarão vencido e o balde de creme de leite “estragado” à custa de cloro -, no dia em que uma entidade fiscalizadora invadiu um restaurante de propriedade do titular deste blog na Serra, e só saiu de lá com o chef e o gerente presos em flagrante. Detalhe: neste restaurante, assim como no Vicente, nunca entrou sequer um pacote de camarão industrializado, e até hoje ninguém sabe como aquele único e solitário pacote foi parar lá no fundo do freezer…)

25 comentários

  1. Parabéns Aguinaldo Silva, SOU SEU FÃ DE CARTEIRINHA.

  2. Parabéns Aguinaldo Silva, você é um gênio por fazer uma novela tão boa (Império). se bem que gosto de todas as suas novelas. SOU SEU FÃ DE CARTEIRINHA.

  3. Texto muito elucidativo, SIMONE. Obrigada mais uma vez.
    Fotos lindas, muito reais. F. Patrício – Parabéns!
    Vicente é um “Gato” e um Actor com futuro promissor.
    Novela promete, concerteza!
    Cada dia a expectativa é maior. Muitos Portugueses encantados
    com a história e elogiando Aguinaldo.
    E Vamos que Vamos!
    Bom Domingo para TODOS.
    Magdalena

  4. Corrigindo:

    ” Bravo, Simone, Bravo! Como sempre. Adoro suas coberturas da novela.

    Imaginei que isso teria acontecido na vida real, no restaurante lá na serra.

    Tivemos a honra, minha família e eu, de almoçar com o proprietário e seu fiel escudeiro nesse belíssimo restaurante.

    Agora voltando pra vida real, quero dizer, pra vida da novela: o Aguinaldo vai fazer de um limão uma bela limonada?
    A Drica estaria tão enferma assim?

    Os próximos capítulos prometem! ”

  5. Bravo, Simone, Bravo! Como sempre. Adoro suas coberturas da novela.

    Imaginei que isso teria acontecido na vida real, no restaurante lá na serra.

    Tivemos a honra, minha família e eu, de almoçarmos com o proprietário e nesse belíssimo restaurante.

    Agora voltando pra vida real, quero dizer, pra vida da novela: o Aguinaldo vai fazer de um limão uma bela limonada?
    A Drica estaria tão enferma assim?

    Os próximos capítulos prometem!

  6. Acho que a Marjorie, vai ser na verdade a filha da Cora (que ela teve sem que ninguém soubesse e foi criada em num convento etc…) que soube de tudo pela mãe e veio complementar a vingança estimulada pela venenosa e invejosa mãe em busca da herança (pois de certa forma a Cora acha que tem direito por ter criado a Cristina etc… ) . Acho que o caminho vai ser por ai e a surpresa do Agnaldo se refere ao Tom, mas confio integralmente no Agnaldo e sei que ele deve ter algo muito bem proposto para depois falarmos., porque não pensamos nisso ? Kkkkkkk

  7. Mistééééério, né? Rsrsrs

  8. Querido Aguinaldo!!!!! Meu respeito sempre, mas estou sem entender nada!!! Isso, a aparição da Marjorie vai ser um recurso de alguns capítulos, um transe, uma viagem do Comendador, enxergando a Cora rejuvenescida até que a Drica se restabeleça e volta à novela, né?

    Se for assim, genial!!!!

    Se não, por que não fazer a personagem ter tido um acidente de carro e voltar na pele de outra atriz de 45 anos, depois de uma cirurgia plástica?

    Ou

    Aparecer uma gêmea desconhecida da Eliane, pra assumir o posto da Cora com outra personagem?

    Com todo o respeito de um fã, acho essa solução da Marjorie fazer uma Cora rejuvesnecida até o fim da novela um absurdo, não comsigo sequer imaginar!

    Aguinaldo Silva
    Tom querido, é ótimo que você não consiga imaginar, porque, com todo o respeito, eu posso te garantir: você vai ter uma bruta de uma surpresa

  9. Imperio podia continuar assim:

    Cora transaria com Comendador e passaria a se enxergar mais nova. Só ela e o público. Outros a veriam velha.

    Mais adiante, esporadicamente, Drica podia aparecer num close etc.

    Mas seria interpretada por Marjorie, pq a Cora se veria assim: NOVA.

    As cenas já gravadas por Drica não precisariam ser regravadas, mas reeditadas com inserts da Marjorie.

    Aproveitar a primeira vez de Cora pra mostrar que ela era virgem/seca e depois remoçou.

    Seria poético e respeitoso com Drica do que o realístico uso da plástica, que, apesar de tudo, será criticado pelos cricricriticos.

    Força pra Drica e pra toda equipe! <3

  10. Querido! A Novela está brilhante e lhe desejo Parabéns. Estou chocado com a notícia que acabo de ler, mas eu não acredito até um pronunciamento seu ou da Rede Globo; será que é verdade isso? Eu não estou acreditando na veracidade desses fatos – meu lado fã grita para que não – por favor se pronuncie. E faça logo um publique-se para que nós, fãs da novela, fiquem sã e salvos de loucuras que amigos de Téo Pereira publica. E coloque o Téo para divulgar essa notícia \"Mulher vira jovem para ter noite de amor com o homem de preto\" http://extra.globo.com/tv-e-lazer/telinha/drica-moraes-esta-fora-de-imperio-marjorie-estiano-entra-em-seu-lugar-14753206.html

  11. Querido! A Novela está brilhante e lhe desejo Parabéns. Estou chocado com a notícia que acabo de ler, mas eu não acredito até um pronunciamento seu ou da Rede Globo; será que é verdade isso? Eu não estou acreditando na veracidade desses fatos – meu lado fã grita para que não – por favor se pronuncie. E faça logo um publique-se para que nós, fãs da novela, fiquem sã e salvos de loucuras que amigos de Téo Pereira publica. E coloque o Téo para divulgar essa notícia “Mulher vira jovem para ter noite de amor com o homem de preto” http://extra.globo.com/tv-e-lazer/telinha/drica-moraes-esta-fora-de-imperio-marjorie-estiano-entra-em-seu-lugar-14753206.html

  12. Aguinaldo, é verdade que a Marjorie Estiano vai voltar em Império????Por favor, diz que sim e chama o Téo Pereira para publicar essa notícia, com detalhes.

  13. A verdade é que essas pessoas não conseguem escrever um comentário bacana e querem reescrever a novela. Aguinaldo é o responsável pela novela, não gostam não assistem. Aiaiai essa Marina Rui Barbosa, que coisa mais linda, vale a pena ver a novela só por ela.
    Quando tem cena que não gosto, aciono o controle remoto e pronto. Tipo de cena chata com a Jurema, Marta, Maurilio, Claudio….

  14. Mal posso esperar para ver a noite de amor do comendador e Cora amanhã. Será que ele traça a última virgem do pedaço? Eu não sou mais virgem, mas bem queria estar no lugar dela.

  15. Ai, mas que coisa este Rafael Cardoso, gente! Torço para que ele fique mesmo é com a Maria Clara. Já imagino ela transformando o homem rude, que veio do Nordeste, num perfeito cavaleiro.

  16. Por que não tocam mais as músicas da novela? A trilha é tão boa, mas só toca a música do comendador e Isis.

  17. E a Xana, gente, o que é aquilo? Nunca houve um personagem gay tão fofo numa novela.

  18. É verdade que os gays da novela vão todos casar com mulheres? Se for, é como diria Téo Pereira: curuzes!!!!!

  19. Sempre vi novelas, mas sempre tive vergonha de falar isso em público. Agora, com Império, pela primeira vez tenho coragem de dizer para todo mundo, inclusive os meus amigos, que não perco um capítulo. Essa é a melhor novela que eu vi desde “Senhora do destino”. Parabéns, sr. Aguinaldo, dentro desta sua cabeça de cabelos brancos mora um jovem.

  20. Concordo com Ludilene Dantas. Deixem de ser chatas, meninas! Será que vocês não percebem que, cada vez que Cristina e Vicente se encontram, mesmo que eles discutam sai fogo? Eles estão brigados, mas quando se olham nos olhos os olhos deles dizem o contrário, dizem que continuam se amando. E isso é que é bom, saber que a qualquer momento eles vão cair nos braços um do outro.

  21. Essas Caroline e Alice, que visivelmente combinaram o que iam escrever ou são a mesma pessoa, parece que não sabem o que é novela. Querem que os casais se formem e fiquem juntos durante a novela inteira. Novela não é vida real, criaturas, nelas têm que acontecer coisas o tempo todo, e essas coisas incluem separações, impedimentos, que façam os amantes se separar, se juntar, se separar de novo numa trama de 200 capítulos até chegar ao final feliz. Vocês, com essa mania de dizer não separa, deixa tudo como está, serão as primeiras a dizer que a novela está chata se não acontecer mais nada, se nada mudar. Vão arranjar alguma coisa para fazer!

  22. E o pior é que está mudando a personalidade dela que antes era meiga e doce com o Vicente só para forçar uma aproximação dele com a Clara, o que é uma total injustiça com a personagem da Cris. Eles podem até continuar separados, mas mesclando momentos de amizade e amor com algumas de discussões por ciúmes (sem as ofensas e acusações pesadas que têm ocorrido). Que graça vai ter se voltarem apenas no último capítulo e ficarem a novela toda se agredindo sem demonstrar nenhum sentimento um pelo outro?

  23. Concordo com a Caroline. A Cristina que e a heroina esta se comportando muito mal em relacao ao Vicente. O autor esta matando o carater da personagem na relacao dela com o homem que a ama ou no minimo com o amigo de infancia.

  24. Agora Vicente virou namorado de Maria Clara? Até outro dia eram só amigos e a Cris não vai ficar sabendo que ele foi preso e ir dar apoio ao seu amor, eles só aparecem para brigar agora, mas são nesses momentos de dificuldade que o amor e a cumplicidade têm que prevalecer. Precisa ter mais cenas dos dois juntos, cenas de um se preocupando com o outro sem ofensas, está chato só ficar aparecendo Vicente e Maria Clara o casal sem sal.

  25. Vale lembrar que o ator Charles Myara foi o BOZO no SBT. Dito isso, vamos que vamos, com direito a camarão comprado na feira, fresquinho que só …

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Security Code: