TEM CULPA EU?…

» Públicado por em mai 1, 2012 | 186 comentários

 

Acordo aqui em Lisboa às 6h da matina, vou ao twitter e levo o maior susto: “Roque Santeiro” é o terceiro assunto mais comentado no twitter Brasil! Levo alguns segundos para entender que não, eu não entrei no túnel do tempo e fui parar em 1986… É a reprise da novela que, pelo que pude entender, chegou ao final ontem no Canal Viva e arrasou de novo na audiência!

Mas que sina essa minha, né não? Até uma novela que escrevi há 25 anos volta e se torna campeã de audiência outra vez? Eu sei – muitos por aí dirão que sou metido a besta, mas, diante deste sucesso todo eu lhes pergunto: tem culpa eu?

Não tenho, nem sou culpado se as altas audiências me perseguem como se fossem mosquitos sedentos de sangue. Pra vocês terem uma idéia: antes de ser – de novo – campeã de audiência “Roque Santeiro” já tinha batido récordes nas vendas do DVD.

E é nesse terreno dos DVDs que lhes reservo uma surpresa. “Tieta”, outra das minhas malditas campeãs de audiência, será lançada em breve em DVD. E a pessoa encarregada de editá-la já me segredou que foi quase impossível cortar alguma coisa, por isso ela será vendida praticamente completa… E quando eu digo será vendida, eu quero dizer que será muitíssimo comprada, por isso volto a lhes perguntar: tem culpa eu?

 

________________________________________________

 

CURSO DE ROTEIRO: FAÇA VOCÊ MESMO!

Como vocês estão mortos de tanto saber, desde 1984 escrevo novelas: já escrevi 13. E, embora sete delas figurem no ranking das novelas de maior audiência de todos os tempos na Rede Globo, 28 anos depois de escrever a primeira ainda me considero um aprendiz do gênero. Talvez, se escrever mais 13 novelas nos próximos 28 anos, afinal possa vir aqui e dizer pra vocês cheio de orgulho – “gente, até que eu sei fazer essa merda direitinho!”

Claro, muitos de vocês, por causa desse meu jeito enfezado de ser, não acharão isso nunca, e farão sempre questão de afirmá-lo, embora a personalidade do autor não deva ser levada em conta quando se trata de julgar o seu trabalho. Se eu fosse bonzinho, gentil e simpático como muita gente prefere ser, vocês gostariam de mim… Mas eu estaria sendo falso. De qualquer modo não é este o tema desse post, e sim o fato de que o autor de novela nunca deixa de ser um mero aprendiz do gênero.

Pois ser sempre um aprendiz é a condição básica pra um de nós vir a se tornar algum dia um grande telenovelista – não esquecer jamais o fato de que cada novela que escreve não passa de mais uma fase de um longo e penoso aprendizado. É por isso, por saber que sou apenas um aprendiz, que nunca escrevo a mesma novela e faço de cada uma delas uma nova experiência em minha carreira. Não existem novelas mais diferentes uma das outras que “Porto dos Milagres”, “Senhora do Destino”, “Duas Caras” e “Fina Estampa”… E podem ter certeza que a minha próxima – que, segundo tudo indica, estreará mais cedo do que a decência permite -, será diferente de todas elas.

E esse aprendizado não se limita ao período em que estou a vomitar capítulo após capítulo de 37 páginas, não… Eu sou um aprendiz de novelista full time. Novela, vocês sabem, é melodrama e é roteiro… E é através desse último que a galinha novelista bota o seu enorme e reluzente ovo. Por isso, mesmo de férias, fico a praticar verdadeiras blitzkriegs sobre o gênero, ou seja, improvisando cursos dos quais o único e aplicado aluno sou eu mesmo.

Agora mesmo, aqui em Portugal, fiz um desses cursos. E como sou generoso e estou sempre preocupado em patrocinar o surgimento de outros novelistas, dou agora a vocês a receita do mesmo, já que ele pode ser feito por qualquer um de vocês… E em casa!

Aí vai.

 

Passem numa livraria e comprem dois livros: “Breakfast na Tiffany´s”, de Truman Capote, e “Quinta Avenida, 5 da manhã”, de Sam Wasson;

Baixem na internet o roteiro do filme “Breakfast at Tiffany´s”, de Blake Edwards (1961). No Brasil o filme se chamou “Bonequinha de Luxo”, mas claro, pobres como somos na matéria, não temos uma tradução do roteiro;

Entrem na FNAC e comprem o DVD ou o blu-ray com a cópia restaurada do filme (pelo amor de Deus: a cópia antiga já não vale!);

Leiam, pela ordem: primeiro o livro de Capote, depois o roteiro do filme de Edwards, e por último o maravilhoso, sensacional, arrasador livro de Sam Wasson, que tem o subtítulo: “Audrey Hepburn, Bonequinha de Luxo e o surgimento da mulher moderna”;

E, finalmente, vejam, revejam e trevejam o filme com o roteiro nas mãos, analisem cada cena – como está no papel e como ficou no filme – e concluam, como eu, que não por acaso ele é um documento fiel e certeiro de sua época e um ícone de todos os tempos… Além de cinema na mais pura acepção do gênero.

Podem estar certos: depois de dar esse curso rápido e intensivo pra si mesmos vocês, que alimentam o sonho de um dia se tornar roteiristas, estarão bem mais ricos de informações sobre o assunto; e os outros, que sentem apenas curiosidade em relação aos making offs do gênero, terão aprendido um pouco mais sobre o tema.

 

186 comentários

  1. Bom dia, Aguinaldo!
    Sou sua fã e roteirista de teatro infantil atualmente construo roteiros voltados para o público adulto, mas que não saem da gaveta, apaixonada por escrita, meu sonho é escrever uma novela, gostaria que me aconselhasse como posso ter a oportunidade de acesso aos veículos de comunicação. Perdi o prazo do seu concurso e sei que não tem previsão de outro. Se puder me aconselhar qual o melhor caminho para quem está começando, agradeço.
    Um abraço,
    Maggie Dias

  2. Aguinaldo, tem mais de um mês que não passo aqui, mas fiquei superfeliz com seu post do BatT. Cara, você realmente é muito generoso com quem deseja ser roteirista. Obrigada.

  3. Querido,
    sim, você é desbocado e às vezes irritante, até mesmo anti-ético MAS… me faz lembrar aquela parábola Bíblica sobre 2 irmãos… um era gentil e dizia sim a tudo o que seu Pai pedia (mas na verdade nunca cumpria a sua palavra). O outro era reclamão, ranzinza, dizia não à tudo (mas terminava fazendo tudo o que lhe era pedido). O primeiro era super-popular e querido, apesar de não levantar uma palha pelo bem-geral da nação. Já o segundo era mal-visto apesar de sempre fazer o que lhe era pedido… me identifico com essa parábola e conheço muitos outros assim. Aprendi a ir além do óbvio e observar as ações que falam mais que 1000 Twitters mal-criados. Acho o máximo você alimentar o sonho de pessoas que querem ser um dia o que você já é! Sua atitude é incrivelmente generosa e mostra o caminho a ser trilhado por aqueles que levam a sério a arte da dramaturgia (tele/cine/Cena). Moro em Copenhagen, Dinamarca, onde tenho me dedicado à arte de escrever. Estou no momento escrevendo um roteiro para cinema e quem sabe um dia não tenho a grande sorte de participar de uma de suas oficinas? Voltaria para o Brasil correndo caso tenha esta oportunidade. Se vier por estas bandas, dê um toque! Abraços,
    Bosschar

  4. Olá, boa noite a todos!!
    Apesar de achá que existe uma distância enorme entre um escritor e um novelista nas novelas do aguinaldo tem sim algumas coisas diferente mais o \"Miolo\" é igual há todas. Forte abraço a todos.

    INTERVENÇÃO DO SOMBRA: “ACHÁ” ESTÁ ERRADO, SR. HUGO BERTOLCESAR. EM QUE ESCOLA O SENHOR ESTUDOU, NA DO LIXÃO? ENTÃO DEVE TER SIDO COLEGA DA NINA.

  5. Olá, boa noite a todos!!
    Apesar de achá que existe uma distância enorme entre um escritor e um novelista nas novelas do aguinaldo tem sim algumas coisas diferente e por isso ele é um grande escritor. Forte abraço a todos.

    INTERVENÇÃO DO SOMBRA: “ACHÁ” está errado, sr. Hugo Beltolcesar. O senhor estudou em que, na escola dos carentes do lixão? Então deve ter sido colega da Nina.

  6. Mesmo sem trabalhar com entretenimento, eu digo: Gaby Amarantos vai longe!! Ela é mais do que brega, ritmo que entoa a cada aparição…é inteligente.

  7. Ganso Riad (em árabe, por obséquio) eu já to chegando aos vinte e muitos!! É bem verdade que quando to com Julinho e sua trupe, fico mais abobalhado que eles…mas passou disso, volto a ser um quase coroa. Qual a fórmula da extensão do teenager? Chimarrão? rsrsrs

    Um abraço, bom e estimado Riad. E para a bonita família também.

  8. Oi, Aguinaldo!

    Olha, deixa eu explicar o que eu quis dizer agora para não ficar a impressão de que estou tentando “causar” aqui. Acho que deve ser um problema do site então. Quando Roque Santeiro acabou, lá embaixo eu fiz um comentário. O nosso querido Moderador fez um comentário, perguntando se eu sabia que o final pretendido por você seria outro, já que todos sabemos que os últimos capítulos da novela foram escritos pelo Aguinaldo. Então eu respondi a este comentário do Moderador. Assim que mando a resposta, sim, ela aparece publicada. Mas se fecho o site, e entro novamente, ele já não aparece. Acho que vai para um grupo de comentários recentes que devem ser aprovados. Então normalmente eu dou tempo de mais ou menos uma hora, entro de novo no site e percebo que novos comentários foram publicados. E realmente aparecem os novos comentários, mas aquele meu não. Não sei se você entendeu, rsrsrs. É como se ele tivesse se perdido…
    Mas sem estresse. Não era nada demais. É só que como o Moderador me fez uma pergunta, eu queria saber o que ele achou da resposta, ou mesmo que não comente a minha resposta, que eu tenha a certeza de que ela está ali e ele provavelmente a leu e entendeu o que quis dizer.
    Mas deixemos isso de lado!
    Boa tarde para todos!

    Ah, eu tenho Tieta completinha em DVD há anos!!!! E você perguntará como e eu direi: MISTÉÉÉÉÉRIO!!!!

  9. A renovação de autores na Globo

    Só neste ano, três tramas assinadas por estreantes ganham espaço na emissora, na maior abertura para autores novatos feita pelo canal desde o início dos anos 2000, quando novos nomes passaram a assinar folhetins em intervalos de ao menos dois anos

    http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/a-renovacao-de-autores-na-globo

  10. Boa tarde!!

    Moderador,

    Eu respondi duas vezes à sua resposta ao meu comentário sobre Roque e nenhuma destas minhas respostas apareceram. Se eu estiver fazendo algo de errado me avise, por favor. Não me deixe no vácuo assim. Estou começando a crer que falei algo que não devia e que por isso meus posts não foram aprovados, e assim excluidos. Se alguma coisa aconteceu nesse sentido, por favor me diga para que eu possa entender o que fiz de errado. Se fiz. Porque sempre primei pelo respeito a todos, ao Aguinaldo, a você e aos amigos do ASD.
    Abraços!
    Aguinaldo Silva
    Weliton quereeeedo, não entendi nada. Nunca um comentário seu aqui no portal deixou de ser liberado. Tem certeza que os tais de que você fala não estão lá por baixo? Por favor, verifique. Abraço.

  11. O que fizeram com a Dieckmann foi de um tremendo mau-caratismo. Tudo bem que ela foi imprudente de mandar o notebook para arrumar, com aquelas fotos no HD, o que foi uma brecha…

    Mas cadê a ética do profissional?

    É lamentável que tenha gente que queira se dar bem, chantageando os outros dessa forma. Mas fazer o que, se infelizmente existe gente assim e até pior que isso?

    A atriz que nunca quis tirar fotos nuas por causa dos filhos, agora está passando por uma situação pior ainda. Sendo até noticiada no Jornal Nacional, o que achei um exagero, já que acabou divulgando e despertando mais ainda a curiosidade de quem nem tinha noção que isso estivesse acontecendo.

    Que justiça seja feita e que achem esse pilantra, e que ele pague por isso.

  12. VEJA: Ter colaborado com autores renomados influenciou seu estilo?

    Filipe Miguez: Acho que não tem autor de novela que não goste de um personagem feminino forte, já que as tramas geralmente giram em torno de heroínas e vilãs. Mas ter trabalhado com o AGUINALDO SILVA me influenciou de diversas maneiras. Fiz quatro novelas com ele e sinto muito a influência do mestre no que escrevo.

    Entrevista completa:

    http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/o-teste-dos-calouros-de-cheias-de-charme

  13. Moderador Silva: As fotos da Carolina Dieckman – Filantropia!!? adorei…

    E olha que foi assunto do Jornal Nacional!!!! quem não tinha visto, correu pro computador para ver! hahaha

    AGUINALDO Roque Santeiro é pra mim a minha novela preferida. Acho que já disse, mas foi a primeira novela das 8 que pude assitir. Afinal sempre fui muito obediente, e minha mãe proibia as crianças de assistir novela das 8! Eram pra adultos… Outros tempos!!!!

    Quando sentei para ver viuva Porcina, me senti adulta! hahaha

    queria tanto ver uma novela regional sua! Vc é o campeão nesse tipo de novela. Quer dizer, não só nesse tipo, mas acho que ninguém mais escreve novelas regionais… Enfim… vou ficar torcendo para sua próxima novela se passar no Agreste!

    Um beijo enorme,

    Janaína

  14. Boa tarde meu povo

    Vou ali e mais tarde volto!

  15. “Dona Susana Vieira merece todo o nosso respeito e nossa admiração. Falar mal dela é diminuir a se próprio, tenho pena de quem o faz”

    Escreveu Aguinaldo em seu Twitter.

    Isso vale para todas as Divas e Divos da nossa televisão brasileira.

  16. Ninguém estar livre de preconceitos.

    MACHADO DE ASSIS sofreu tanto preconceito por ser “pretinho” que encomendou uma pintura e nela ele deveria ter cabelos lisos e pele mais clara.

  17. SUZANA VIEIRA

    Aguinaldo, Suzana Vieira fará uma falta imensa a nossa teledramaturgia, assim como: Fernanda Montenegro, Glória Pires, Lília Cabral e tantas outras feras.

    Será que terá alguém à altura para substituí-los? CLARO QUE NÃO!

    Ninguém pode e nem consegue substituir seus mestres. Ao longos dos anos surgem gente boa e da pesada, mais a obra e o espirito do mestre que se foi estará sempre viva para ser apreciada por aqueles que ainda engatinham nas artes.

  18. CARACA, ESSA VIRADA CULTURAL TÁ MAIS PARA “VIRADA MORTAL”.

    Tanta gente indo parar no hospital e morrendo! Caraca, quanta violência num dia que era para ser só de alegria.

  19. A GRANDE FAMÍLIA

    Essa turma também é Silva e estão a 12 temporadas intactos fazendo sucesso em cima de sucesso.

    Nossa velha e simpática Família Silva

  20. Graças a Deus, como bom aluno que só tirava médias a cima de 7, nunca sofri bullying quanto a isto, mais já sofri por gostar das artes.

    Hoje vejo que graças ao Bullying e as dificuldades da vida eu pude me tornar cada uma pessoa FORTE.

    Não guardo rancor. Apenas quero seguir enfrente com os meus sonhos!

  21. Pena não ter acesso ao canal viva, pra acompanhar Roque Santeiro, e quanto a Tieta vejo sempre no youtube, e realmente um novelão, divertidíssimo, bem que podia rolar um remake dela tbm. E quanto ao tal David Alvarez, parece que foi o Marcelo Serrado que se inspirou nele, para compor Cro. Ele deu até entrevista no Faustão.

  22. Seu Aguinaldo,um abraço apertado e votos de continuados sucessos em seus novos trabalhos.

  23. Boas noites a todos!

    Aguinaldo, é com atraso enorme que escrevo, mas, ligado a hisória que sou, muito feliz fiquei com as novas cores do site remetendo ao velho (mas novo e moderno) blogão! Saudades!!!

    Por falar em memórias,ontem fez 3 anos da primeira aula da Master1…e parece, literalmente, que foi ontem!

    Falando em dvds de novelas, acho difícil,mas bem que um dia poderiam lançar “Pedra sobre Pedra”…ainda não consegui comprar nenhum dos já lançados, mas quando puder…saí de baixo…rsrs

    Saudades deste espaço!!!

    Beijos a todos

  24. Gostaria de assistir a novela O Outro!!!
    Existe poucas informações sobre ela.

  25. Hola Silvatónzito – el Silvatón de mi corazón!!

    Mira Silvatita querido, el viaje a Madrid fue espectacular y aprendi demasiado con los hermanos europeus .Necesito abandonar urgentemente ciertos prejuicios morales de la sexualidad para ampliar y diversificar el segmiento de mi firma.Estoy dejando de ganar una gran cantidad de dinero mi querido Silvasilvatololón!!
    ABAJO LOS PREJUICIOS MORALES DE LA SEXUALIDAD!!

  26. Com toda certeza irei comprar o DVD da novela Tieta. Uma das minhas favoritas…

  27. AGUINALDO,COMPRA UMA IGREJA EVANGELICA,TRANSFORMA EM CINEMA E SÓ EXIBE OS CLASSICOS? PRECISO REVER ISSO NUMA TELA GRANDE.NO DVD NÃO TEM GRAÇA,PLEASE
    http://www.youtube.com/watch?v=bW-jSa9_k3M&feature=related

  28. Bom Fim-de-semana a todos!

    Ri muito com os comentários do Moacir Jardim, sempre com um humor muito afiado!

    Em relação às fotos da polémica não vi… mas casos desses são o pão nosso de cada dia… Já nem é novidade!

    E o melhor mesmo que a Carolina D. tem a fazer é nem sequer dar qualquer tipo de comentário sobre o assunto!

  29. EU NÃO ACREDITO QUE ESTAS FOTOS SÃO DE CAROLINA DIECKMANN, ELA PODENDO GANHAR MUITO DINHIERO VAI MOSTRAR DE GRAÇA NÃO ACREDITO.

    INTERVENÇÃO DO MODERADOR:
    Você já escutou falar a palavra filantropia?

  30. Ontem eu fiquei em casa e aproveitei para ver Cheias de Charme.

    A Claúdia Abreu está perfeita no papel. E socorro, nem se fala!

    Depois comento sobre a novela.

    Abraços!

  31. Boa tarde, portal.

    Gente, porque tanta polêmica em torno de uma mulher pelada? E se fosse homem, que mal?
    Cada um mostra o que quiser. Não tou mais em 1937. E me disseram que o nu artístico é arte.

  32. “…a sua carruagem do sucesso passa, enquanto que os cães invejosos ladram…”

    Marcelo Serrado recebe prêmio em Miami
    Serrado se destacou ao interpretar o homossexual Crô na novela “Fina Estampa”.

    http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI304543-9531,00-MARCELO+SERRADO+RECEBE+PREMIO+EM+MIAMI.html

    O DVD da Tieta eu quero !

    bjs a todos e um bom final de semana…

    :)

  33. SOBRE TIETA

    Acho que irei acabar tendo uma coleção das novelas do Aguinaldo. Já tenho “roque santeiro”, daqui a pouco “Tieta” e muito mais.

    Espero que outras novelas de sucesso também seja lançadas em DVD

  34. SOBRE AS FOTOS DA CAROL DIECKMANN

    EU AS VI, e digo-vos que a moça não tem nada do que se envergonhar. Ela está linda. Agora é seguir enfrente de cabeça erguida.

    Ruim seria se ela tivesse cometido um crime.

    Eu aprovei a nudez da moça, tá perfeita! Nem parece que é mãe de 2.

  35. Gentchê!

    E a Carolina Dieckman que ainda não se pronunciou!? (risos)

    Quando as fotos são montagens,geralmente as vítimas reagem de imediato,indignadas ou algo parecido.

    Carol tá quietinha…

    Uma vez conheci ‘de longe’ a Carol,no Consulado Americano no Rio,ela num guichê com o agente consular e eu num outro,e vos digo: ela pessoalmente é muito mais bonita!!!

  36. Lara,

    Vc vai adorar Orlando!!!

    Saludos a toda a família e… HAVE FUN!

  37. Rodrigo Lima,

    Vc com vinte e poucos anos se sentindo um ‘quase coroa’?

    O que vc deixa pra quando estiver com 40 anos? Vai se sentir um quase vovô?

    Menos né,Digo,menos…(risos)

    Tio Ganso aqui é ainda um teenager…hahahaha!

    Abraço meu querido!

  38. Bom dia Campeão de Audiência quereeeeeedo!

    Vc não tem culpa de nada…

    Culpa por ser talentoso,the best,the unique,the great?

    No,no,no!

  39. Tieta, na minha humilde opinião, foi sua melhor novela. Nunca me esqueço! Até hoje falo algumas expressões da novela: ” No trinques”, ” Mistéeeeriooo!!”, “Etalele”, “quenga”, “cara de xibiu” e outras mais.
    A novela era uma delícia! Que saudade!

  40. Gente finíssima, Patrício, emocionado e grato fiquei ao ler vossas sinceras palavras.
    Daqui, na espera de um reencontro em breve, digo que o carinho, respeito e gratidão por si e Aguinaldo, sim, aquela Figura rara de voz calma e sorriso sincero, são enormes.
    Com o passar dos anos, tenho me tornado um quase coroa chorão, então despeço-me dizendo: eu adoro vocês!

  41. Gente,
    Os motivos da Teodora são nobres – lançamento de campanha consciente em favor da preservação da Mata Atlântica.

  42. SE AS FOTOS (da Teodora) FOREM FALSAS VAI SER BR0XXX@NT&!
    Não keru nem pensar nessa possibilidade!

  43. Espero que estas fotos sejam falsa, mas infelizmente acho que são da Carol mesmo, é lamentável que isto tenha ocorrido, uma menina com uma carreira brilhante, ter a imagem suja de uma hora para outra ;(
    -
    Aguinaldo, você volta ao Brasil quando?

    INTERVENÇÃO DO MODERADOR “Velho-Babão” SILVA:
    “Imagem suja”!!!???
    Francamente ò Jonathas!!!
    Aposto que ainda usa suspensórios e calça na altura das axilas.
    Menos conservadorismo, menos!
    Não vejo motivo para escândalo em se tratando de uma mulher bonita.
    Na verdade a Teodora democratizou o acesso à visualização de seu soberbo corpo – um mimo, sobretudo, para a nova Classe C.
    Não quis fazer fotos para a Playboy e agora está aí de graça!
    Justo nos dias atuais em que, segundo as Autoridades Sanitárias, “sexo é o melhor remédio para a tensão” (por isso eu já estou usando a mão como remédio genérico) nada mais inspirador do que a notícia desse “vazamento caroliano”.

  44. A PERERECA DA DIECKMAN TA SOLTA NA REDE,XÔ PERERECA,XÔ PERERECA.

    FRASE DA SEMANA – “Uma Estrela sempre sabe a hora (certa) de mostrar a Perereca” (Moderador Silva)

  45. PS FINAL: TODO dia eu me lembro do Aguinaldo e de um post do blogao onde ele comentava sobre as toalhas do hotel chique, ou seria do navio chique, com formatos de animais.
    Eh que a menina da limpeza sempre arruma as toalhas como um cisne branco, pode?

  46. PS: BEIJOS AGUINALDO SUCESSO DA SILVA?
    Eu ainda nao virei dondoca mas estou aqui tal qual pinto no lixo, fazendo cara de milionaria, engordando com prazer pois depois eu passo fome e emagreco nem que a vaca tussa e pegue pneumonia, e rindo a toa mais do que de costume, ou seja, tou insuportavel, kakaka. Nao sei como o marido e os filhos me aguentam.

    INTERVENÇÃO DO MODERADOR SILVA:
    Lara,
    Você é uma mulher sensacional!
    Sorte grande essa de a ter como esposa e mãe.
    Simplesmente admirável!

  47. Hola gente linda!
    Hace dias que no acceso el portal pues estoy encantada, atrapada, medio borracha y otras cositas mas.
    Ya voy a actualizarme con las novedades del mundo Aguinaldiano y con lo ultimo de la TV al termino de algunos dias. Vuelvo a casa el 11 de mayo.
    Ahorita esroy imitando el accento mejicano pues me encuentro en Cancun- ADORO!
    Manana viajo a Orlando.
    Algunas fotos puse en el FB pues tou com mil coisas pra fazer e deixa o espanhol de lado criatura loira, burra do Piaui, risos margarita-daiquiri de fresa-sex on the beach-miami beach-ticket to fly-pina colada-cuba libre-riviera maya.
    Afff, hoje tive classe de preparo de drinks e fui uma aluna aplicada, of course.
    Vou ali comer uma lagostinha e ver se tem ainda algum cocktail que eu nao tenha degustado, risos vou-ser-moderada-em-casa.

    ARRIBA! ABAJO! AL CENTRO Y ADENTRO,
    hasta pronto e TIN TIN,

  48. Vazaram na internet 36 fotos – supostamente – da Carolina Dieckmann nua. Neste exato momento (sexta-feira, às 1930), Carolina Dieckmann é o primeiro assunto mais comentando do Twitter no Brasil e no mundo …

    INTERVENÇÃO DO MODERADOR SILVA:
    É MENTIRA!
    Não é a Carol Dieckmann, é a Teodora.
    Se ela tivesse levado o Quinzinho na Escola, nada disso teria ocorrido!

  49. Para o gente fina, Moderador Silva. Considero essa canção uma das melhores do vasto acervo deste nobre artista>

    http://www.youtube.com/watch?v=hZb1TqP0e6A

    Um abraço, estimado Patrício.

    INTERVENÇÃO DO MODERADOR SILVA:
    Caro Rodrigo Silva Lima,
    Existem artistas que são únicos, inimitáveis, pois possuem timbre de voz que lhes confere uma sonoridade de exceção. Alceu Valença é um desses profissionais. Você escuta e, de imediato, reconhece o artista em questão. Sem contar q, no caso do Alceu, falamos de pessoa agradabilíssima.Sou fã assumido deste cantor.
    E, já que entramos nos terrenos da franqueza &
    distinção, gostaria de revelar que o considero a si, meu bom Rodrigo, o meu Confrade de predileção. Por tudo isso peço-lhe que me favoreça sempre com a sua amizade de
    Amigo sincero e leal.
    De coração,
    Fco. Patrício

  50. BOM FINDE para TODOS!

    MÔA . Se você vier a Lisboa e não me der ao menos uma ligadinha, temos “o caldo entornado…”

    FFFFFFFFUUUUUUUUIIIIIIII

    Magdalena

  51. CARAMBA!

    Estou muito triste com a história de um garoto que colocou um vídeo no youtube a pouco tempo se despedindo dos amigos.

    LEIA A HISTÓRIA:

    Shaun Wilson-Miller sofre de uma doença cardíaca crônica. Os médicos da cidade de Melbourne, na Austrália, disseram que o menino não tinha muito tempo de vida.

    O corpo de Shaun não está respondendo bem ao segundo transplante de coração, e os especialistas informaram que ele não poderá tentar uma terceira vez. Ao saber da notícia, o adolescente usou a internet para se despedir das pessoas que ama e deixar bem claro que teve uma “vida maravilhosa”.

    “Oi, pessoal. Eu tenho más notícias para contar”, diz ele, com a voz embargada. O menino fala sobre a doença, e emenda: “Eu não vou estar aqui por tanto tempo quanto pensei. Mas quero dizer que foi um passeio incrível, e não tenho arrependimentos”.

    “Viva a vida ao máximo, porque você nunca sabe o que vai acontecer. Eu só quero agradecer a minha família e amigos. Por favor, não chorem por mim. Eu ficarei bem. Eu peço aos meus amigos que se certifiquem de que o meu pai ficará bem. Eu sentirei muita saudade. Amo vocês”.

    “Eu sei que são más notícias, mas também tenho boas. Eu tenho uma namorada, chamada Mary, e estou tão feliz agora, que nada pode me deixar para baixo”.

    LINK DO VÍDEO:

    http://www.youtube.com/watch?v=8qMDxSW_8gk&feature=colike

  52. O o número é alfacinha, claro.

    Aguinaldo Silva
    Estou em Sintra, assim que voltar a Lisboa (amanhã) te ligo!

  53. O telefone é de Lisboa, claro.

  54. Aguinaldo,
    Estou em Lisboa e gostaria de encontrar com você. Me liga: 92507-9738.

  55. ROQUE SANTEIRO CELEBROU A ESPERANÇA!

    Aguinaldo e amigos do ASD

    Alguns amigos meus que reviram Roque Santeiro comemoraram o fim da novela como o elogio da hipocrisia porque o mito não foi desmascarado e tudo terminou numa suposta grande pizza. E eu considero essa uma avaliação um tanto limitada do fim da novela.

    Eu vi outra coisa, outra novela, que tentei mostrar para eles, mas que não entrou em suas cabeças.
    Eu sei, Aguinaldo, que segundo a sinopse ainda no primeiro terço da novela Padre Albano reveleria para Asa Branca que Roque não morrera e que você decidiu que a novela deveria continuar girando em torno do santo. Que grande intuição!
    Não sei se você se deu conta, mas o que você acabou fazendo da novela, e talvez por isso ela tenha ficado na memória afetiva do Brasil inteiro, é isso: Roque Santeiro celebrou a esperança!

    A novela não acabou numa grande pizza não, como meus amigos insistiram em dizer ontem. Um povo tão sofrido como o de Asa Branca, microcosmo do Brasil, precisava continuar a ter esperança, precisava de alguma coisa que lhe desse significado, algo no qual pudesse buscar um pouco de força. E foi por isso que a gente boa da novela que soube da verdade preferiu se omitir, se calar, porque entendeu que era o melhor para aquela gente.

    E é justamente por isso, além de toda a crítica à sociedade brasileira que se fez na novela, pelo elenco maravilhoso, pela trilha sonora inesquecível e pela direção magistral, que Roque Santeiro continua viva como um grande clássico da nossa teledramaturgia, porque fugiu ao fim moralizante, e apostou na fé do povo.

    O abraço de sempre!

    INTERVENÇÃO DO MODERADOR “Santeiro” SILVA:
    Não sei se tem conhecimento mas, o final de “Roque Santeiro”, escrito pelo meu afamado Padrinho, tinha desenlace diferente.

  56. Já vou começar a reservar o dindim pra comprar o DVD de Tieta… eta novela boa!!!

  57. Bpa tarde.

    Acabei de assistir o filme que Camila Pitanga no papel principal: \"Eu Receberia As Piores Notícias Dos Seus Lindos Lábios\". Tanto se falou sobre a nudez da atriz, mas o que se pode ver foi uma, da minha opinião, uma ótima iterpretação da atriz. Fez uma prostituta bem diferente da Bebel.

    Estou lendo o livro \"A Bonequinha de luxo\" estou adorando. Penso que jamais leria este livro se não fosse a indicação do Silva, por isso quero agradece-lo, com a leitura do livro o filme ganha muita em amplitude.

    Bom final de semana a todos.

    Sidnei Medeiros.

  58. Bpa tarde.

    Acabei de assistir o filme que Camila Pitanga no papel principal: “Eu Receberia As Piores Notícias Dos Seus Lindos Lábios”. Tanto se falou sobre a nudez da atriz, mas o que se pode ver foi uma, da minha opinião, uma ótima iterpretação da atriz. Fez uma prostituta bem diferente da Bebel.

    Estou lendo o livro “A Bonequinha de luxo” estou adorando. Penso que jamais leria este livro se não fosse a indicação do Silva, por isso quero agradece-lo, com a leitura do livro o filme ganha muita em amplitude.

    Bom final de semana a todos.

    Sidnei Medeiros.

  59. Aguinaldoooooooooooo! Por que quando eu fui clicar no link pra ler o roteiro de ROQUE SANTEIRO deu erro??????? Não abre, simplesmente isso, e já faz um tempo. Não consigo ler. Vai solucionar ou não? Abraço!

  60. Boa tarde!!! Para quem quiser – e puder – o Telecine Cult exibe HOJE, a partir das 18h, SABRINA e BONEQUINHA DE LUXO. Bons filmes pra vcs!!! Bjssss

  61. E eu tava lá, já um tanto quanto capenga de sono e vendo Roque Santeiro e pensando: Aguinaldo é f***!! E quanto ao DVD de Tieta, com a maior cara de pau que o Criador me concedeu: eu quero um, autografado. rsrsrs

  62. Alô meu povo!

    É com o coração abatido pela perda do Grande Tinoco, e amparado pela certeza de que ele agora, canta e encanta os outros planos de nossa existência, que deixo o meu recado do dia.

    A gente vai, porque é a lei da vida. Mas essa lei continua, em algum lugar…

    Arabastéia!

  63. Aguinaldo querido,

    Roque Santeiro será sempre a mais brasileira de todas as novelas produzidas até hoje por tratar de forma tão particular, tão própria, a canalhice na manobra do jogo político e de seu conservadorismo pós-ditadura, ainda tão presente pelas cidadezinhas desse Brasil a fora, a crendice dos idólatras e a exploração da fé – ou do que há por trás dela.

    É um retrato fiel de tantos brasileiros que precisam acreditar em algo para se manterem em pé, um marco na história da TV, é sua e seus inigualáveis personagens estarão para sempre em nossos corações.

    Beijão.

  64. E Viva aos DVDs de telenovelas sem corte nenhum! Rever “Tieta” na íntegra será um grande presente, uma grande satisfação!

  65. MORRE O CANTOR TINOCO AOS 91 ANOS

    O cantor sertanejo José Perez, mais conhecido como Tinoco, morreu nesta madrugada no Hospital Municipal Ignácio de Proença de Gouvêa, na Mooca em São Paulo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele deu entrada no hospital na noite desta quinta (3) com insuficiência respiratória. O cantor foi levado para uma sala de emergência assim que chegou ao hospital e, em seguida, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundos os médicos, ele não resistiu à segunda parada respiratória que sofreu e morreu à 1h42.

    Números impressionantes

    Tinoco nasceu em Pratânia, no interior de São Paulo. Com o irmão João Salvador Perez, o Tonico, formou a dupla Tonico e Tinoco, uma das mais importantes da história da música brasileira. Eles realizaram quase mil gravações ao longo de sua trajetória musical, que começou em 1935, e venderam mais de 150 milhões de cópias de seus 83 discos. A dupla acabou em 1994 com a morte de Tonico no dia 13 de agosto. Juntos, os dois realizaram cerca de 40 mil apresentações em toda a carreira. “Tristeza de Jeca”, “O menino da porteira”, “Chico mineiro” e “Moreninha linda” estão entre os maiores sucessos de Tonico e Tinoco.

    A matéria completa está no link:

    http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/05/corpo-de-tinoco-e-velado-em-cemiterio-da-zona-leste-de-sp.html

  66. trocando em Miúdos: para näo dizer que näo falei das flores: QUE DIZÊ!!!!! A Marc Jacobs, chega abalando na saia, incorporando totalmente a Pomba Gira escocessa, com seu novo brinquedinho a tira colo (que brinquedo hem,? aqui para nos, quem ja viu os filmes do Harry Louis näo reclamam do desempenho do garoto mesmo), em resumo: andam para la e para ca, aos beijos, ainda por cima em Ipanema, näo aparece nem um Pitt Bull, Pitt Boy para da um telefone nas bonecas? Ai vai a Moa, toda feita na gelatina, rebolando mais que a procissäo atrás do trio eletrico no carnaval baiano, com seu Betäo a tira colo (Betäo é pedreiro la em Madureira), vem as Pitts e quebram luz fosforecente na cara, metem porrada, rebentam a Bee toda…aí gente, a onde vamos parar? Que dizê?…To degradé com a violencia da Bee….e abaixo essas costureiras que näo sai mais do Rio hem…é o cuequeiro do Calvin klein doando roupa e bicicleta para os Bofes, o cenoura e bronze do Valetino fechando Sauna, o Jean Paul é figurinha fácil e até fala portugues, o Kenzo casou na Bahia, agora o Marc Jacobs…affmaria, to animado para quando chegar a vez das bee guarda Roupa tipo a George Glooney…..estarei na porta vendendo meu CD…

  67. DAVIDIANA VALLÉRRRRRRIO; NUMA DISCO? hahahahahahaha a melhor piada do blog nestes ultimos dias, como todos sabem ou deveriam, o Davi nem sabe o que significa disco, no máximo, Boite Boemia com radiola de ficha, tocando ROBERTA MIRANDA ou as IRMAS GALVÄO…., gente, David é da turma que faz BR….e é conhecidisssimo na Amaral Gurgel, quando as travas gritam, OS ALIBAS,(vulgo Policia) a bee sai correndo que vira o Papa Leguas, conta a verdade Davi….a gente sabe da sua outra vida a tempos, se o cara batesse nele, como esse seguranca da Disco, no outro dia, ele estaria la de novo fumando e com um brilhante do tamanho do diamante Hoppe para oferecer ao Bofe….Eu to louco para ir nesta disco no Rio, vou fumar horrores e se o cara me bater, vou acender uma caixa inteira de Churchill,Romeo e Julieta, ate cigarro de rolo, s…!!!! Ai esses homens latinos, täo danadinhos…..sabem faz a gente apaixonar rapidex!

  68. Por isso que eu sempre digo, NEM TODO MUNDO SERVE PARA DAR PARA ROTEIRISTA (COM TROCADILHOS; PLEASE!!!) tem que ser igual aquele Funk, “É som de preto, de favelado, mas quando toca, NINGUÉM FICA PARADO…!”…. a novela é sim, quando passa, ninguém fica parado…cade a buzina do Volvo blindando….cadê? cadê? hem…hem…

  69. Aguinaldo, se vc me prometer tomar um café comigo essa semana, eu juro que faria uma daquelas minhas loucuras, iria ai, te dava um BEIJO e voltava …seria uma coisa meia que BATE E VOLTA….dava para gente comer no Aqui há Peixe! que por sinal, recebeu do Boni- que todo mundo sabe adora um vinho e um bom restô, o titulo de MELHOR RESTÔ DE PEIXE DE LISBOA!
    http://guiadoboni.com.br/guia/portugal/

    seria um tricot rapidex, quarta e quinta ;) Aceita essa proposta indecente?

  70. Eita, que para este homem eu bato cabeca….
    viro cambono e danco uma festa de caboclo inteira….
    Uma gaivota destas que rondam o Rossio, sobrevoam Alfama, bebem aguinha no Tejo de frente para Belem contou para uma raposa felpuda que frequenta do Estoril a Cascais, que a MUSICA que mais toca no AP do Aguinaldo é: \"…Porque nasci, nasci para bailar
    Danço bolero, danço samba, danço chá-chá-chá
    Por que nasci, nasci para bailar…\"

    E como diria Ibrahim Sued, que aliais vivia escrevendo isso:

    \"Gigi, eu cheguei La…!\"

    Eita que chegou mesmo…e U la lá…Monsieur!

  71. Eita, que para este homem eu bato cabeca….
    viro cambono e danco uma festa de caboclo inteira….
    Uma gaivota destas que rondam o Rossio, sobrevoam Alfama, bebem aguinha no Tejo de frente para Belem contou para uma raposa felpuda que frequenta do Estoril a Cascais, que a MUSICA que mais toca no AP do Aguinaldo é: “…Porque nasci, nasci para bailar
    Danço bolero, danço samba, danço chá-chá-chá
    Por que nasci, nasci para bailar…”

    E como diria Ibrahim Sued, que aliais vivia escrevendo isso:

    “Gigi, eu cheguei La…!”

    Eita que chegou mesmo…e U la lá…Monsieur!

  72. ETIQUETA NO FACEBOOK: VEJA COMO LIDAR COM SAIAS JUSTAS

    G1 publica reportagens sobre as situações comuns na rede.

    Veja dicas de especialistas e o comentário bem-humorado de Felipe Neto.

    A matéria está no link:
    http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/05/etiqueta-no-facebook-veja-como-lidar-com-saias-justas.html

  73. “Fizemos a última viagem. Foi lá pro sertão de Goiás. Fui eu e o Chico Mineiro. Também foi o capataz …” – É com essa inocente moda de viola caipira da melhor qualidade que iniciamos mais um dia, um pouco mais tristes, é bem verdade, porque se foi um ÍCONE da música brasileira: Tinoco. Enfim, é vida que segue. E agora vamos a pergunta básica do dia: Aguinaldo, você só come coisas caras ou se vira bem com um arroz com feijão ?

  74. Olá Aguinaldo,Moderador e Pessoal…

    E faltam só 17 dias, pra Estreia de Fina Estampa, pelo canal Sic e eu é Claro, vou assistir aqui no Brasil, de novo (Deus abençõe a Tv a cabo) e gravarei… Que Avenida Brasil o que?Eu quero mais é saber de uma Portuguesa chamada Griselda da Silva Pereira, de uma perua chamada Tereza Cristina Buarque Siqueira Velmont, com seus empregados, Baltazar, mais conhecido como Zoiudo,Crodoaldo Valério, intitulado Crô e Marilda, mais conhecida como pigmeia, meia porção, chaveirinho, anã de jardim e outros apelidos.E com toda a certeza, me emocionarei novamente com a minha atriz Preferida,No mundo(junto com Meryl Streep) Lília Magnífica Cabral…
    Enquanto fico aguardando a Próxima Novela da Glória Perez, que como eu já disse aqui, Aguinaldo,Glória e Maneco, pra mim, São os Melhores.

    Abraço Aguinaldo…

  75. O Neymar é o produtor musical de Avenida Brasil. Ninguém percebeu ainda? A Globo deve ter pedido a ele indicações de que músicas uma novela que tem o protagonista jogador de futebol deveria ter. E ele não se fez de rogado.

    Taquipariu, viu, é dose!!!!

    Por favor, apaguem meu post anterior, esqueci de dizer de que novela se tratava meu comentário. Obrigadinho.

  76. O Neymar é o produtor musical dessa novela. Ninguém percebeu ainda? A Globo deve ter pedido a ele indicações de que músicas uma novela que tem o protagonista jogador de futebol deveria ter. E ele não se fez de rogado.

    Taquipariu, viu, é dose!!!!!

  77. Não consegui encontrar onde abaixar o roteiro do filme. Alguém encontrou???

  78. Olá, Aguinaldo,
    recebi essa semana o DVD “A arte de escrever novelas” em menos de 5 dias. Muito rápido.

    Você tem algum curso agendado ainda para esse ano? E em SP tem possibilidades?

    Abraços, Cintia

  79. Aguinaldo,

    Boas noites!

    Pensando cá com os meus botões, vendo Dalva e Herivelto pelo box da Globo Marcas, e maravilhado com a reconstituição de época e toda a produção usada nessa minissérie, fiquei pensando se você também não tem planos de escrever novamente esse tipo de produto. Com os recursos de que a Globo dispõe hoje pode-se tudo! Não digo de ressuscitar uma figura histórica, mas mesmo de deixar a imaginação fluir e fazer algo totalmente autoral, uma obra fechada, em que possa fazer o que lhe vier à cabeça com uma liberdade maior que o horário das minisséries permite.

    Em tempo, já era época do Viva reprisar Lampião e Maria Bonita, assim como Tenda dos Milagres! E já que parti para o Viva, cadê o Silvio de Abreu nesse canal? Ansiando por Cambalacho ou Rainha da Sucata nesse canal, e necas!

    O abraço de sempre! A você e aos amigos do ASD.

  80. CONCORDO:
    —–Angelo Augusto Borges escreveu em 03-05-2012
    SAUDADES DE FINA

    Uma das melhores cenas de todas… amo mil vezes e já devo ter assistido umas 300!

    http://tvg.globo.com/novelas/fina-estampa/videos/t/cenas/v/cap-2701-cena-tereza-cristina-ve-marcela-no-cemiterio/1787618/

    Aqui, bem como em outras cenas, a tríade (roteiro – produção – direção) foi perfeita!

    Hummmmm (suspirando)

  81. Pessoal, alguém tem o link para que possa fazer o download do livro?
    É impressionante como moro no fim do mundo, fui em todas as livrarias da cidade e não encontrei nenhum e nem ninguém que conheça o livro, pergunto se posso encomendar me respondem que não. Isso é uma vergonha Brasil!!
    Por favor, se algum filho de cristo tiver o link me avise, por favor.

  82. É uma pena, uma vergonha.

    O dinheiro que eles liberam, é nosso. Nós é que deveríamos decidir.

    Weliton Guimarães escreveu em 02-05-2012

    VÊ SE PODE UMA COISA DESTAS

    Gloria Pires viverá romance gay em novo filme de Bruno Barreto, diz jornal
    Cineasta reclamou da falta de patrocínio devido à temática do filme’: ‘O Brasil é muito moralista’.

  83. Onde?

    aguinaldaosilva Acabei de ver um documentário lindo: “Eu vos declaro”, de Alberto Pereira Júnior, sobre famílias homoafetivas. Emocionante, vale a penba ver

  84. Este espaço não é político, mas é inevitável ficar a margem do descaso de nossas (?) autoridades. Em tempo DETESTO o dono do site que abaixo divulgo. Mas como disse, não posso evitar a questão.

    A farra de Paris é mais uma entre tantas. Rousseau que o diga: “Os povos são virtuosos apenas na sua infância e juventude”. Depois, corrompem-se irremediavelmente.

    http://www.blogdogarotinho.com.br/

  85. Hoje, vi nas bancas de jornal o rosto estampado da violência sofrida pelo “Crô”. No auge do sucesso, pelas vias erradas. Espera-se justiça.

  86. SAUDADES DE FINA

    Uma das melhores cenas de todas… amo mil vezes e já devo ter assistido umas 300!

    http://tvg.globo.com/novelas/fina-estampa/videos/t/cenas/v/cap-2701-cena-tereza-cristina-ve-marcela-no-cemiterio/1787618/

    Aqui, bem como em outras cenas, a tríade (roteiro – produção – direção) foi perfeita!

    Hummmmm (suspirando)

    ;]

  87. ATORES DE SÁTIRA para DRAMA

    Eu confio muito nos atores de sátira fazendo drama. Para mim são grandes e muito dedicados à profissão. Quem consegue nos fazer rir, mostra no íntimo como nos fazer chorar.

    Não que eu esteja puxando sardinha para a Kátia Moraes, mas é que eu realmente gostaria de vê-la num drama!

    Marilda contando para Griselda sobre a sabotagem do casamento.

    http://tvg.globo.com/novelas/fina-estampa/videos/t/cenas/v/cap-272-cena-griselda-promete-segredo-a-marilda/1832627/

    Eu adoro, adoro mesmo esta cena.

    ISAAC

    Eu gostei muito das caricaturas, Isaac!!

    ;]

  88. JANAINA

    É isso mesmo, pessoal que gostaria de ir ao encontro! Saiba que é um encontro muito importante e com pessoas comprometidas com a harmonia do portal! Eu não tinha sido aceito no primeiro encontro mas não foi por isto que eu fiquei chateado. Aliás, nem um pouquinho – e a Janaína sabe disto, né! Se eu gosto do portal, do grupo, antes de tudo eu tenho que respeitá-lo a aceitar o \"barrado\" é uma forma de grande respeito para áquilo que eu gosto – a família ASD!

    E aqui, encontrar o Ganso na minha terra e todos aqui será demaaaaiiiissssss!!! hahaha!

    FELIPE MARQUES

    Aiii, meu caro… vc disse dos seriados… Como eu gostei do seriado \"A Cura\"… queria tanto que voltasse, mas até hoje não vejo nenhum resquício do retorno… humpf…

    BONEQUINHA DE LUXO

    Eu sou fissurado por títulos de obras e este título, para mim, é melhor do que o original! (ps: sou péééééssssiiiimooooo para títulos e isto é sacal, rs)
    Já assisti o filme umas duas vezes e gosto muito mesmo! Realmente é uma aula! Vou procurar o roteiro para estudar!

    DAVI VALÉRIO

    Eu já tinha visto esta notícia da agressão. Ri muito com as afirmações do Davi – o verdadeiro e único, rsrs! Mas gente, peralá, rsrs, o cara não deveria ter sido agredido, vai. Ele poderia ter sido jogado na rua. Sou contra a qualquer tipo de agressão! ps: em conversas sobre o assunto, já imaginava que o cara era um mala – daquelas antigas pesadas e sem rodinhas, rsrs!

    Um abraço, portal!

    ;]

  89. JANAINA

    É isso mesmo, pessoal que gostaria de ir ao encontro! Saiba que é um encontro muito importante e com pessoas comprometidas com a harmonia do portal! Eu não tinha sido aceito no primeiro encontro mas não foi por isto que eu fiquei chateado. Aliás, nem um pouquinho – e a Janaína sabe disto, né! Se eu gosto do portal, do grupo, antes de tudo eu tenho que respeitá-lo a aceitar o “barrado” é uma forma de grande respeito para áquilo que eu gosto – a família ASD!

    E aqui, encontrar o Ganso na minha terra e todos aqui será demaaaaiiiissssss!!! hahaha!

    FELIPE MARQUES

    Aiii, meu caro… vc disse dos seriados… Como eu gostei do seriado “A Cura”… queria tanto que voltasse, mas até hoje não vejo nenhum resquício do retorno… humpf…

    BONEQUINHA DE LUXO

    Eu sou fissurado por títulos de obras e este título, para mim, é melhor do que o original! (ps: sou péééééssssiiiimooooo para títulos e isto é sacal, rs)
    Já assisti o filme umas duas vezes e gosto muito mesmo! Realmente é uma aula! Vou procurar o roteiro para estudar!

    DAVI VALÉRIO

    Eu já tinha visto esta notícia da agressão. Ri muito com as afirmações do Davi – o verdadeiro e único, rsrs! Mas gente, peralá, rsrs, o cara não deveria ter sido agredido, vai. Ele poderia ter sido jogado na rua. Sou contra a qualquer tipo de agressão! ps: em conversas sobre o assunto, já imaginava que o cara era um mala – daquelas antigas pesadas e sem rodinhas, rsrs!

    Um abraço, portal!

    ;]

  90. GENTE,PRA AGUENTAR TANTA CLASSE C NA TELEVISÃO,SÓ MESMO ASSISTINDO BONEQUINHA DE LUXO,O GRANDE GATSBY,SWEET SMELL OF SUCESS.O NEGÓCIO TÁ PUXADO.

  91. E segue um alô para o Gilberto Braga, assíduo leitor aqui do sitão do Aguinaldão …

  92. Bom dia, portal.

    E lendo o último post… Enfim, cada post dá pra tirar vários comentários. Bem, eu posso até me considerar uma espécie de especialista em novelas do Aguinaldo por que, sem exceção, assisti a todas desde “Partido Alto”. Eu tinha uns 8 ou 9 anos quando passou “Partido Alto”, mas me lembro sim. Lembro de cenas com Raul Cortez, Bety Faria, Eva Todor, Célia Helena e assim vai.

    E posso afirmar que o autor possui 3 estilos bem distintos. E eu não tenho como destacar, até porque me interesso muito pela metodologia telenovelística, quando o autor diz que suas novelas são inteiramente diferentes umas das outras. E é a mais pura realidade. Observem as novelas urbanas do Aguinaldo: O que “Fina Estampa” tem a ver com “Suave Veneno”? Nada. O que “Duas Caras” tem a ver com “Senhora do Destino”? Nada. O que “O Outro” tem a ver com “Duas Caras”? De novo, nada.

    A mesma ideia serve pra novelas em cidadesinhas. O que “Fera Ferida” tem a ver com “Tieta” sob o ponto de vista de desenvolvimento dramatúrgico? Nada. O mesmo vale pra “Roque Santeiro” e “A Indomada”.

    É muito difícil a uma pessoa ver uma novela do Aguinaldo é identificar como sendo do autor, mesmo quem conhece a fundo o produto telenovela. Ao contrário de outros telenovelistas que tem uma linha específica e inconfundível.

    Bye bye.

  93. HELLO MY DEAR’S!!!

    Eu estou emocionado (sorprise!!!) , eu estou caminhando pela trilogia de um sucesso através da humildade deste homem tão simples e gentil para conosco. Estou amando desenvolver meu DOM-ESCRITOR com suas dicas de menção honrosa!

    Caro Aguinaldo Silva -, obrigado pelo carinho que você tem conosco – você é um ser especial, um autor exemplo; mas exemplar (risos). Fico feliz pela sua pessoa que está colhendo o que você mesmo plantou. Viva, Aguinaldo!!!!

    Essa é para você: – “EU ACREDITO NA RAPAZIADA!”

    BUENOS DIAS. GOOD MORNING!!!

  94. Oi Moderador, td bem?

    Meu comentário sobre escaleta não está entrando desde ontem. Pra mim aparece como repetido, mas nao entra no site.

    abs, Andre Luis Cia

  95. Mas foi a emissora bispada que diz ter encontrado o verdadeiro highlander brasileiro e mundial.

    Ele estaria perdido no meio da selva amazônica. E não é lenda, segundo a TV Record.

    http://programas.rederecord.com.br/programas/camerarecord/

  96. O highlander brasileiro, Oscar Niemeyer, está internado.

    http://oglobo.globo.com/rio/arquiteto-oscar-niemeyer-internado-com-gripe-4795774

  97. @ Moa escreveu: “Pinta uma aquarella Aguinaldo”….
    :D …, verdade Moa …

    Mas falando sério a dica é ótima anotei tudo para que um dia possa seguí-la direitinho.

    Apesar de não ter talento e nem prentensão para ser roteirista como simples telespectadora quero aproveitar esta aprendizagem para compreender melhor como é a arte de fazer novelas e afinal conhecimento nunca é demais.

    Agora qto a novela AB parece que o tempo está estático, outro dia o Max foi ferido no braço e nem colocaram um esparadrapo no ferimento do infeliz
    :-O fora que a noite do mesmo dia êle saiu dirigindo bebado…

    Enquanto isto Cheias de Charme está uma delicia de se ver…

    bjs

  98. Aguinaldo aqui sua fã Mexicana #1, ainda estou arrepiada com todo isso que vc escrebeu, e muita humildade de sua parte dizer que ainda e aprendiz, meu Deus, vc com tanto sucesso sentir isso e demais, vc e nobre compartilhando seus conocimientos com a gente, eu acho que a grandes coisas na vida se fazen pensando isso: que todo e aprendizaje eu admiro vc ainda mas, seu jeito de escrever, de dizer as coisas, pra mim seria um grande honor algum dia apertar sua mão, um grande Beijo
    Laura Abrego
    Tijuana,B.C. México

  99. Aguinaldo recebi hoje meu DVD A ARTE DE ESCREVER NOVELA!!!. Acabei de assistir e posso dizer que aumentei em 200% a mais meus poucos conhecimentos.
    Obrigado.

  100. Boa noite Aguinaldo.Queria deixar aqui registrado uma mensagem diferente das que vc já leu,mas não tenho como deixar de elogiá-lo e parabenizá-lo pelas lindas novelas.Gostariamos de estar enviando algumas canções, pois somos compositores a mais de 15 anos e gostariamos de uma oportunidade de estar enviando algumas canções,se tiver interesse em estar colocando em seus personagens para nós seria muito gratificante. Se puder nos enviar um e-mail.
    Um grande abraço.
    Jacque Reichert
    contato@frankyejacque.com.br

  101. CORRIGINDO 1: A personagem da Irene Ravache chamava-se Clo, mas o cabelo do tal “muso inspirador de araque” realmente parece o da personagem.

    CORRIGINDO 2: “— que eu e os outros milhoes de fas dele aguardamos com ansiedade!”

  102. DAVI VALLERIO X DAVID ALVAREZ

    Agradeço aos colegas que esclareceram meu engano envolvendo os rapazes acima.

    Acho que a luz mais cristalina sobre o assunto foi a lançada pela querida KÁTIA MORAES: Davi Vallerio serviu de inspiração para os alunos da Master Class que criaram o personagem Crô. Já David Alvarez serviu de inspiração para Marcelo Serrado criar os trejeitos do personagem.

    De qualquer forma, fico feliz por não ter sido nosso querido Davi Vallerio a vítima de tamanha violência, assim como lamento pelo outro rapaz, David Alvarez. A brutalidade de que foi vítima não tem justificativa. E que a justiça seja feita.

  103. Davi querido, Aguinaldo esta certissimo: se essa tal rapaz foi inspiracao para algum personagem de nome Cro, deve ter sido a Cro de “Passione”, vivida pela Irene Ravache (o cabelo dos dois ate parece). Cro foi a primeira sugestao que dei durante a feitura da sinopse, e a inspiracao foi unica e exclusivamente voce, como ja lhe disse. Tanto e que, lembro-me bem, pedi ao Aguinaldo que ele se chamasse Valerio, em sua homenagem. A sua inspiracao, o talento do Aguinaldo, de sua equipe e do Marcelo Serrado desenvolveram de tal modo esse personagem que ele ficou maior do que a propria vida, e do que a propria novela, como comprova o seu especial — que eu e os outros milhoes de fas dele aguardam com ansiedade!

  104. Bem, o meu roteiro está pronto. Agora é ler e revisar e, depois, garantir o registro na Biblioteca Nacional. Teledramaturgia Brasileira aguardem: Udirley Andrade tá pintando no pedaço!

  105. Eu admiro a capacidade em sempre procurar mostrar o caminho àqueles que buscam um lugar ao sol. Isso sim, é nobreza!

  106. Querido Aguinaldo, escrevo aqui de Setúbal, Portugal, sou um fã do género novela brasileira, mas sinto que a Globo tem esquecido imensos actores, como é o caso de Lucelia Santos ou Esther Goes. Gostava de saber se é você que escolhe o elenco para as suas novelas ou se é mesmo a Globo que impõe…?
    Felicidades em seu trabalho e que FINA ESTAMPA tenha o mesmo sucesso por aqui, tal qual como teve no Brasil.
    Pedro Manuel Lopes

  107. AGUINALDO SOU SUA FÃ, VOCÊ E DOS MEUS, FALA TUDO O QUE TEM DE FALAR, SEM TER MEDO DE NADA, TE ADMIRO.

  108. Hoje vou virar em SPECTRO-MÉIER…

    AGUINALDO, quantas écharpes você tem mesmo na sua colecção?

    Beijo
    Magdalena

  109. Aguinaldo, com a sua licença e moderação do Patrício, posto abaixo o link sobre as perfeitas caricaturas inspiradas em Fina Estampa. Trabalho dos talentosos Marcelo Silva e Davi Trindade.

    http://possocontarcontigo.blogspot.com.br/2012/05/marcelo-silva-e-davi-trindade-os-fina.html

    Abraço!

  110. Saudade, saudade! Adorei a sugestões. Não se demore muito, você faz falta por aqui. Beijos, beijos.

  111. Aguinaldo Silva,meu prezado,trabalhar pro Eike é $$$!!!
    Um autor de telenovelas/minisséries deve ter um salário Hollywoodiano não é mesmo,verdade!?

  112. Gente,autor de novelas em Portugal também é conhecido e chamado por ‘guionista’!!!
    http://www.dn.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=1951844&seccao=Televis%E3o

  113. CORREÇÃO:
    Ouvi nesta terça uma entrevista do agredido, inclusive citando as semelhanças personagem x pessoa.

    Não entendi nada.

    Marcos Silvério escreveu em 01-05-2012

    Uma reportagem de hoje do Jornal EXTRA diz que o homossexual que serviu de inspiração para a criação do personagem CRÔ, de “Fina Estampa” foi violentamente agredido em uma boate do Rio.
    Esse rapaz não é o querido DAVI VALLÉRIO aqui do Portalão?

    DAVI VALLÉRIO escreveu em 02-05-2012

    NÃO GENTE,NÃO FUI EU QUE FUI AGREDIDO AS 6 DA MANHÃ NA BOATE,COLOCADA,FUMANDO CIGARRO EM LOCAL PROIBIDO E AINDA FAZENDO CARÃO PRO SEGURANÇA ME ACHANDO O MAXIMO PQ SOU HABITUÈ DO LUGAR.MAS SE EU TIVESSE SIDO AGREDIDO EU IA ACHAR BEM FEITO PRA MIM.E 6 DA MANHA NA BOATE,DAS 2 ,UMA : OU VC TÁ MUITO DROGADO OU VC NÃO CONSEGUE PEGAR NADA E NINGUEM,ESSA HORA É PRA ESTAR DORMINDO OU TRANSANDO.FICA A DICA.

    Aguinaldo disse: ARRASOU! ADOREI O COMENTÁRIO. AINDA MAIS QUE A BICHA ABRIU O BOCÃO PRA DIZER QUE EU ME INSPIREI NELA PRA CRIAR O CRÔ, IMAGINA, O CRÔ FOI CRIADO NA MINHA MASTER CLASS, EU NUNCA A VI MAIS GORDA, E TENHO CERTEZA QUE OS MEUS ALUNOS TAMBÉM… MAS FALOU-SE MUITO NUM CERTO DAVI VALLERIO DURANTE A CRIAÇÃO DA PERSONAGEM SIM…

  114. Ouvi nesta terça uma entrevista do agredido, inclusive citando as semelhanças personagem x pessoa.

    Não entendi nada.

  115. Qual o segredo? Ele paga melhor que a Global?
    Se for quero entrar na fila.

    Aguinaldo disse: AI MEO DEOS! SERÁ QUE O BONI VAI SE LEMBRAR DE MIM E EU VOU TERMINAR MEUS DIAS NA BAND? AINDA MAIS QUE TRABALHAR PRO EIKE É UM DOS MEUS SONHOS DE CONSUMO…

  116. Por que esse cara é um chato?

    aguinaldaosilva Novo documentário de Spike Lee retrata o Brasil sob ótica racial folha.com/no1083577 via @folha_com Esse cara é um chato!

  117. Fiquei curioso para ler esses livros e o roteiro que você citou além de ver o filme. Talvez não faça nenhum roteiro porque não tenho pretensão de ser roteirista. Sou um bisbilhoteiro, daqueles de buraco de fechadura. Quem sabe escrevo uma poesia pensando neste filme pode ser um tema, quem sabe. Obrigado por compartilhar essa dica e abraço cordial.

  118. Fiquei curioso para ler esses livros e o roteiro que você citou além de ver o filme. Talvez não faça nenhum roteiro porque não tenho pretensão de ser roteirista. Sou um bisbilhoteiro, daqueles de buraco da fechadura. Quem sabe escrevo uma poesia pensando neste filme, pode ser um tema, quem sabe. Obrigado por compartilhar essa dica e abraço cordial.

  119. VÊ SE PODE UMA COISA DESTAS

    Gloria Pires viverá romance gay em novo filme de Bruno Barreto, diz jornal
    Cineasta reclamou da falta de patrocínio devido à temática do filme’: ‘O Brasil é muito moralista’.

    Nem a confirmação de Glória Pires como protagonista ajudou o cinesta Bruno Barreto a captar recursos para seu novo filme, “Flores Raras”. Em entrevista à coluna de Mônica Bergamo, publicada no jornal “Folha de São Paulo”, Bruno reclamou da dificuldade, atribuída por ele, ao moralismo brasileiro.

    “O Brasil é um país falsamente, aparentemente liberado. No fundo, é um dos países mais moralistas que existem, é racista. Não conseguimos um tostão de nenhuma empresa”, lamentou o cineasta.

    “Flores Raras” vai contar a história de amor entre a poetisa americana Elizabeth Bishop e Lota Macedo Soares, arquiteta brasileira que idealizou o Aterro do Flamengo.

    http://ego.globo.com/famosos/noticia/2012/05/brasil-e-muito-moralista-reclama-bruno-barreto-por-falta-de-patrocinio.html

  120. Como sempre Davi Vallerio não deixa seus créditos em mãos alheias, afastando com estocada de mestre a “concorrência”!

  121. DAVIIIIIIIIIIII E AGUINALDOOOOOOOOOO, a coisa não é bem assim. Eu sou amiga do David Alvarez. Esse termo amigo é pesado, aprendi com minha mãe que a gente chama poucas pessoas de amigos. Mas enfim, eu o conheço e gosto muito dele, embora não conviva com ele, ele é pra mim daquelas pessoas que a gente têm uma intimidade gratuita. E eu sou amiga dos amigos. O que aconteceu foi que o Marcelo Serrado, através do qual eu conheci o David Alvarez, se inspirou nele pra compôr o Crô, e isso em nada tem haver com a criação do Crô feita pelo autor Aguinaldo Silva. São coisas diferentes. DAVI VALLERIO, que se chama David (olha a coincidência!!!) pode ter inspirado o autor, mas ator também se inspira na composição através das dicas que o autor dá, na composição do andar, da fala e etc. Deveriam ter feito uma matéria com vocês dois, né? Davi!!! E eu podia ter agilizado isso!!! Faltou tempo mesmo. E também pra quê, né? (risos)

    Mas o caso dele foi sério. Sabe, Davi, eu fumo e sempre critiquei o estardalhaço que fazem com os fumantes. Pra mim, a coisa é simples, eu não frequento bar que não seja ao ar livre. Boate nem frequento, não curtia nem mesmo quando era solteira. Quando sou obrigada a ir em locais fechados esqueço que o cigarro existe. O fato é que essa perseguição é chata, a gente já aderiu e esse assunto me irrita (risos). Eu já sei os locais em que não posso fumar, e como já disse, só os frequento se não tiver jeito. E olha que frequento muitos, porque tenho filho pequeno, mas aí vou com a minha cabeça nele e não pensando em relaxar nos meus prazeres mundanos (risos). Já se for pra tomar um chopp e relaxar prefiro que não haja censura, certamente. O que aconteceu com o David agora já aconteceu comigo, em menor proporção, bem menor, mas eu fiquei chocada. Essa lei que discrimina os fumantes tinha acabado de entrar em vigor, e eu sem saber de nada, tava na rampa de um shopping (na rampa, do lado de fora do shopping) fumando um cigarro enquanto falava com a minha irmã no celular. Pois me veio um brutamontes de um segurança falar comigo como se eu fosse uma marginal. Eu fiquei indignada, ele poderia ter me dito palavrinhas mágicas, do tipo: ” Com licença, aqui não pode fumar!”, mas não! Ele veio agressivo pra cima de mim! E eu nem sabia da porcaria da lei que tinha acabado de entrar em vigor!

    Então, Davi, concordo que o David esteja cansado de saber que não se pode fumar em lugar fechado, mas a noite é livre, as pessoas bebem um pouquinho e enfim, quem nunca fez besteira? Isso não dá o direito de um segurança IMBECIL esmurrar a cara dele. As coisas agora se resolvem assim? Na porrada? Não bastava chamar atenção e pronto? Segurança, quem trabalha na noite tem que ter paciência, e convenhamos, era um cigarro! Fiquei muito indignada! É isso.
    Beijos!!!

  122. Só me faltava o livro QUINTA AVENIDA. Já não me falta mais.

    O filme já o tinha em BluRay.

    Agora preciso aprender inglês pra decifrar o roteiro. hehehehe.

  123. Aguinaldo, você bebe cerveja Itaipava ?

  124. AINDA MAIS QUE TRABALHAR PRO EIKE É UM DOS MEUS SONHOS DE CONSUMO…

    KKK! bora lá Agnaldo. Você vai precisar de colaboradores novos hein?

  125. #Eikebatista #Boni Míriam Lane e Jimmy Olsen, nos corredores do jornal Estrela Diária, comentaram comigo que um passarinho deixou escapar que Eike Batista e Boni, estarão comprando a Bandeirante TV. Se esse passarinho está certo, o monopólio da teledramaturgia chega ao seu final. Bom para todos os aspirantes ( do Brasil ) a roteiristas e envolvidos na classe. (r.witz)
    Aguinaldo Silva
    AI MEO DEOS! SERÁ QUE O BONI VAI SE LEMBRAR DE MIM E EU VOU TERMINAR MEUS DIAS NA BAND? AINDA MAIS QUE TRABALHAR PRO EIKE É UM DOS MEUS SONHOS DE CONSUMO…

  126. NÃO GENTE,NÃO FUI EU QUE FUI AGREDIDO AS 6 DA MANHÃ NA BOATE,COLOCADA,FUMANDO CIGARRO EM LOCAL PROIBIDO E AINDA FAZENDO CARÃO PRO SEGURANÇA ME ACHANDO O MAXIMO PQ SOU HABITUÈ DO LUGAR.MAS SE EU TIVESSE SIDO AGREDIDO EU IA ACHAR BEM FEITO PRA MIM.E 6 DA MANHA NA BOATE,DAS 2 ,UMA : OU VC TÁ MUITO DROGADO OU VC NÃO CONSEGUE PEGAR NADA E NINGUEM,ESSA HORA É PRA ESTAR DORMINDO OU TRANSANDO.FICA A DICA.

    Aguinaldo Silva
    ARRASOU! ADOREI O COMENTÁRIO. AINDA MAIS QUE A BICHA ABRIU O BOCÃO PRA DIZER QUE EU ME INSPIREI NELA PRA CRIAR O CRÔ, IMAGINA, O CRÔ FOI CRIADO NA MINHA MASTER CLASS, EU NUNCA A VI MAIS GORDA, E TENHO CERTEZA QUE OS MEUS ALUNOS TAMBÉM… MAS FALOU-SE MUITO NUM CERTO DAVI VALLERIO DURANTE A CRIAÇÃO DA PERSONAGEM SIM…

  127. Não, Marcos, o Davi Valério é outra pessoa! Pode ver uma foto do Davi no último encontro de Aguinaltas aí no Brasil.

  128. Irei providenciar esse kit rsrs

  129. Diálogo entre Paul (George Peppard) e Holly (Audrey Hepburn) quando ele se declara apaixonado por ela. Livro: Truman Capote. Roteiro: George Axelrod.

    Paul – Holly, estou apaixonado por você.
    Holly – E daí?
    Paul –E daí?! E daí muita coisa. Eu a amo. Você me pertence.
    Holly – Não. As pessoas não se pertencem.
    Paul – Claro que sim.
    Holly – Ninguém vai me pôr em uma jaula.
    Paul –Não quero colocá-la em uma jaula. Eu quero amá-la.
    Holly – É a mesma coisa.
    Paul – Não é não. Holly…
    Holly – Não sou Holly. Não sou nem Lula Mae. Não sei quem eu sou. Sou como esse gato. Somos dois coitados sem nome. Não pertencemos a ninguém e ninguém pertence a nós. Nós nem sequer pertecemos um ao outro
    (…)
    Paul –Sabe qual é o seu problema, Srta. Quem-quer-que-seja? Você é medrosa. Não tem coragem. Tem medo de encarar a realidade e dizer “A vida é um fato. As pessoas se apaixonam sim e pertencem umas às outras sim, porque esta é a única chance que têm de serem realmente felizes”. Você acha que é um espírito livre, selvagem e morre de medo de ser enjaulada. Bem, querida, você já está nessa jaula. Você mesma a construiu. E ela não fica em Tulip, Texas ou em Somaliland. Ela está em qualquer lugar que você vá. Porque não importa para onde você corra, você sempre acaba trombando consigo mesma.

  130. PARA TUDO, meu deu um Nó no cerebro, com roteiro tal, junto com roteiro de fulano de Tal, com o roteiro x, com y, eu näo consigo seguir nem a receita de croquette da Ana Maria Braga, affmaria! Pinta uma aquarella Aguinaldo….

  131. O que devo fazer para abrir um documento pdf? Um roteiro pode ter 75 páginas e 124 cenas? Posso registrar no cartório? No momento não dá para ir ao Rio? Respondem as minhas perguntas!

  132. Que legal!

    Esse é o que chamo de curso low profile. A gente aprende com a vida.

    Valeu Agnaldo!

  133. Caro MODERADOR SILVA,você “anda” muito rebelde!Tava demorando você me dar outra “patada,a última foi a um ano.(risos).Eu só queria saber se era roteiro técnico profundamente elaborado…,mas tudo bem ! Vou escrever ao meu modo,seguindo as regras e aplicando o que aprendi.Um CHEIRO na nuca pra você !Quase me esqueço de lhe pergunta: Você ainda cria cavalos?

  134. Alo Meu Povo!!

    Todos vivos após o feriadão?? Espero que sim…

    Que maravilha poder desfrutar de mais uma aula de “grátis” sobre roteiro. Pra gente que vive aqui no sertão, depois de onde Judas perdeu as botas (foi Judas que perdeu as botas mesmo??) isso vale mais do que ouro, e por isso, vou puxar saco do meu baú do tesouro chamado Aguinaldo!! (mandei bem, heim)…
    Mas é bem verdade, porque depois que comecei a participar aqui do ASD, ainda quando era o blog, eu tenho crescido muito no sentido roteiristico de minha vida.
    Sigo as dicas e tento melhorar a cada dia, praticando a escrita, colocando no papel as ideias que fuguram essa minha pequena grande cabeça. Duas já viraram livros que tento publicar…
    A terceira se transformará no meu roteiro para o concurso e por aí vai…
    Gostaria de deixar aqui, para todos os Aguinaltas, e também para o Aguinaldo, a sugestão de lerem o livro-roteiro de Bastardos Inglórios, que pra mim foi uma das maiores aulas que tive de roteiro.
    Fiz exatamente isso que o sr de cabelos mais prateados que eu conheço sugeriu no post, e com o roteiro na mão, assisti ao filme e fiz minhas anotações. Pirei o kbção na mais alta maionese e depois passei a fazer esse estudo com vários outros roteiros que encontro disponível na internet.

    Sobre o encontro dos Aguinaltas em São Paulo, se me for permitido, gostaria de participar. Sera que a Janaína deixa????

    Um abraço a todos.
    Arabastéia

  135. Gente, eu não consigo abrir nenhum documento PDF, o que devo fazer? Um roteiro pode ter 75 páginas, mas tendo 124 cenas? Não pode registrar o roteiro no cartório, não? Por enquanto, agora, não dá pra ir na capital do Rio. Respondam minhas perguntas!!!!!

  136. JANAÍNA, não sei se você está sabendo, mas estou morando em São Paulo. Se rolar encontro dos Aguinaltas na capital paulista, chama o Nobre aqui! rsrsrs!

    Acabei de assistir uma peça agora de noite. “Cartas a um jovem poeta”. E quem acabei conhecendo? O irmão do Ganso e a esposa dele.

    Frase do dia: “O mundo é pequeno. O Aguinalta, um ovo!”.

    Abs

    Nobre

  137. Seguindo as devidas orientações; facebook, Ipad, …coisas que escrevo, twiteer – entre outros -, tudo offline. Agora, na Netflix, assistindo: “Breakfast at Tiffany`s” (r.witz)

  138. JANAINA, combinado! Pode deixar que a partir de agora participarei mais ativamente do que acontece aqui nos comentários!!

    Hj já estou caindo, mas amanhã volto aqui para interagir! Quero mesmo estar com vocês!

    Um beijo e até amanhã! :D

  139. DAVI VALLÉRIO?

    Uma reportagem de hoje do Jornal EXTRA diz que o homossexual que serviu de inspiração para a criação do personagem CRÔ, de “Fina Estampa” foi violentamente agredido em uma boate do Rio.

    A matéria está no link:

    http://extra.globo.com/famosos/david-alvarez-inspiracao-do-personagem-cro-agredido-em-boate-fui-massacrado-4786110.html

    Esse rapaz não é o querido DAVI VALLÉRIO aqui do Portalão?

    Pergunto isso porque não o conheço pessoalmente, só de nome.

    Alguém confirma ou nega essa informação?

  140. Uma boa noite a todos.

    Amanhã é dia de branco.

    Dia de trabalho, de curso e de escola.

    Estou estudando pra caramba!
    Só este ano já devorei 7 livros.
    Ano que vem me formo em alimentos.
    Quero fazer aulas de direção.
    Corte e costura.
    de roteiro.

    Faço isso para aprender.
    Quero absorver de tudo um pouco do que o mundo tem a oferecer (xô pra lá coisa ruim, tô falando é das coisas boas da vida).

    Vou-me indo.
    Boa Noite a todos!

    I GOTTA GO, GUYS!

  141. NOVELAS -

    Será mesmo que vamos descansar em cima da CLASSE C?

    Ou vamos mexer os palitos para traçar novos horizontes?

    Brasileiro é assim: se você não mudar o prato diariamente ele pode até comer, mais estará sempre reclamando e no final das contas acaba pulando fora indo comer em outras freguesias (É o que acontece nos dias de hoje: como a tv tá ruim pra caramba ele acaba buscando diversão em outras mídias).

  142. O formato dos nossos seriados é tão mesquinho, até parece coisa de amadores, comparando com outros países.

  143. completando:

    Temos que fazer um estudo. Rever o formato atual. Desnovelar, tirar de nossos seriados faces de novelas. Temos que trazer novos talentos. Formar diretores de seriados.

    Diretor de cinema é um, de novelas é outro e de seriado já é um outro bem diferente: deve ser por isso que tudo tá com cara de uma coisa só.

    Os nossos seriados precisam de: Roteiristas, diretores, atores, formatos, cenários, tudo NOVO!

    Que ascender essa chama: então que procuremos fazer direito para que o mesmo não se apague tão depressa.

  144. SERIADO NO BRASIL É SO HUMOR?

    Claro que é. No Brasil só se ver comédia atrás de comédia.

    Será que há um medo por trás disto tudo?

    Sim, o brasileiro é fiel as novelas e para que o mesmo possa se acostumar a ver um seriado que fuja da veia cômica (A grande família, Tapas&Beijos,etc), pode soar amargo, diferente, como tirar o doce de uma criança e dar para ela uma banda de limão: ela rejeitará na hora.

    O que devemos fazer? Reeducar esse público. Mostrar para eles que criatividade sempre é bem vindo e que pode sim ser apreciada sem berros e blá, blá, blá.

    Como Aguinaldo disse numa entrevista: temos que aprender a fazer seriados como os americanos.

    Então está mais do que na hora de colocar a mão na massa e expandir de uma só vez esse gostinho amargo para o leve e doce dos seriados americanos.

    O investimento é pesado.
    Coragem é o que precisamos no momento.
    Talento é mais do que necessário.
    Incentivo também.

  145. FLORENCE AND THE MACHINE

    O que é isto?

    Eu respondo: é uma golfada de talentos que nasceu junto a essa inglesinha de voz poderosa.

    Florence and the Machine tem-se destacado bastante na industria musical. Ela veio no início deste ano para colocar o Rio de Janeiro e São Paulo para cantar e bater o pé no Summer Soul Festival, que aconteceu em janeiro.

    Ao ouvir duas canções dessa talentosíssima cantora britânica eu me arrepiei com o seu timbre de voz poderosíssimo jamais escutados por mim.

    Florence é a evolução do muito bom para o excelente, magnifico e… sem palavras.

    Incrivel!

  146. Ah, gente, a classe C era apenas uma classe que antes era desfavorecida “comia com tanta dignidade feijão com farinha, comprava fiado, viajava de ônibus e ainda via novelas sobre ricos”.

    Hoje não: Eles comem do bom e do melhor. Tem computador, máquina fotográfica, viajam de avião, se hospedam em hotelarias de luxo ou quase isso e comem desde a rabada até Lombo suíno grelhado ao molho de mel e aceto balsâmico, acompanhado de um arroz parboilizado com aroma de hortelã. (Vixe). Além de viajar para o exterior: mesmo que este seja bem ali – Paraguai.

    E mais… Ainda tem a sua identidade sendo retratada nas novelas.

    MAIS QUE BELEZURA!!!!

    A Classe C nada mais é do que a Classe que acordou junto com a economia do Brasil e assim não podem ver um dinheirinho pousando na mão que já vão logo colocando o coitado pra correr.

    É uma classe “poderosa”.

  147. Ai, ai, lá vem a Piovani de novo

  148. RUI ESTREANDO NA GLOBO? QUE RESPONSA, NÉ NÃO?

    O Rui Vilhena é talentoso, dedicado e tem uma bagagem muito grande nas costas. Escrevia a cada 2 anos uma novela, mais séries e minisséries lá em Portugal.

    Ele vai conseguir dar conta do recado.
    Está mais do que na hora desse grande novelista mostrar para nós a que veio.

    Estou ansioso e queremos saber mais detalhes.

  149. Você é uma mãe!Adorei as dicas!

  150. Preciso de imediato tirar um dúvida : Sei que um roteiro técnico mais elaborado pode conter uma descrição dos diversos planos utilizados ,assim como também dos movimentos de câmera,mas se eu for um diretor,não quero receber ordem do roteirista.Por exemplo:–MARIA olha a sua direita,sorri,volta o olhar para JOÃO e diz : Eu te amo. Isto é papel do diretor!Daí pergunto : O que vai ser levado em consideração pela comissão julgadora? Por favor,queira me dar esta dica (URGENTE).

    INTERVENÇÃO DO MODERADOR SILVA:
    Caro Miguel isto aqui não é uma Master Class, sequer um consultório de dramatúrgia. Se começarmos a abordar detalhes tão específicos periga do Portal se transformar um espaço cibernético muito chato.
    Com estima,
    MS

  151. Aguinaldo, a novela Avenida Brasil e a continuação do que a gente vê todos os dias, ou seja a violencia, deste jeito até eu sou autora.

  152. Aguinaldo,
    Acabei de assistir ao filme Breakfast at Tiffany`s.
    Realmente é de outra qualidade o cinema praticado há 50 anos atrás.
    Aquela cena da festa no apartamento da Holly é a melhor de todo o filme. Desde o início, até a chegada dos policiais, a cena apresenta fatos surpreendentes e muito engraçados. Aquele vizinho chinês também é nota 10!
    Por fim Aguinaldo, achei demais você ter se inspirado no personagem brasileiro do filme, o “José da Silva Pereira”, ao emprestar o sobrenome dele para a Griselda em Fina Estampa. Foi uma coisa sutil, mas muito bem bolada, pois achei que você encontrou uma forma de homenagear um filme que você gosta tanto!

  153. Obrigada pela excelente indicação, Maestro.
    Acabei de encontrar um texto na coluna do Ancelmo e, como o tema é novela, o copio aqui:

    01/05/2012 –

    Por Armaldo Jabor, do GLOBO

    Vilãs traçam um retrato de nosso tempo – a psicopatia virou uma forma de viver e de fazer política.

    Não perco um capítulo da novela Avenida Brasil. Ela chegou em boa (ou má) hora, quando os escândalos em “cachoeira” revelam os intestinos de nossa vida política. Essa novela é um fato novo, porque fala a espectadores da chamada “classe C”, essa nova categoria que surge com o crescimento da economia.

    Muitos diziam: “Ah, classe C? Só veremos banalidades.” Nada disso. Talvez tenha acabado a luta pelo o ibope mostrando aos pobres as casas luxuosas de Ipanema. Agora, trata-se da vida da classe média sob a influência moral dos dias atuais. A trama dramática da novela se tece com personagens vitais do dia a dia da maioria dos brasileiros. E isso torna os conflitos mais densos, mais gerais, mais profundos. A grande qualidade de Avenida Brasil é a conexão entre um verdadeiro enredo de filme de ação com uma aguda psicologia das personagens populares – que em geral eram criadas como “tipos”, apenas. Sem contar os grandes atores como Débora Falabella, Vera Holtz, Murilo Benício e os outros todos. Há uma mutação em curso no País e a novela toca nesse ponto. A psicopatia está virando o tema central de várias novelas recentes. Em Vale Tudo, a mais antiga, tivemos o surgimento de Maria de Fátima, de Glória Pires, a fundadora da psicopatia no ar; tivemos Flora, com Patrícia Pillar, tivemos Tereza Cristina com Cristiane Torloni, tantas. E agora, Adriana Esteves genial como a malvada da hora. Elas variaram entre uma maldade sutil e melíflua, como Flora, até a brutal voracidade de Carminha.

    E essa vilãs traçam um retrato de nosso tempo – a psicopatia virou uma forma de viver e de fazer política.
    E temos de confessar que as malvadas nos fascinam pela ausência de culpa em seus corações. Na obra de João Emanuel Carneiro houve um diálogo que resume essa doença “pós-utópica” muito bem – Carminha grita para Nina, que chorava: “Não adianta querer me emocionar, porque eu não tenho pena de ninguém – só de mim mesma!” Avenida Brasil tem uma importância cultural e política. Antigamente, nos romances, nos filmes, nos identificávamos com as vítimas; hoje, nos fascinamos com os cruéis. Não torcemos só pelos mocinhos – a verdade é que os heróis são os canalhas. Por quê? Bem. Talvez os psicopatas sejam o nosso futuro.

    Com a exposição de um escândalo por dia, de vampiros, gafanhotos, laranjas e fantasmas, com a propaganda estimulando o sexo sem limites, com a ridícula liberdade para irrelevâncias, temos o indivíduo absolutamente desamparado, sem rumo ético. Isso leva a um narcisismo desabrido, que se torna um mecanismo de defesa. Diante do espetáculo da violência, diante dos cadáveres da miséria, do cinismo corrupto, somos levados a endurecer o coração, endurecer os olhos, para vencer na vida competitiva ou seremos tirados “de linha” como um carro velho. E aí surge o problema: Se não há um Mal claro, como seremos bons? O Mal é sempre o ‘outro’. Nunca somos nós. Ninguém diz, de fronte alta: “Eu sou o mal!” Ou: “Muito prazer, Diabo de Oliveira…”

    O Bem está virando um luxo e o Mal uma necessidade ‘comercial’ de sobrevivência. Viver é praticar o Mal. Quem é o Mal? O assaltante faminto ou o assaltado rico? Ou nenhum dos dois? Antigamente, era mole. O Mal era o capitalismo e o Bem o socialismo. Agora, os intelectuais, padres, bondosos profissionais, caridosos de carteirinha, cafetões da miséria, santos oportunistas, articulistas (como eu) estão todos em pânico. Ao denunciar o Mal, vivemos dele. Eu lucro sendo bom e denunciando o Mal.
    Quanta violência sob a ‘santidade’,

    A loucura é histórica também. Já houve a histeria com a repressão sexual vitoriana, houve o delírio romântico e totalitário, a paranoia do entreguerras. Hoje, o psicopata veio para ficar. A novela acerta em cheio nessa doença.

    É fácil reconhecer o psicopata. Ele não é nervoso ou inseguro. Parece sadio e simpático. Ele em geral tem encanto e inteligência, forjada no interesse sem afetividade ou sem culpa para atrapalhar. Ele tem uma espantosa capacidade de manipulação dos outros, pela mentira, sedução e, se precisar, chantagem. Teremos agora a CPI dos psicopatas. Vai ser um show. Questionado ou flagrado, o psicopata não se responsabiliza por suas ações, sempre se achando inocente ou “vítima” do mundo, do qual tem de se vingar. Ele, em geral, não delira. Seus atos mais cruéis são justificados como naturais. Ele não sente remorso nem vergonha do que faz (o que nos dá até certa inveja). Ele mente compulsivamente e, muitas vezes, acredita na própria mentira. Não tem “insights” nem aprende com a experiência, simplesmente porque acha que não tem nada a aprender.

    Os chamados comportamentos “humanos” estão se esvaindo. O que é o “humano” hoje? O “humano” está virando apenas um lugar-comum para uma bondade politicamente correta, uma tarefa e (muitas vezes) pretexto para ONGs.

    O “humano” é histórico também. Talvez não haja mais lugar para esse conceito mutante. Somos ‘máquinas desejantes’ que se pervertem com o tempo e a necessidade. Durante a ditadura, todos éramos o Bem. O Mal eram os milicos. Acabou a dita e as “vítimas” (dela) pilharam o Estado. O que é o Bem hoje? Como diz Baudrillard, “contra o Mal, só temos o fraco recurso dos direitos humanos”.
    No Brasil, o grande Mal, não tem importância. O perigo aqui é o pequeno mal, enquistado nos estamentos, nos aparelhos sutis do Estado, nos seculares dogmas jurídicos, nos crimes que são lei. O perigo são os pequenos psicopatas que, quietinhos, nos roem a vida. Aqui, o perigo é o Bem. O Mal do Brasil não é a infinita crueldade das elites sangrentas; o Mal está mais na sua cordialidade. O Mal está no mínimo.

    Como nesta novela, vemos que o Brasil está se dividindo entre babacas e psicopatas. Hoje, os babacas estão tentando seguir os psicopatas, por sua eficiência e falta de escrúpulos. Em breve, seremos todos psicopatas.

    INTERVENÇÃO DO MODERADOR SILVA:
    “Essa novela é um fato novo, porque fala a espectadores da chamada “classe C”, essa nova categoria que surge com o crescimento da economia.” (Arnaldo Jabour- “o Globo”)
    É … o Jabour tá certíssimo: foi Avenida Brasil que inovou na abordagem à chamada “Classe C”.
    Francamente!

  154. Aguinaldo,

    Assim vou acabar virando roteirista…

    Vc é demais!

    Um abraço!

  155. Fabíola Cangussu,

    Quereeeeeeeda,sem bem vinda!

    Vc vai adorar esse blog!

  156. Janaína quereeeeeeeeeeda!

    Vou ver bem o dia e seus entornos e logo te dou um retorno.

    Dessa vez eu vou solito e gostaria de convidar o PEDRO VIEIRA para ir também,pois quero que ele diga olhando fundo nos meus olhos de que tudo não passou de ”brincadeiras” homoeróticas nossa relação,conforme relato de um sonho em seu comentário anterior.

    Foi tudo brincadeira mesmo,Pedro?

  157. Mas,é isso mesmo Virgílio!

  158. Neguinho tem que trabalhar para alcançar sucesso merecido.

  159. AGUINALDO QUEREEEEEEDO, VOCÊ É O MELHOR AUTOR DE NOVELAS DO BRASIL, EU TE AMO, ADORO O TEU TRABALHO, E ACHO QUE AVENIDA BRASIL É FILHOTA CAÇULA DE FINA ESTAMPA! QUALQUER COISA ME ADD E ME LIGA, VOCÊ SABE O MEU E-MAIL.

  160. É complicado para nós amadores, “ouvir” o próprio Aguinaldo dizer que está aprendendo a escrever novelas,mesmo tendo 13 relíquias de grande sucesso.No meu ponto de vista,você não precisa escrever mais treze ,para afirmar que aprendeu.É óbvio que as vezes temos a mania do perfeccionismo,porém,eu considero que Aguinaldo Silva ,é o maior autor de novelas do mundo,já que os outros países não sabem fazer novelas.E se você considera seu jeito de ser,um pouco “seco”;não se preocupe,pois nós gostamos de você ,justamente por você ser como é.Enquanto isso ,sigo no meu roteiro,e estou firme e forte para concorrer com tantos outros.Uso 2 computadores para escrever,mesmo não tendo necessidade;Em um escrevo a vontade,enquanto no outro passo a limpo,apenas uma página por dia,isto para não correr o risco de errar tanto.Sei que não vou fazer um roteiro perfeito,no entanto vou dar o melhor de mim, e não nego a ninguém que estou gostando do que estou escrevendo.

  161. Queridos,

    Com relação ao encontro dos Aguinaltas paulista, gostaria de pedir licença a todos e perguntar somente ao Ganso: qual o final de semana q vc pode vir à SP?

    Assim, com essa data, verificamos se está ok pra todos. Acho que pode funcionar melhor, o q acham?

    a partir dai inciamos o mesmo processo emails para encontroasd@hotmail.com

    Mas esperemos a data se definir, ok?

    João, que quer ser Aguinalta, não basta querer, tem que participar… o Angelo que é nosso querido novo Aguinalta, foi um que barrei no primeiro encontro carioca, mas que permaneceu por aqui e no segundo lá estava conosco. Então, vou barrar todos aqueles que chegarem só para ir ao encontro. Pode acreditar, sou brava, a Mayara que o diga! rsrs

  162. Aguinaldo,

    obrigada pela aula. Adoro Bonequinha de Luxo. Quando estava no Centro de Pesquisa Teatral do Antunes, sempre que precisava escrever uma cena de Pret-a-Porter e estava sem inspiração, assistia novamente o filme!

    Vou aproveitar a deixa e vou fazer o percurso que nos indicou. Assim que chegar em SP, vou comprar os livros!

    bj grande

  163. ***
    PEÇO,SINCERAMENTE,DE CORAÇÃO:Se puderem republicar,republiquem,é um singelo elogio e homenagem.
    ***
    “Modo de Narrar”
    Diário da Desilusão
    (http://buracosupernegro.blogspot.com/2012/05/modo-de-narrar.html)
    —–
    (http://3.bp.blogspot.com/-gYugxHqfauE/T6BMakza9AI/AAAAAAAAAPk/Ce3FPnfmV3o/s320/001.jpg)
    Terminei de ler,hoje,o livro “A História de Lili Carabina”.
    É um “romance” interessante.
    E vocês sabem quem é o autor?
    É o Aguinaldo Silva,o famoso autor de novelas da Rede Globo,recentemente ele escreveu “Fina Estampa”.
    É uma narrativa empolgante,com uma trama por si só “gostosa” de se ler,baseada em fatos reais,mas com o olhar do autor,é claro.
    O livro tem 98 páginas,e a leitura da orelha escrita por Herbert Daniel evidencia que o livro é bom.
    São 18 capítulos,relativamente curtos,e,cada um,de uma maneira ou de outra,possuem um “ápice”,um “clímax”,um “gancho”,que nos faz ler o capítulo seguinte,quase como se estivéssemos a assistir a uma boa telenovela,que nos prende de uma maneira irreversível.
    A leitura é tão fluente,a prosa é complexa,mas fácil,que o livro passa como um filme.
    Mas esse é o objetivo:lermos o livro como se estivéssemos assistindo a um filme.
    “Essa história é para ser lida como se fosse um filme”,pág 77.
    O subtítulo do livro é “Um Romance da Baixada Fluminense”,que é o local onde Aguinaldo Silva já ambientou parte de suas histórias,tramas.
    O livro ainda traz uma crítica ao jornalismo:
    “Uma das características do tipo de jornalismo que quase sempre se faz no Brasil é levar os jornalistas à loucura”,pág 81.
    Este livro é mais jornalístico do que “romancesco”?
    Na verdade,ele conserva um pouco de cada gênero,vendo-se,é claro que,o autor,Aguinaldo Silva já foi (e ainda o é-mesmo que não o queira!) jornalista,e é,hoje,autor de novelas,ou seja,de ficção.
    A capa de Raymond Torquatt é bem chamativa e bem feita,e o livro faz parte da “Coleção Edições do Pasquim”,sendo o volume de nº 173,tendo sido publicado em 1983,pela Editora Codecri.
    O modo de narrar de Aguinaldo Silva é contagiante,e sua obra literária deveria ser TODA reeditada ou disponibilizada gratuitamente na rede,afinal,é uma “Grande Obra”.
    Com um realismo machadiano,ele nos contagia.
    Ele dá o seu ‘depoimento’,no capítulo 15,”Compondo o Quadro”,pág 79,aonde revela com mais detalhes como conheceu Lili e a sua História,ao longo de 7 páginas.
    Em suma,é um livro que merece ser lido.
    E é isso,Brasil!
    *
    POR,
    GABRIEL BIRKHANN

  164. Viram que o Pereirão ilustra a capa do Google de hoje?

    Homenagem ao dia do trabalho.

  165. Boa tarde, portal.

    Sobre roteiros de filmes e novelas, tenho um desabafo, mas é uma forma de compartilhar uma experiência com colegas que também aspiram trabalhar com criação.

    Nunca na minha vida eu pensei que pudesse inventar e desenvolver um roteiro de filme. Quem me derá! Sei que tenho muuuuuito o que aprender. Na verdade, não sei nada. Achei que seria uma pessoa mais voltada à literatura e à telenovela, o que seria uma pretensão mais difícil ainda.

    Mas desde que me envolvi com o roteiro do concurso aqui do portal, eu estou descobrindo uma faceta em mim que eu nem se quer imaginava que pudesse existir, que é escrever pra cinema, roteirizar filmes de longa metragem. Nem nos meus melhores sonhos eu imaginei essa possibilidade, que sempre me pareceu algo muito técnico e difícil, totalmente fora do meu universo. Mas hoje, pesquisando muito pra fazer o roteiro, escrevendo, reescrevendo, corrigindo, indo e voltando, só posso dizer que estou simplesmente fascinado!

    É trabalhoso? É, e muito. É prazeroso e compensatório? com certeza. Requer tempo e disciplina? Sim.

    Não tenho pretensão de ganhar absolutamente prêmio nenhum, nem ficar na lista dos finalistas. Só essa descoberta já valeu por tudo. Já me bastou por completo, pois sou hoje uma criatura fascinada por roteiros de filmes.

    Por isso tudo não tem como não enaltecer o Aguinaldo e sua proposta em ter elaborado o concurso.

    Mas com certeza, pelo menos em relação a mim, muita pedra tem que ser rolada, muita estrada tem que ser percorrida, e um bom começo é a leitura dos livros que o Aguinaldo sugeriu, bem como a avaliação dos filmes.

    Bye bye.

  166. Aguinaldo, amei suas dicas, mas deixa eu te contar um babado, pra variar, lembrei de você. Hoje assisti um filme dos anos 50 com o meu marido, chamado ” O salário do medo”, você já viu? Aguinaldo, fiquei impressionada, primeiro em ver o que os sites especializados em cinema chamam de grande suspense dos anos 50. E segundo por o filme retratar a homossexualidade. Sei que Jean Genet, entre outros, escreveu obras retratando a homossexualidade nessa época, mas é a primeira vez que vejo num filme dessa época de forma tão natural. Achei muito interessante porque mostra a confusão que era na época, eles tinham mulher ao mesmo tempo, uma doideira só. Ficou meio evidente pra mim que era um tabu danado na época e esse filme deve ter sido um bafo só!

    É isso, querido e queridos!!!!!!!!!!!!!
    Beijos em todos!!! Um especial pra inteligente e perspicaz Mayara e pra amiga de todas as horas, Lara Simeão Romero (quem diz que amizade no mundo virtual não existe, não encontrou uma Lara no caminho, e nem um Aguinaldo, risos), pro Moderador (sempre gentílissimo) e pro Aguinaldo!!!!!

  167. Mas, não resisto, abordarei um pouco o papo cabeçudo. Outro dia você postou aqui aquela cena do jantar em DUAS CARAS, maravilhosa que retratava o racismo. Pois bem, Aguinaldo… Domingo agora, o passado, fiquei sabendo de um fato que aconteceu na turma do meu filho, que me deixou indignada. Eles são crianças de cinco e seis anos… Pois bem, tem uma colega de turma, a única, que é negra. Pois a avó dela me contou, na festinha de criança a qual estávamos, que a neta dela chegou em casa dizendo que não queria mais comer bolo de chocolate (que a tia dela faz pra fora) pra não ficar preta, porque ela tava ficando preta por causa disso… A avó dela me contou isso rindo, aliás a avó dela, um espetáculo de pessoa, uma história de vida incrível! Reclamou das cotas, bem resolvidíssima, só me espantou ela não perceber a gravidade do que ela me contou. E eu pensei: ela está tão acostumada a isso, que nem percebeu o quanto isso é grave. Ela me disse que procurou saber na escola, e que a professora disse que isso começou entre as crianças. Agora, é claro, que isso não partiu deles, algum adulto, pai de alguma criança, começou com essa história e passou essa M desse preconceito pra eles. Eu sei que eu conversei com o meu filho, que cada um é de um jeito e isso não faz ninguém melhor ou pior do que ninguém. Que eu não sou pior que o pai dele por ele ser branco e eu morena. Mas o que quis dizer com tudo isso é que novela, livro, peça de teatro, filme, pintura, o escambau, parte da realidade (como na cena do jantar), mas pode ser retratada de forma abstrata.

  168. Olá Aguinaldo, querido!!!! Olá, queridos!!!

    Ai, estou tão feliz de ver como anda o portal!!!! Outro dia mesmo tava comentando com o meu marido da amizade e ligação que surgiu aqui, na verdade no antigo Blogão, e no quanto tínhamos uma ligação muito forte. Então, é uma alegria ler os textos do Aguinaldo, que me parece muito animado e feliz. Ver a presença mais constante de amigos tão queridos, MOAAAAAAAAA, não A CRE DI TO que vc vem pro Rio!!!!!!!!!!!!!! Simplesmente vamos nos acabar juntos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Pedro!!!!!! Que bom ler você!!!!!! E tantos outros!!!!!!!!!!!!!!!

    O encontro de Portugal deu pra ver que foi DI VI NO, e uma mesa redonda é tudo, né? Dá oportunidade pra todo mundo ouvir o Aguinaldo. A gente aqui, com mesa retangular, fica numa loucura! É um tal do Aguinaldo andar de cadeira em cadeira, ou de mesa em mesa, pra dar atenção a todos! No último encontro, eu bem fui lá, larguei meu prato e me espremi entre o Ganso e a Índira pra ficar perto dele (risos). E foi ótimo!!!!!!!!!!! Claro!!! Sempre é!!!! Maravilha!!! Tenho certeza que foi inesquecível pra vocês!!! E adorei o coment da Susana, querida, prazer!!!!!

    Aguinaldo querido, tudo que você não é, é enfezado! E quem lhe conhece pessoalmente sabe da sua gentileza e educação notória. Aliás, nem é preciso conhecê-lo pessoalmente, é só assistir as suas entrevistas. Você tem um jeito tão manso de falar, tão educado, que enfim, tudo que você não é, é enfezado (risos). Você é leve!!!! Mas jamais falso, se tem uma coisa que aprendo dia a dia com você, é a ser honesta com o que penso mas sem jamais perder a formosura (risos). E dá certo! Credibilidade só tem quem sempre é sincero. Sincera eu sempre fui, mas se antes eu sofria por isso, hoje eu ganho, há formas e formas de ser sincero. A grande questão, a meu ver, é que nem sempre as pessoas entendem o que você diz, mas daí já são outros quinhentos. O senso de humor e outras coisitas mais (risos).

    E olha que interessante, sempre quis te dizer isso mas faltou oportunidade, FINA ESTAMPA foi sua novela de número 13, sabe que dia nasci? 13! Eis o meu número da sorte! (risos) Eu sei, eu sei, curiosidade boba, que só interessa a mim! Mas que é meu número da sorte, é! (mais risos).

    E outro dia, ouvi lá no Projac que há oito anos a casa não tinha uma audiência como teve em FINA ESTAMPA, e continua sendo…

    Suas novelas sempre são diferentes, sim, e esse é o seu estilo. Nisso, elas são iguais, como observadora, vejo que você não tem medo de ousar e não fica naquela chatisse que é fazer o retrato fiel da realidade. Adoro e sempre adorarei Tereza Cristina ter ficado viva e livre. Novela é ficção!!!! E já tava mais do que na hora do público ter que refletir sobre isso. Acho uma chatisse sem tamanho , pra dizer a verdade, me irrita, quando comparam novela com a realidade. Quer realidade? Vai ver o Jornal Nacional e não enche o meu saco (risos). Embora a ficção sempre retrate a realidade, de forma abstrata ou não (papo cabeçudo, mas creio que vc me entendeu). Como foi você também o primeiro a colocar um vilão terminando com sua mocinha. Você se inova e por isso é importante, sim, se considerar sempre um aprendiz. Lição pra mim, pra ela e pra tu. Sendo aprendiz a gente se renova a cada dia e não cai na mesmisse. Lição captada e que levarei sempre.

  169. Boa dica:
    “Baixem na internet o roteiro do filme “Breakfast at Tiffany´s”, de Blake Edwards (1961). No Brasil o filme se chamou “Bonequinha de Luxo” …como, depois da leitura de suas dicas, não fazê-lo?
    Aquela paz!
    (r.witz)

  170. Aguinaldo,
    Será um ótimo curso, obrigado pela dica!
    Traduzindo o seu post, ficamos com a seguinte mensagem: o sucesso é resultado de um esforço concentrado e prazeroso que envolve muito estudo e muito trabalho!

  171. Aguinaldo querido,
    Vamos as dicas e aos estudos.

    Beijolheeeee

  172. Bom, a partir de amanhã passo a tentar seguir essas etapas. Vamos ver até onde consigo ir.

  173. Janína não há o que se desculpar percebo que você defende sua arte seu trabalho com unhas e dentes. Esta certíssima. Mas vou continuar a não concordar em parte e somente em parte com esta distribuição de dinheiro público mesmo que seja por via de lei.

    Mas entendo perfeitamente sua defesa.

    Abraçuuus!!!

  174. Aguinaldo, ao mesmo tempo que voce é chique no último!
    É também um cara muito simples, que sabe compartilhar com o próximo e doar um pouco do seus conhecimentos, com essas dicas e ainda mais esse prêmio a arte de escrever novelas.
    E essa sua proximidade com seus fãs e não fãs, é de total reconhecimento e adimiração de todos nós.
    É muito popular é muito atencioso com todos nós aqui.
    Só te desejo muita saúde e paz, pra continuar escrevendo e nos proporcionar muitas alegrias, pois suas novelas são as melhores, sem sombra de dúvida!

  175. O verdadeiro mestre é aquele que admite ser um aprendiz, parabéns professor!

  176. AGUINALDO, queridoooo,
    Me sinto incapaz de concorrer, ainda por cima com tanta gente jovem por meio. AFF Maria, bem que gostaria, mas não me atrevo.
    Gostei de ver o começo de: “Breakfast at Tiffany’s”. Lindo filme e Linda Audrey Hepburn. Não esquecerei!
    Beijos e ainda vou dar uma olhada às suas dicas para ver se me tento…
    Magdalena

  177. FELIZ COM SUA VOLTA ANTECIPADA

    Até gosto de escrever, mas não tenho essa disciplina necessária, e sofro de um problema grave para um novelista, sou sintético por demais… porém uma coisa me chamou atenção dita por você: “E podem ter certeza que a minha próxima – que, segundo tudo indica, estreará mais cedo do que a decência permite -, será diferente de todas elas”

    P.s: SEM DÚVIDAS, VOCÊ É O MAIOR CRIADOR DE VILÃS DA TELEDRAMATURGIA, MAS A TV É POBRE DE VILÕES HOMENS. NOS PRESENTEIE COM UM, QUE SEJA ENGRAÇADAMENTE CRUEL, PORQUE NINGUÉM SUPORTA DITADORES POR MESES SÓ MASSACRANDO! AMBIENTADA NUMA CIDADE PORRETA COMO GREENVILLE… QUE TENHA BOMBAS DA 2ª GUERRA POR ONDE ELA FOI CONSTUÍDA, FALO ISSO PORQUE EM MARAGOGI FORAM ENCONTRADAS VÁRIAS, E ASSIM VOCÊ DESTRUIR A CIDADE NO FINAL COMO SEMPRE GOSTA DE FAZER! ABRAÇO

  178. Boa Aguinaldo, mais uma vez você prova que é um grande professor quando se trata de telenovela e melodrama, meu parabéns, vou correr procurar o livro – na internet, é claro, pois vivo em uma cidade tão sem cultura que nem existe biblioteca-. Será que o filme tem dublado na internet? Se ter, outra hora eu passo aqui e passo o link para os interessados darem uma olhada.
    Ah sim! ô Aguinaldo, há poucos dias vc disse no BlaBlaBlá pra mim e pra outro pessoal sobre um outro concurso de roteiros onde a gente tinha que criar em cinco páginas uma fuga para a Tereza Cristina e para o Pereirinha e te mandar pelo e-mail do concurso. Valendo um box tieta. Tá valendo? Ja tenho em mãos o roteiro em cinco páginas mas vc ainda não postou nada aqui no portal como havia prometido… aguardo – assim como outros – uma resposta.
    Abraços

  179. Compartilhar experiências é coisa que você Aguinaldo, sabe bem fazer, sem ego, sem prepotência, sem egoísmo. Mais uma vez comprova esta figura humana, sensível e altamente profissional, sabendo e entendendo a realidade brasileira e a real carência de formação profissional para a classe dos roteiristas.

    E quando dizem por aí, que aqui, no Portal você é um personagem, eu concordo em parte. Essencialmente existe este personagem, mas você consegue demonstrar a importância de discutir a falar de assuntos poucos tratados na mídia. De fato, não temos nenhum meio impresso democrático ( e até mesmo eletrônico) de conversas (bate-papo mesmo! Como o Bla bla blá!). Isso é uma revolução! Seu site é uma revolução. E acabam todos estes, sedentos, caindo aqui, nessa rede. Nesse amparo e nessa “válvula de escape” (se assim posso dizer) que é este portal. É o respiro. É o: você pode dar certo, olha ele! Ele! Aguinaldo! Ele fala, dá dicas, venceu na vida! Tudo isso faz parte de um ser que está por trás deste personagem, mas que, ao mesmo tempo, se revela nestas ações e nestas crônicas tão gentis. Cada palavra sua tem um peso absurdo em uma porção de jovens e adolescentes aspirantes à TV.

    É o brilho nos olhos, que vai crescendo sem ter a dimensão do quão complicada e muito incerta ainda é esta carreira. Mas você (te mete!) dá a coragem e até mesmo o bom-humor (cabeça erguida, avante! Eu sou mais que isso), necessários para encarar a vida e entender que os episódios de nossas realidades, nuas e cruas, são a matéria prima pra construir todo este sonho. Mas, para além disso, você ainda fala da real dificuldade da área, mas com um amor e um tesão que impressionam!

    Sem querer, estamos num eterno aprendizado que é a vida em essência, com seus problemas e as dificuldades. Quem quer chegar, pelo menos, à metade de onde você chegou, tem que sofrer. Sim, sofrer. Mas não se martirizar. É sofrer, sem causar este sofrimento. É sofrer naturalmente. É sofrer sabendo que isso pode ser inspiração para tudo.
    Outro dia estava comentando que adoro conhecer e lidar com pessoas ignorantes. Uma amiga espantou-se: Sério? E eu respondi: Claro! Tudo é inspiração. E as vilãs, meus caros, fazem a história render, e cada detalhe de uma ignorância e prepotência reais, fazem parte de uma construção do autor, que será muito mais bem sucedido se tiver encontrado e vivenciado momentos alucinantes ao lado destas pessoas. Não é verdade? Obrigado Aguinaldo, por sempre compartilhar estas experiências e estas dicas, justo neste dia do trabalhador. Por que nós, sonhadores, mesmo no dia do trabalho, fazemos questão bisbilhotar e conferir o que pensa um homem como você.

    PS:
    Querido, sinceramente, espero poder contar contigo neste projeto de minha total organização: O 1º Festival de Tv e Cinema Independente de Muqui (ES). Mas conversamos melhor em junho, pode ser? (só me dá um ok, isso é tão importante pra mim…)

    Bom feriado Aguinaldo,
    Bom feriado Brasil, Portugal, Mundo!
    Bom feriado confrades.

    Léo Alves

  180. Vou escrever uma resenha do seu livro sobre Lili Carabina,o senhor a publica?,gostei muitíssimo do livro!

  181. Escrever é um exercício diário. Amei quando se coloca como aprendiz. Isso significa está sempre pronto a se reciclar.
    Não sei se teria talento para roteirista. Amo escrever, amo leitura. Pode ter certeza que assim que puder irei adquirir os livros sugeridos.
    Vou aproveitar e indicar este texto em meu blog.
    Abraços!

  182. Aguinaldo, quereeeeeeedo
    adorei as dicas!!!

    Estava com saudade de sentir este gostinho de pesquisar e, realmente, me divertir no universo do roteiro.

    Quero que você venha participar do FECIM, Festival de TV e Cinema independente em Muqui.

    Transcendemos a questão do Festival também para a TV já que no Brasil há poucos festivais (a não ser congressos, conferências etc…) que tratem da novela e da tv com mais democracia, atingindo um público ainda maior, e não somente os gerentes e empresários.

    Enviei um convite formal para seu e-mail, estamos querendo confirmar alguns nomes importantes da teledramaturgia nacional. E você seria o de maior peso, já que, ainda está mantendo um Concurso Nacional de Roteiros. Isso é muito bacana!

    Muito obrigado pela oportunidade de sempre, e por estas dicas, tão boas e, acima de tudo, gratuitas!!

    Você não existe Aguinaldo!
    Melhor: Existe! Mas tem um bando de zé ruela que não dá valor a estes ensinamentos e a estes comentários preciosos que ajudam a construir e alimentar um sonho … fazer o que né?

    Beijão e boa Lisboa!!!

  183. Quando o Aguinaldo disse que no roteiro tinha que ter uma vaga lembrança de alguma história que marcou o Brasil, eu fui correndo eu busca de arquivos de jornais, livros.

    Eu conseguir fazer o roteiro, foram 180 páginas. (Pra que tudo isso, eu exagerei).

    Resolvi reescrevê-lo e acabei acrescentando mais algumas tramas, tirando e colocando mais personagens e mais conteúdo.

    Depois disso, conseguir chegar as 100 páginas.

    Depois que o Aguinaldo publicou o regulamento do concurso eu tive que reescrever o roteiro.

    Eu acabei conhecendo um pouco do que eu estava querendo contar: no primeiro roteiro eu não sabia, no segundo eu já tinha uma certa noção, agora no terceiro “acho” que estou chegando no ponto certo, mais vejo que não há mais necessidade de uma 4ª fase de reestruturação.

    A história está mais dinâmica e com cara de filme mesmo! Bacana demais.
    Agora é terminar de escrever ( umas 3 semanas faço isso – trabalho, faço cursos e estudo – portanto o tempo que tenho dedico-me a minha formação e as sobrinhas dedico-me a minha arte preferida, a de escrever).

    ESSE NEGÓCIO REQUER BASTANTE DEDICAÇÃO, LEITURA E MUITO CONHECIMENTO.

  184. Mas é por isso que apareço no seu Portal, no BLA BLA BLÁ e antes no Blogão, pois amo seu jeito de ser, sem falsidade(Até parece que te conheço pessoalmente, né?).
    Mas detesto quando vc deixa um pulga atras de minha orelha. Afinal você vai entrar no ar mais cedo, mais cedo quando?

  185. Suas novelas são uma verdadeira obra de arte, pois apesar de diferentes tem a sua marca. Por sua generosidade, pude conhecer o seu estilo e admirar seu último trabalho, que sem dúvida é mais um a entrar na história da tv brasileira. Vc pode até não se sentir plenamente hábil em sua arte, mas com certeza uma já domina: ser um mestre. O verdadeiro mestre é aquele que quer através das futuras gerações perpetuar o conhecimento. Parabéns!

  186. Aguinaldo, como você acaba se tornando humilde em suas palavras.

    Ficamos agradecidos pela sua ajuda em querer nos mostrar o caminho para se trilhar.

    É tão bom saber que frequento um espaço onde há pessoas maravilhosas que tentam ajudar uns aos outros sem pedir nada em troca.

    Quando o Aguinaldo disse que no Concurso de Roteiros os mesmos deveriam ser escritos no programa CELTX, um comentarista veio e nos disponibilizou um link.

    Outro veio com dicas de filmes, livros, roteiros,etc.

    É bonito. É prazeroso está entre vocês.
    O APRENDIZADO É IMENSO!

    PARABÉNS à todos.

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Security Code: