QUANDO AS VACAS VOAM

» Públicado por em set 21, 2016 | 19 comentários

 

Na minha humilde opinião o  prazo de validade das novelas ditas realistas já venceu. O que o telespectador quer de novo é delírio, muita imaginação e magia.

 

(Em “Pedra sobre Pedra”, com as participações luxuosas de Eva Wilma e Tânia Alves, Osmar Prado, o Sérgio Cabeleira, é finalmente  levado para sempre pela sua madrinha, a lua)

________________________________________

 O RETORNO À MAGIA

 

Talvez vocês não se liguem nisso, mas escrever telenovelas não é coisa pra mariquitas. É assustador. É estressante. É difícil. Afinal, o autor da novela das nove tem que atrair e prender a atenção de pelo menos 50 milhões de pessoas durante seis, sete, oito meses… Prazo no qual não pode se dar o direito de adoecer, se apaixonar, brigar com a chata da mulher ou o idiota do companheiro, se envolver com problemas de amigos ou vizinhos… Pois não deve se desviar um minuto sequer de sua motivação principal: a feitura da novela. Claro, por conta de tudo isso ele ganha um belo salário, mas posso lhes garantir que toda a grana do mundo ainda seria pouca pra tanto sacrifício.

É por este processo que estou passando agora, embora só vá estrear em março de 2018: comecei a trabalhar numa novela. Uma vez o romancista norte-americano Norman Mailer escreveu que a literatura era uma prostituta velha na qual todo escritor tenta provocar um orgasmo, mas só consegue arrancar dela risadas de escárnio. Acho que se pode dizer a mesma coisa dos autores telenovelas. Cada um de nós, quando entra no ar, quer arrebentar a boca do balão. Mas já fica feliz se não acabar crucificado pelos centuriões da mídia especializada.

De qualquer modo aqui estou: são 19 horas de domingo e afinal consegui concluir a tarefa que  pretendia dar por encerrada às 15: fechar mais dez páginas da sinopse de “O Sétimo Guardião”, título da minha próxima novela. A idéia era almoçar depois. Mas agora nem jantar vou – de tão cansado perdi a fome.

Venho de uma enfiada de quatro novelas ditas realistas: “Senhora do Destino”, “Duas Caras”, “Fina Estampa” e “Império”. Mas, depois da última andei me perguntando: “será que o povo ainda quer ver isso?” E concluí que não. Acho que, nos dias difíceis em que vivemos, as pessoas já vêm realidade demais nos jornais de tevê e querem fugir dela nas novelas. Assim, decidi trilhar de novo um caminho no qual me tornei especialista: o do realismo mágico – ou fantástico, ou alternativo, ou distópico, ou como queiram. E será neste mundo à parte, onde tudo pode acontecer, que se passará minha próxima história.

Vejam só como as coisas mudam. Em 2008, depois de “Duas Caras”, escrevi justamente o contrário e decretei: “chega de firulas! Agora quero fazer uma novela em que as personagens, de tão reconhecíveis, passem a mais absoluta credibilidade. Uma novela de todos nós, cujas personagens, totalmente envolvidas com o cotidiano, pareçam ter saído da própria realidade, brotado bem ali na esquina da nossa casa”.

Foi desta minha decisão que nasceu a Griselda de “Fina Estampa”, de longe a personagem mais popular que já escrevi. Em “Fina Estampa”, uma novela carioca tendo a Barra da Tijuca como fulcro central, ninguém foi além do centro da cidade, ou de Jacarepaguá. No máximo viajou um fim de semana pra Cabo Frio ou alguma cidade serrana.

Agora não. “O Sétimo Guardião” se passa em Serro Azul, uma cidade que não existe, situada na fronteira montanhosa entre São Paulo e Minas, onde é vizinha de outras duas cidades nascidas de minhas novelas – Tubiacanga e Greenville. Ou seja, num mundo inteiramente criado pela imaginação, que tudo permite e a tudo torna possível. Será que vai dar certo? Os telespectadores, já saturados dessa história real de “fora isso” e “fora aquilo” embarcarão comigo nesta viagem? É nisso que, para o meu próprio bem, eu acredito.


19 comentários

  1. Legal!
    Estamos no aguardo… Aquela paz!
    Rozem

  2. Nada melhor do que viajar na maionese e entrar em órbita (mesmo com os pés fincados no chão). Viajar é preciso. Em tempos de crise, quem proporciona isso cai nas graças do povão. E vamos que vamos.

  3. Recentemente tenho embarcado nas histórias fantásticas, nos seriados que acompanho. Relutei por um tempo para assistir a \"Game of Thrones\", mas assim que ia começar a maratona, a \"chefia\" da casa, sabendo da minha vontade de mergulhar em histórias mais, digamos, fantasiosas, me insistiu para ver \"Once Upon a Time\".

    Relutei um pouco, porque, apesar de se tratar de um enredo fantástico (como foi a quase ótima \"Lost\"), tem como base histórias infantis de contos de fadas com a pretensão de os tornar mais \"adultos\" — sem deixar a magia desses contos de lado.

    E quer saber? Os primeiros episódios me incomodaram um pouco… Mas passei a relevar uns furos de roteiro aqui e ali e, agora, na segunda temporada, posso dizer que é uma série bem gostosa de se assistir, e com a atuação visceral do responsável por dar vida ao grande vilão da história.

    Recomendo!

    Depois dela, aí sim, parto para \"Game of Thrones\". Afinal: que incômodo pode me dar um simples dragão se eu estou gostando da história da Branca de Neve misturada à da Chapeuzinho Vermelho e de todos os outros tantos contos de fada?

    🙂

  4. Recentemente tenho embarcado nas histórias fantásticas, nos seriados que acompanho. Relutei por um tempo para assistir a “Game of Thrones”, mas assim que ia começar a maratona, a “chefia” da casa, sabendo da minha vontade de mergulhar em histórias mais, digamos, fantasiosas, me insistiu para ver “Once Upon a Time”.

    Relutei um pouco, porque, apesar de se tratar de um enredo fantástico (como foi a quase ótima “Lost”), tem como base histórias infantis de contos de fadas com a pretensão de os tornar mais “adultos” — sem deixar a magia desses contos de lado.

    E quer saber? Os primeiros episódios me incomodaram um pouco… Mas passei a relevar uns furos de roteiro aqui e ali e, agora, na segunda temporada, posso dizer que é uma série bem gostosa de se assistir, e com a atuação visceral do responsável por dar vida ao grande vilão da história.

    Recomendo!

    Depois dela, aí sim, parto para “Game of Thrones”. Afinal: que incômodo pode me dar um simples dragão se eu estou gostando da história da Branca de Neve misturada à da Chapeuzinho Vermelho e de todos os outros tantos contos de fada?

    🙂

  5. Tenho certeza que vai ser espetacular, eu amo esse tipo de novela, um mundo paralelo cheio de personagens cativantes, como em tantas outras novelas nesse universo que você eternizou e eu cresci amando e admirando. Que venha O Sétimo Guardião!

  6. Tenho certeza que será sucesso. Então.. Tô me guardando pra quando 2018 chegar.

  7. Aguinaldo, tenho certeza que será um sucesso. Grande parte do público sente falta dessas histórias mágicas, cheias de personagens pitorescos e acontecimentos surpreendentes que só você sabe fazer. O Sétimo Guardião tem tudo para se tornar o seu mais novo grande sucesso de audiência e repercussão. Sei disso mesmo não conhecendo a história, pois vejo o sucesso que suas novelas sempre fizeram. Que venha O Sétimo Guardião.

  8. Agui querido,
    Chorei!

    Sem mais.

  9. OI AGUINALDO,
    Acredite SIM! Acredite em si. Pensamento Positivo.
    Estou sem interesse nas novelas Portuguesas. Desde \"Império\" que não vejo novelas.
    Pena ter de esperar até Março 2018. Parece ainda tão longe…Nossa!
    Estou certa que vai ser um Mega-Sucesso, por isso Bola pra frente! Não desanime.
    Um abraço enorme.
    Magdalena

  10. OI AGUINALDO,
    Acredite SIM! Acredite em si. Pensamento Positivo.
    Estou sem interesse nas novelas Portuguesas. Desde “Império” que não vejo novelas.
    Pena ter de esperar até Março 2018. Parece ainda tão longe…Nossa!
    Estou certa que vai ser um Mega-Sucesso, por isso Bola pra frente! Não desanime.
    Um abraço enorme.
    Magdalena

  11. A volta do “realismo mágico” ao horário nobre será um marco! O público pede , e não é de hoje. Basta olhar os comentários em sites televisivos e redes sociais. As pessoas hoje querem se divertir em frente à televisão , querem esquecer nem que seja por alguns minutos , a dura realidade que nos espanca diariamente.
    Tiro um exemplo por mim mesmo . Quando eu pergunto a meu amado avô: _ Vô, que novelas o senhor mais gosta ? Ele arremata com seu peculiar humor _ Eu lá perco meu tempo com essas “poicaria” de hoje , eu só vi aquela de Zé das “medaia” (Roque santeiro), e acompanhei aquela de Murilo pontes e Pilar batista”(Pedra sobre pedra). E ainda conclui : _ Nesse tempo se fazia novela que dava gosto de acompanhar !

    Pois bem, ouvindo isso até eu fico sem ter o que dizer. Quando pergunto aos meus familiares , é unanimidade. As novelas que vem na lista deles são : Tieta, Roque santeiro, A indomada, pedra sobre pedra e por aí vai… É incontestável não só no nordeste, mas no Brasil inteiro, a força que suas obras tem até hoje Aguinaldo . Eu como eterno aprendiz só tenho a comemorar, e me orgulhar por toda minha vida . E ainda por cima vou ter a alegria e emoção de fazer o meu avô se render, e voltar a ver a novela depois do jornal. Pois hoje mesmo sem entender nada , ele fala feliz para mim :_ Essa de 2018 se eu “aicançar”, vou acompanhar só por tua causa . (risos ) … Viva ao ” Sétimo guardião ” ! Grande abraço 😀 😀 😀

  12. A

  13. MEU AMIGO E MESTRE AGUINALDO SILVA,COM CERTEZA VAI SER UM GRANDE SUCESSO!!!

    VC É O MAGICO DA DRAMATURGIA!!!

    UMA PESSOA GENOROSA E MEGA COMPETENTE NO QUE FAZ!!!

    \"TÁ TRANQUILO, TÀ FAVORAVEL!!!

    VAI SER SHOW!!!

    BJKS DE LUZ!!
    SAUDEEPAZ!!!

  14. MEU AMIGO E MESTRE AGUINALDO SILVA,COM CERTEZA VAI SER UM GRANDE SUCESSO!!!

    VC É O MAGICO DA DRAMATURGIA!!!

    UMA PESSOA GENOROSA E MEGA COMPETENTE NO QUE FAZ!!!

    “TÁ TRANQUILO, TÀ FAVORAVEL!!!

    VAI SER SHOW!!!

    BJKS DE LUZ!!
    SAUDEEPAZ!!!

  15. Bom Dia… Tenho um projeto de uma série para a televisão e gostaria de lhe enviar a sinopse para dar uma olhada, a série está totalmente pronta. Desde já agradeço.
    Email- victor.nunes.pelotas@gmail.com

    INFORMAÇÃO DO SOMBRA: REGISTRE O SEU PROJETO NA BIBLIOTECA NACIONAL ANTES DE MOSTRÁ-LO A QUEM QUER QUE SEJA, POIS SEM O REGISTRO ELE NÃO TEM DONO.

  16. Viva!!!!!!!!!!!

  17. A novela vai ser um escândalo de audiência. A crítica especializada vai ser atropelada pelo furacão O SÉTIMO GUARDIÃO, não tenho dúvidas. Salve o sucesso estrondoso de Game Of Thrones. O público se cansou de tramas realistas demais, a fantasia se tornou mais real que a própria realidade. O telespectador quer ver o impossível acontecer, já que o possível acontece todos os dias. Quando voltei para minha cidadezinha aqui em MG, logo após a Master 3, o que mais ouvi nas ruas foi o pessoal dizer que tinha saudade das novelas antigas. E citaram nome por nome. Todas do Aguinaldo. Como fiquei feliz em ouvir aquilo. E eu respondia sem dar detalhes: a próxima dele vai ser assim, surreal! E eles sorriam alegremente.
    Vai com tudo Aguinaldo, você vai arrebentar. MG e o Brasil inteiro vai estar contigo mais uma vez nessa jornada emocionante.
    Fico muito feliz por ter tido a oportunidade de ver essa história nascer. E mais ainda por ter estado ao seu lado nos 15 dias se Master Class. Grande abraço!

  18. Tentei enviar um comentário várias vezes, mas dava erro.
    Por isso desculpe se o enviei mais de uma vez.

  19. Se vai dar certo? Oxenti, my God, of course!

    Você ainda tem dúvidas, meu caro? Como um dos poucos privilegiados que conhecem a trama dessa sua nova história posso apostar que sim. E não se surpreenda se ela vier a se tornar a novela de maior audiência desta década.

    Você é o Midas da teledramaturgia brasileira, tudo que toca vira sucesso. E não estou sendo nem um pouco puxa-saco nessa minha observação….rsss…..qualquer um que duvide é só ir consultar o ibope de suas novelas e series.

    E que venha março de 2018.

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Security Code: