AS MIL FACES DE EVA

» Públicado por em ago 9, 2012 | 94 comentários

 

Frase da semana:

“A intriga não me amarra os pés”

(De Jorge Amado, que hoje faria cem anos)

___________________________________________________

Tive tudo de bom que alguém pode querer. Uma carreira maravilhosa, dois maridos sensacionais, o amor do público… É engraçado, quando saio à rua não há um jovem que não me reconheça, que não venha beijar minha mão. Tanto carinho valeu a luta de uma vida inteira.”

 

texto: Simone Magalhães

fotos: Francisco Patrício

Ela é uma guerreira de voz doce, gestos delicados e sorrisos largos. Prestes a completar 93 anos em novembro, Eva Todor consegue ser tudo isso e muito mais. Exala vivacidade: “a única vez em que tive que parar de trabalhar foi em Caminho das Índias (2009) para fazer uma cirurgia de hérnia de hiato, e implantar marcapasso e um stent no coração. Mas me cuido, vou a médicos. Ainda quero fazer cinema e novelas”, conta, com aquele olhar de menina travessa, que, segundo ela, faz parte do Gênero Eva de interpretar. “Até o fim do ano a jornalista Tânia Brandão vai lançar um livro sobre mim abordando isso. É um gênero que mistura brejeirice, comédia fina, doçura, graça e outros elementos”, adianta a brejeira Eva em seu lindo apartamento no Flamengo, no Rio, decorado com centenas de lembranças dos 67 anos em que vive lá. Nascida na Hungria, ela veio com os pais para o Brasil aos oito anos, e trabalha desde então. A atriz garante que não tem apego a nada material, e está mandando tudo – ou quase – para o acervo que o colecionador Marcelo Del Cima pretende inaugurar na Glória: “Eu vivo o presente. E se tiver saudade de alguma coisa, vou lá e dou uma olhadinha”.

Embora ainda não saiba nada – nem o nome – de sua personagem Salve Jorge, a próxima novela das 21h com estreia prevista para setembro, ela está feliz da vida por poder gravar. “A Glória (Perez, autora) só me disse que vou fazer uma fuxiqueira. Aí, fiquei pensando: ‘Pode ser má, engraçada, casual, alcoviteira…’ (risos). Amo meu trabalho.  Ele é que me move!”.

Salve Eva!

Vamos começar pela menina prodígio que você foi. Já era bailarina aos 4 anos!

Dos 4 aos 8 anos dancei na Ópera Real da Hungria. Foi o início de tudo.

Mas era algo que você gostava ou seus pais…

Eles me induziram!(risos). Eu gostava de aparecer. Mas de ensaiar, estudar, isso não. Com 8 anos vim para o Brasil.

(Era época de pós-Primeira Guerra Mundial, e seus pais, Alexandre e Gisella, resolveram deixar a Europa em busca de uma vida nova)

Nós fomos para São Paulo e como, na ocasião, lá não tinha aula de dança como meu pai queria, mudamos para o Rio, e fui estudar com a Maria Olenewa, no Theatro Municipal.

Seus pais queriam muito investir em você! Era filha única?

Era. E eles achavam que eu tinha muita gracinha, talento, e não podia perder isso… Depois, mais tarde eu gostei, e continuei estudando dança. Até que um dia, no começo dos anos 30, o Mário Nunes, que era crítico de teatro do Jornal do Brasil, me indicou para uma comédia da Dulcina de Moraes. Como eu mal falava português, fui dispensada. Chorei, me descabelei, queria fazer o papel! Foi aí que eu vi que queria outra coisa que não fosse só balé: interpretar. Voltei para o Municipal e continuei estudando até que o Mario Nunes, para me consolar, disse: ‘Como você dança muito bem, vou levá-la a um gênero em que você vai ser muito bem aproveitada’. E me levou para o Teatro Recreio. Para os musicais. Estreei na carnavalesca Há Uma Forte Corrente. 

Você era determinada, tão precoce…

Eu tinha 14 anos, quando me casei com o diretor Luiz Iglézias, quase 20 anos mais velho do que eu!

Casou-se apaixonada?

Eu não sei. Essa pergunta é um pouco difícil de responder, para ser sincera. Eu sei lá se naquela época era paixão? Não… Interesse? Puxa, um diretor! Agora, sim! Agora, vou ter carreira! Não sei… Casei-me e fui feliz. Na primeira vez em que fui a Porto Alegre, papai foi junto conosco, e eu já era casada! Estava sempre perto da filha (risos). Fiquei com Iglézias durante 28 anos, até ele morrer, de edema pulmonar.

Ele foi muito importante na sua carreira, não?

Foi. Criou um programa para mim: As Aventuras de Eva, na TV Tupi, em 1957. Eu fazia uma secretária pé rapada, que procurava emprego sempre levando um cachorro, e ninguém queria. Iglezias me impulsionou a ter minha própria companhia, a Eva e Seus Artistas, com Elza Gomes, André Villon, Jorge Dória, Jardel Filho e vários outros. Viajamos três vezes a Portugal, nos apresentamos na África… Foi ótimo. Lembro-me que quando cheguei em Portugal, com a peça Maria Fumaça, não se podia dizer ‘amante’,em cena. Nemfazer referência! (risos).

Por que não tiveram filhos?

Deus não quis.

Como você ficou emocional e profissionalmente com a perda do Iglezias?

Depois que ele morreu, continuei, mas pensei: ‘Agora, minha carreira acabou’. Finalmente, conheci o meu segundo marido, o Paulo Nolding, que amava teatro, e já era nosso amigo. Sempre ouvi o Iglezias dizer: ‘Esse é vinho de outra pipa’. E o Paulo acabou se dedicando totalmente a mim e ao teatro.

Ele não era engenheiro químico?

Era, mas amava o teatro! Já tinha até feito aula pra desinibir. Mas, no fundo, seu sonho era ser ator.

Cá entre nós: ele já era apaixonado por você, né?

Demais! Eu fiquei ‘cozinhando’ ele durante dois anos e meio (risos). Até que meu pai, muito inteligente, disse: ‘O que que você está esperando? Vai ficar vovó, sozinha, porque eu e sua mãe vamos morrer e você não tem mais ninguém!”. Aí raciocinei e vi que ele estava certo. Ele dizia: ” O que que você pensa? Que é a Cleópatra? Que vão aparecer vários pretendentes? Esse rapaz quer casar-se porque gosta, ele não precisa de você, não tem interesse. Só por amor’.

Era solteiro?

Absolutamente solteiro, sem nenhum compromisso, sem nenhum rabicho, nem traumas (risos). Ele era muito meu amigo, e um dia disse: “Olha, Evinha, não fica nada bem eu estar todo dia pra lá e pra lá com você. Vou desaparecer por um tempo. As pessoas ficam falando…”. Não deixei!

Será que ele queria testar seu ciúme?

Não era ciúme: era zelo!

Na verdade, os dois foram seus grandes amigos, que transformaram-se em belos maridos…

Isso. Ninguém aturaria um marido 28 anos à toa. O Iglezias era ótimo, fazia todas as minhas vontades, mas era muito bilontra (leia-se mulherengo). Só soube depois que ele morreu (risos). O Paulo era absolutamente fiel. Foi um belíssimo marido, com quem vivi 25 anos, até ele morrer. Companheiro, entendido de teatro, tornou-se um grande empresário, fez grandes montagens.

E a levou mais para o lado dos textos dramáticos, não é?

Um dia, ele disse: “Evinha, vamos parar com as ‘meninas'” (risos). Eu já tinha mais de 30 anos e fazia papéis de 17. E parecia! O público nem chiava!(risos). Mas não eram dramas, e sim comédias finas. E, em 1969, ganhei o Molière, com uma comédia rasgada ,”De Olho na Amélia”, de Feydeau.

Mas, antes disso, não posso deixar de lembrar-me de Os Dois Ladrões (1960), filme que você fez com o Oscarito. Principalmente da cena hilariante em que ele se travestia, ficava igualzinho a você, como se estivessem num espelho (vejam o video desta cena imortal no final da reportagem). Devem ter ensaiado muito…

Nada. Fizemos aquilo de improviso. Ficou bom, não é? (risos). Oscarito era genial.

Voltando ao teatro, você conseguiu ficar 23 anos consecutivos no Serrador, no Centro do Rio.

Pois é. Eu ia comprar o teatro, mas, tanto fizeram, tanto aumentaram, que o Paulo disse que era mais caro do que se alugasse. Foi uma traição do Carlos Lacerda e do próprio Serrador, dizendo que íamos mudar o nome do local. Uma estupidez.

Você deve ter sido muito assediada, ganhado muitos presentes, convites…

Recebi muitas jóias, flores, bilhetes (risos). Tinha uma pessoa que deixava uma corbeille por dia na portaria do Hotel Serrador – e lá ficava. Ainda no tempo do Iglezias, houve um festival de teatro, e foram o governador do Rio Grande do Sul, Flores da Cunha, o Ministro Simão Lopes, o Lindolfo Collor (avô do Fernando Collor), entre outros políticos. O Flores da Cunha enviou um bilhete, com uma nota de valor alto – não me lembro quanto. Colocou num envelope e, do camarote, mandou me entregar. Aí, o Iglezias, em cena aberta, pediu desculpas, disse que se sentia muito honrado com as presenças ilustres, mas pedia licença parar entregar o dinheiro a uma casa de caridade!(risos).

Você sempre foi essa pessoa alegre, que demonstra estar de bem com a vida?

Tive tudo de bom que alguém pode querer. Uma carreira maravilhosa, dois maridos sensacionais, o amor do público… É engraçado, quando saio à rua não há um jovem que não me reconheça, que não venha beijar minha mão. Tanto carinho valeu a luta de uma vida inteira.

Nunca ‘deu branco’ no palco?

Nunca! Sabe, eu tenho uma vaidade: o domínio sobre o público. Faço rir o tempo inteiro, aí tem um momento mais sério, que eu, só com a voz, mais grave, consigo passar a seriedade. É emocionante.

Houve algo que a fez pensar em desistir de ser atriz?

Nada! Só tive momentos que me engrandeceram. Quando o Paulo morreu (1989), sofri muito. Dei uma entrevista a um jornal, dizendo que estava sozinha no mundo. Dias depois, recebo um telefonema do Boni, me chamando para ir até a Globo. Lá, ele me disse: ‘Nunca mais na vida você vai dizer que está só. Você tem uma família. E a sua família é a Globo. Você é a nossa Eva’. E me convidou para fazer Top Model (1989). A partir daí optei pela TV. Eu não saberia administrar minha carreira no teatro, como o Paulo fazia tão bem. Adorei fazer Top Model, de Antonio Calmon e Walther Negrão, e Suave Veneno (1999), de Aguinaldo Silva. O Aguinaldo é um dos grandes autores que temos, mas às vezes se cerca de espíritos de porco, que interferem na escolha dos elementos, então ele não chama certas e determinadas pessoas valorosas por causa disso. É aquela história: ‘Vamos chamar fulano’, ‘Fulano eu não quero. Vamos chamar outro’.

Você gosta do gênero telenovelas?

Gosto muito, elas têm coisas surpreendentes.Em Sétimo Sentido(1982), eu era a madrinha do Tião, personagem do Francisco Cuoco. Mas a Janete (Clair, autora) precisou mexer na trama. Um dia, ela me chamou e disse: ‘Evinha, você se importa se o Tião virar seu filho? Eu digo que você tinha 15 anos quando ele nasceu, e que ele é mais jovem’ (risos). Atualmente, acho que poderiam não exagerar tanto nas cenas sensuais. E no palavão… Bom esse já não choca mais, né? (risos).

Você fez muitas comédias, mas viveu a tragédia real da morte de Daniela Perez, em De Corpo e Alma (1992)…

Aquilo foi um horror, um absurdo! Nem ela sabe por que morreu… Era uma moça 100% educada, não dava bola pra ninguém. Posso dizer com convicção: ela não namorou com ele (Guilherme de Pádua), vivia exclusivamente para o trabalho, para o marido. Você vê? Os dois (Guilherme e Paula Thomaz) estão por aí… Não há muita justiça.

O que acha da política brasileira?

O que deixa o Brasil um pouco pra trás são os ladrões. As pessoas sabem que são ladrões e votam novamente. Aí já é sem-vergonhice. E eles, então? Aparecem com a cara mais feliz do mundo.

Você se sente sozinha?

Sempre me dá uma certa angústia ficar sozinha, mas tenho dois empregados em casa: um há 20, outra há 22 anos. Fora a faxineira, que está comigo há 30, e os dois empregados na casa que tenhoem Miguel Pereira, mas que quase nunca vou lá. Todos têm casa própria e já sabem que fazem parte da minha herança.

Você mora no mesmo apartamento desde 1945. Não fica triste ou nostálgica com as lembranças?

Eu vivo o presente! Já dei metade das coisas para o museu que estão fazendo sobre meu trabalho, e logo vou dar o resto. Não tenho apego, não fico me prendendo ao que já passou. Quer saber? Adoraria fazer outra novela do Aguinaldo (Silva) e um filme!

Qual o caminho para chegar tão feliz aos 92 anos?

Cultivar amizades, fazer o bem… Gosto imensamente de gente humilde e de ajudar. Você dá com uma mão e recebe com a outra. Sou católica, faço promessas a Jesus Cristo – às vezes, esqueço de cumpri-las -, e meu padrinho é Santo. Antônio. Só não vou muito à igreja. Minha empregada vai à igreja todos os dias, e fica danada comigo. Mas Santo Antônio sempre me ajuda. Quando não, digo a ele: ‘Santo Antônio, você está fazendo sujeira comigo!'(risos).

Tem medo da violência?

Isso é inevitável em grandes cidades. Quanto mais o Brasil cresce, mais se aproxima dos grandes centros e das suas mazelas. Principalmente, as drogas. Deviam ter por parte do Governo oportunidades para os jovens estudarem. Mas a educação também depende dos pais, que devem tomar conta, conversar, dar valores aos filhos.

E a morte? Você teme?

Não penso nela. Mas não gostaria de morrer. Fico triste com a minha idade. Penso: ‘Ah, meu Deus, quanto tempo ainda tenho pela frente?’. Se pudesse, queria pedir mais 10 anos de vida. Ainda há tanto a fazer! Tanto…

  

94 comentários

  1. Naka focuses on serving to freestyle athletes excel in every part from core fundamentals to skilled
    movements.

  2. Above-the-line: A marketing terminology, the
    time period above-the-line refers to advertising expenditure on advertising in media
    such as press, radio, tv, cinema, and the Web, on which a fee is often paid to an agency.
    Accounting price: In business, accounting price or value
    accounting is the price of sustaining and checking the enterprise records of a person or group and the preparation of varieties
    and reviews for monetary functions. It includes prices like promoting.

  3. When choosing a program, be certain it is licensed by the Accreditation Board for Engineering and Expertise (ABET).

  4. Las Vegas taxi cab services have been named the most effective in the US within the current previous (see linked
    article beneath). A typical fare for the 30km journey, which takes less than half
    an hour, is about HK$250 to HK$300.

  5. Which kind of lingerie a bride gets depends on period and
    the type of the marriage outfit. Bridal lingerie is
    reminiscent of the Victorian Era’s previous corset/bustier type.
    It is often honor’s maid who selects the bridal lingerie.

  6. By locating a seasoned lawyer who specializes in both elder law and estate planning, you typically may protect most, and about half of your savings or even all of your real estate.
    To be able to do this demands that the individual while in the nursing
    home may still sign documents, or had the experience to signal a powerful” economical power
    of attorney. You also desire a healthcare power of attorney
    which may or might not include a will that is living, depending on your desires.

  7. You’ll be able to reheat a heating pad by unrolling the
    large towel, removing the washcloth from the plastic bag, redampening the washcloth and heating it once more in the
    microwave for an extra minute.

  8. New rap music can incorporate many different forms of instrumental music
    and is now primarily focused on quick paced vocals.

  9. Media one hundred, pinnacle, premier and FCP modifying softwares are used by many professional video producing corporations.

  10. Then again; it is a fact that the amount of yacht homeowners that we’ll come across should be less than car house owners.

  11. The storage doors usually are not giant and under no
    circumstances laborious to color making wood a wiser funding for
    many individuals.

  12. African meals typically makes use of greens that may develop in high heat,
    including okra, yams, black-eyed peas and candy potatoes.

  13. On the income aspect, the manufacturing profile of shale
    wells is far more front-loaded than standard oil wells.

  14. Moreover, though I’ve never been to Winnipeg, I do know what the Eaton’s store meant to the town.

  15. Maintain the realm directly around the mini trampoline
    clear to stop tripping upon entering and exiting the trampoline.

  16. Enjoying three or 4 seasons on the weekend can add up to roughly 30,000
    coins should you do nicely.

  17. Recent apple juice is an efficient sweetener for vegetable juices that won’t style
    superb on their own.

  18. It that is as excessive as your ambition goes, extra power to you and mazel tov on acheiving your dreams.

  19. So read another attention-grabbing article: The most effective dog bark collar It helps you get proper product.

  20. Ein Update von Vorgängerversionen auf die aktuelle DesignCAD 3D MAX
    V20 ist für Euro 45,00 als Download erhältlich.

  21. Planning Fall Security must include Rescue – Having a recovery plan is equally as having a
    slip protection approach, as crucial.

  22. Even though your son is already dismissing you, there are methods you can do to generate him observe you again.

  23. Hard-rock is just a music style that has been released during the 20th
    century’s decade.

  24. EZ Pass holders over 65 who outline proof age be eligible for the
    mature discount.

  25. I rent a room in a house (I guess what the British would call a bedsit), therefore my
    fengshui chances are also slimmer than in a apartment.||These
    assets include residential property investment and the commercial property investment.

  26. Most electronics were created to be used in Asia, but several shops stock
    things for move and market duty-free charges for items over 10,000 pound ($100).

  27. The new rapper technology utilized a growing number of the computer-based programs
    to produce fresh sounds.

  28. I desired to make an effort to specific my gratitude towards
    this wonderful website and you! Loving it!

  29. This keeps these parts out of landfills and prevents other cars from
    being retired too early. Junk Cars Cash is equipped with its own fleet of
    tow trucks offering services across the length and breadth of the city.
    Another question to ask is whether you need to deliver the junk car or if they
    will pick it up.

  30. In case you attain a stand and turn it off the visitors and prior to you to choose from the companies so that they
    are hiding in to the iPhone using Unreal Engine. Many of them will be able to play these games for free and paid versions.
    Once I started to get free mobile games.

  31. Aguinaldo, eu conheço essa tal de Neka Andrade, ela está no facebook, é uma louca varrida.

  32. I think the admin of this web site is truly working hard for his web site, as here every data is quality based information.|

  33. Now, if you are looking for such a brand, you should consider the Bourne shoes.
    The world is really shrinking and ideas are being shared around the globe at a rapid pace.
    Toe Size: The right shoe will not only fit well but
    will also be flexible in the toe area, with enough
    space for your feet to relax, without being pinched in very tight.

  34. Also, they have ruled the market due to their anatomical constructions of shoes that make the shoes anti-stress with special shock absorption system.
    Bourne’s President, Thomas Mc – Claskie, always uses his creative imagery to make trendy shoes for men. 1990’s – Bra became a highlight on women’s wardrobe.

  35. Unethical angry birds go hack development company that handles offshore services.
    Service providers offer games at present, around 200 games launched everyday and they offer a good move
    since coins are required to train the fast-thinking expertise.

  36. It is said to drain your battery so Journos better use it to the movies or hearing
    dragonvale cheats music.

  37. It is not better to select high-heeled shoe, if
    you are an obese. Style- Most of us looks at the
    design and style while buying any item. The cable breaking system is also new
    feature added to the line of three wheel strollers.

  38. The brand of Moda in pelle provides extremely stylish, durable
    and comfortable shoes. Thread and stitching – thread used in stitching is always the same
    as the colour of the leather. A new kind of wire mixed with natural fabrics, like cotton, provided the perfect adjustment to the body.

  39. People hill climb racing hack all around the world in infant stage in mobile phones
    and this might qualify as safe indulgences. However, games themes, latest
    videos and free themes. The Sims 2: It is a meagre cost as an amplifier, within this typical endless running game available where you can easily
    find this game is made possible by using the birds.
    Now, you will find this word solver application. Perhaps this is a complete family with babies and parents.

  40. Moreover, get familiar with or game of war fire age cheats perhaps
    try something new and better digital capabilities and graphics.
    Otterbox game of war fire age cheats promo codes at regular intervals, both games are usually played solo,
    and short message service. Prince of Persia Classic: – This
    is an animation puzzle for the Android and take top billing.
    Ryan desires to complete and each round to play.
    In order to get to grips with the most well liked game internationally.

  41. This has also become popular in my singing monsters cheats modern times.
    Bebbled is one thing about Mahjong in my pocket.

  42. Ma ville d’amour…tes photos sont trop belles, on se régale toujours à Londres!;)
    nordstrom formal dress http://www.nordstormdresses.com/formal-dresses_c89.html

  43. This certainly does mean that your vehicle has to taken to a close by service station to get it fixed by the help of
    a towing company. The Emergency Roadside Assistance Denver COcan bring you out of any complicated situation. If a car stops unexpectedly, your only hope is to contact a towing company.

  44. The used luxury motor vehicle dealer can also assist you
    work out a more convenient payment option that can business with
    a simply starting out future great timer. Next,
    place the drain pan right below the plug, and
    then, use the wrench to carefully turn the plug in a counterclockwise motion up until the point that it can be rotated
    freely. That’s why these sports activities are generally mentioned as motor sports activities or automobile sports.

  45. My family all the time say that I am killing my time here at web,
    however I know I am getting know-how everyday by
    reading such fastidious articles.

    My blog http://www.Youtube.com

  46. The bank has now completed an overall of $596 million in first-lien modifications,
    $1 maroon 5 2015 tour schedule most creditors
    usually do not think of personal- are trustworthy revenue.

  47. Me apaixonei por Eva na novela locomotiva foi demais.!!!!!!!

  48. This means more money than otherwise possible with a
    sharp farmville 2 cheats katana in your adventure.

  49. Moreover, technology has given a quest will require the Android brave frontier cheats platform, its functionalities and mobile promotions.
    Once, you need to steer the car accident in early 2008.

  50. Does blitz brigade hack this mean that internet is about the angry birds.
    Each mobile game the game. Due to this mode, players will be accessible in one
    single phone. Spider: Secret of the industry. Among
    mobile games, Wolfenstein and Tetris are old favorites
    with the mobile users, so they probably won’t see
    serious gamers flinging their PS3s, Xboxes and Nintendo Wii.

  51. 00 from the National Enquirer to show every one of the information regarding Tiger’s affair with Rachel
    Uchitel my website creditors is going to
    be leery of supplying you with credit once they see how often you’ve applied inside
    the recent past.

  52. These swellings are usually filled with pus and appear on the neck, shoulders,
    chest, back and the face. Avoid using a bleach solution on your face and especially near
    your eyes because bleach can be very irritating to your skin and eyes.
    Skin picking has been associated with mood and anxiety disorders, personality disorders (obsessive-compulsive and
    borderline personality), impulse-control disorder (Bloch, Elliott, Thompson, & Koran, 2001), and body dysmorphic disorder (Neziroglu
    & Mancebo, 2001).

  53. sou apaixonada pelo trabalho de Eva Todor, ela eh linda e muito simpatica, gostaria muito de ve-la ainda participando em uma novela.Mil beijos amiga

  54. Bela actriz voce nao deve desaparer dos nossos olhos, te amoh bastante, forca ai na sua carreira profissional..Abraco

  55. Tão meiga! Não posso falar em talento, mesmo porque a história da Senhora já o faz muito bem.
    Me lembro certa vez, Bibi Ferreira dizendo no Jô, de uma fracassada turnê dela em Portugal, onde a comitiva da Sra era a glória.
    Parabéns. Gosto muito de vê-la.
    Seria um jovem que vendo a Sra na rua, beijaria sua mão, saudaria sua história em pessoa.
    Como um fã postou aqui, também estou me divertindo com sua personagem na reprise de O Cravo e a Rosa, e a gata Pon-Pon! 🙂
    Dona Eva, FELICIDADES SEMPRE E MAIS DO MELHOR, QUE A SENHORA AINDA DESEJAR!

  56. uma atriz sem igual, maravilha de ser humano, ta muito ilaria no cravo e a rosa, bjs mil que deus te abençoe

  57. uma atriz sem igual, adoro os personagens dela, estao reprisando a novela o cravo ea rosa na globo onde ela interpreta a sogra do cornelio, [ney latorraca] onde come arrolhado com ela me divirto muito quando ela aparece em cena, acho a melhor parte da novela, amo ela , fico feliz por ela uma atriz maravilhosa bjs eva tudo de bom pra vc

  58. Gosto muito da Eva Todor, admiro muito o trabalho dela e queria vê-la mais na TV.

  59. Quando era criança assisti a novela Top Model e fiquei apaixonado pela Eva Todor, ela é o máximo, uma excelente atriz, talvez a melhor do país.

    Que delícia de entrevista, dá vontade de ler muito mais sobre ela.

    Fiquei admirado com sua humildade, sinceridade e meiguice, e sua lucidez aos 93 anos de idade.

    AGUINALDO SILVA, espero que você a convide para sua próxima novela das 21 horas em 2014, e com certeza deverá ter um grande papel, pois ela merece essa grande homenagem.

    Eduardo (Avaré-SP)

  60. Quando era criança assisti a novela Top Model e fiquei apaixonado pela Eva Todor, ela é o máximo, uma excelente atriz, talvez a melhor do país.

    Que delícia de entrevista, dá vontade de ler muito mais sobre ela.

    Fiquei admirado com sua humildade, sinceridade e meiguice, e sua lucidez aos 93 anos de idade.

    AGUINALDO SILVA, espero que você a convide para sua próxima novela das 21 horas em 2014, e com certeza deverá ter um grande papel, pois ela merece essa grande homenagem.

    Eduardo

  61. QUE DELÍCIA DE MULHER, QUE ATRIZ INENARRÁVEL!!!!
    E ACIMA DE TUDO, UM SER HUMANO ISUBSTITUIVEL…

    EVA TODOR, VOCE SEMPRE SERÁ NOSSA DAMA-ATRIZ BRASILEIRA..
    FOI DEUS QUE TE IMPORTOU PARA CÁ….

    EU TE AMO MUITO!!!

    MUITA, MUITA SAUDE PARA VOCE!!!!

    PARABÉNS ESTE SITE. COM PERGUNTAS BEM ELABORADAS E COM MUITA DECÊNCIA…

    GOSTEI…..DESTA JORNALISTA……PARABÉNS!!!!

    UM ABRAÇO. MARLI BRITO(FOTOGRÁFA)

  62. Gosto muito desta atriz e digo tenho algumas ideias escritas que aposto que seria um sucesso na telematurgia brasileira… E esta atriz seria uma personagem ilaria da minha escrita. Bjo Evinha e Deus te abénçoe

  63. Aguinaldoo cadeee vc que nao chama essa grande atriz para suas novelas…
    e uma pena…

    Seria muito bom em ve-la em umas das suas grandes obras

  64. Eva Todor é genial. Parabéns!

  65. Oi Maestro e colegas Aguinaltas,

    Estou gostando muito das mudanças do blog. Tenho comentado pouco, porque andei viajando, viajando e agora aportei em terras cariocas, para uma breve passagem. Não creio que haja nenhum encontro marcado dos aguinaltas, mas se houver, estou na área.
    Parabéns também pela escolha das atrizes até agora: Eloisa Mafalda e agora a Eva Todor.
    Parabéns a todos os evolvidos.
    Um abraço

  66. Oi Maestro e colegas Aguinaltas,

    Estou gostando muito das mudanças do blog. Tenho comentado pouco, porque andei viajando, viajando e agora aportei em terras cariocas, para uma breve passagem. Não creio que haja nenhum encontro marcado dos aguinaltas, mas se houver, estou na área.
    Parabéns também pela escolha das atrizes até agora: Eloisa Mafalda e agora a Eva Todor.
    Parabé

  67. A entrevista está muito boa mas, o melhor tudo, são as imagens de elevada nitidez, ótima composição e fina sensibilidade que fazem o diferencial.
    O Fotógrafo (desconhecido para mim) é o cara!

  68. NOSSA!

    Por que não li antes?

    Por que fui demorar a ler essa entrevista???

    Fantástica!

    Vou recomendar a leitura pra muita gente.

    Sensacional!!!

    PARABÉNS A PPRODUÇÃO!!!

  69. Eva Todor, você é simplesmente maravilhosa, quero vê-la brilhando na telinha novamente.
    …………………………

    «O mundo só vai prestar
    Para nele se viver
    No dia em que a gente ver
    Um gato maltês casar
    Com uma alegre andorinha
    Saindo os dois a voar
    O noivo e sua noivinha
    Dom Gato e Dona Andorinha»

    Jorge Amado
    ……………………………..
    Beijos portal
    🙂

  70. Gente, rapidinho!

    Estava eu escutando a radio cultura (sim, eu gosto demais de música clássica também) e escutei uma música chamada adagio… Eu tenho certeza que fina estampa fez uma adaptação desta excelente música, pois eu já tinha pesquisado antes e sei que fina estampa tem um instrumental chamado adagio!

    Ainnnn, foi rapidinho! Estou num corre corre danado, mas achei muito legal isto!

    Ahh, eu gosto mesmo de musicas clássicas, huahuahua! Quem tiver orkut, pode até ver os meus videos preferidos e tem alguns de música clássicas, rsrs, que eu tinha postado há muuuuiiitoooo tempo!!!

    Um abraxxx para todos e logo logo voltarei!!!

    Já fuiiii

    ;]

  71. Meus parabens extendem-se ao estimado, talentoso fotografo Patricio.

  72. Excelente entrevista.
    Ao ler o nome Eva Todor, sem muito pensar nem puxar pela memoria (nem pelo google), a novela que imediatamente vem-me eh Locomotivas.
    Nem sei bem o porque ja que nao eh da minha epoca e nao assisti. Certamente foi reprisada, mas minhas lembrancas sao de algum programa especial que muito se falou dessa novela, varias cenas lembradas pelo videoo show (na epoca do Falabella) e videos do youtube.

    By the way, acho a abertura dessa novela um show!

    Tambem recordo-me do ar brejeiro, meio inocente, romantico e engracado que Evissima sempre transmitia nas suas interpretacoes.

    E a saude, vitalidade, alegria, vontade de viver, trabalhar e ser feliz dessa estrela sao invejaveis.

    Oxala todos nos pudessemos imita-la nessa “rigidez e altivez”, teimosia em achar que viver vale a pena e que a vida eh linda!

  73. Sobre essa entrevista, FALAR O QUE?….Salve, as Deusas, as Divas, as grandes estrelas, estas CONSTELACOES INTEIRAS…. GRANDES ARTISTAS; ATRIZES E CANTORAS; MULHERES APAIXONADAS E APAIXONANTES….eu apenas ajoelho e faco minha venia…
    SALVE TODAS….
    Tempera
    As deusas têm tempera
    pura energia e tempera
    pura magia e tempera
    temperatura

    e paixão
    é que as mulheres sempre estão
    é que as mulheres sempre dão
    é que as mulheres sempre são
    sempre serão

    A chave do seu tempo
    o charme de uma etapa
    o tapa na acomodação
    o vírus da alegria o amor
    e o nó da solidão
    o brilho e a explosão da estrela
    alimentando os corações

    Tempera
    Tempera

    Mulheres têm é tempera
    pura energia e tempera
    pura magia e tempera
    tempera

  74. 100 ANOS DE HISTÓRIA

    Não posso deixar essa data passar em branco. Hoje, 10 de agosto, se o escritor Jorge Amado estivesse vivo, completaria 100 anos. Mas, infelizmente, ele saiu de cena em 2001, deixando um rastro de sucesso por onde passou. É um dos escritores mais adaptados no país. Suas obras ganharam as telas da TV, do cinema e os palcos do teatro. Seus livros foram traduzidos em 55 países, 49 idiomas e também em braille.
    No Brasil, em termos de vendas, perde apenas para o escritor Paulo Coelho, porém, são estilos de escrita completamente diferentes. Em 1994, Amado teve sua obra reconhecida com o Prêmio Camões, isso sem contar os outros prêmios internacionais e nacionais.
    Seus personagens são inesquecíveis e, graças à TV e ao cinema, muitos que não tiveram o prazer de conhecê-lo através dos romances, puderam deleitar-se com histórias maravilhosas, como Tieta, Tereza Batista, Dona Flor, Gabriela, Capitães de areia (filme em produção), dentre outros trabalhos.
    De todos os romances que li, o que mais gostei de ver adaptado para a TV foi Tieta. Acho que essa novela é um marco da nossa teledramaturgia e merece o sucesso que teve. È maravilhoso imaginar como foi a transposição daqueles personagens do livro para a telinha.
    Ano passado, fiquei muito feliz por ter conhecido Salvador, o estado tão amado e retratado pelo escritor em suas obras. Não sei explicar, mas estar naquela cidade foi algo mágico, coisas que somente quem leu as obras de Amado pode sentir e imaginar.
    Por isso, hoje, dedico essa postagem especial a esse homem que nos orgulhou muito durante toda sua vida. Abaixo, republico uma de suas inúmeras frases marcantes:
    “Pobres dos escritores que não se derem conta disso: escrever é transmitir vida, emoção, o que conheço e sei, minha experiência e forma de ver a vida.”
    Obs.: Em 1995, comentando não escrever para ganhar prêmios quando da sua escolha para o Prêmio Camões.

  75. Lendo uma entrevista como esta parece que a gente entra em outra dimensão, e nem poderia ser diferente. Cada vez que eu vejo a Eva representando me dá a impressão de que o mundo é um lago cor de rosa. Ver a Eva atuando é algo fabuloso, realmente divino, pois consegue nos fazer ficar completamente estáticos, tamanho o poder cênico que a atriz tem.

    Nossa, acompanho o trabalho de Eva Todor desde que eu me conheço por gente, e ela sempre tem o mesmo jeitinho doce e carismático, que sempre impregna em seus trabalhos.

    Eva é uma “deusa” do teatro, um “monstro” da televisão. Aqui em casa, eu e minha mãe, sempre lembramos da Eva com muito carinho e comentamos muito, mas muito mesmo sobre o trabalho dela, e o que mais nos impressiona é a vitalidade da atriz. Ao mesmo tempo em que ficamos impressionados pelo fato de uma pessoa com mais de 80 anos ter tanto pique e disposição, ficamos muito satisfeitros quando a Eva está em algum elenco de novela ou minissérie, pois sabemos que esse produto será garantia de sucesso.

    Eva Todor esteve presente nos seguintes trabalhos que eu vi: “Partido Alto”, “O Outro”, “Top Model”, “De corpo e Alma”,”Hilda Furacão”, “Quem é Você”; “Suave Veneno”, “O Cravo e a Rosa”, “América”, “JK” e “caminho das Índias” . Mas destaco muito três trabalhos dela, que pra mim foram inesquecíveis. Um foi a fofoqueira do prédio, a D. Liúba, de “O Outro”, adorava a dupla Índia do Brasil (Yoná Magalhães) e D. Liúba! Outro trabalho foi a D. Calú de “De corpo e Alma”, nossa como ela sofria nas mãos da irmã Nágila, interpertada pela Nathália Timberg. E por último destaco a D. Maria D. Carmo, mãe do Uálber (Diogo Vilela), de “Suave Veneno”, uma das mães mais densas da história teledramaturgia nacional, realmente uma personagem inesquecível.

    Parabéns Simone por essa linda entrevista! E que bom saber que a atriz Eva Todor estará na próxima novela das nove!

  76. Linda, linda e linda! E fofa!
    (Tão bom ver atores que sabem que lugar de representar é palco, é estúdio, é set… Que sabem ser autênticos quando as luzes se apagam, quando as câmeras desligam…)

    Nina Guaraná

  77. Grande actriz e grande entrevista. É uma das minhas atrizes brasileiras preferidas. Aqui em Portugal passaram várias novelas onde Eva Todor actuava e sempre me emocionou muito pela simplicidade, pela leveza mas ao mesmo tempo pelo emprenho, seriedade e dedicação que sempre imprimiu às suas personagens.
    Aquele jeitinho carinhoso e meigo de falar faz-me muito lembrar a minha avó Zulmira, que do alto dos seus 94 anos ainda continua ativa e feliz. Mulheres de fibra!
    Parabéns à Simone Magalhães por mais esta preciosa pérola.

  78. Atriz maravilhosa, que tem de sobra o que anda faltando muito entre as jovens atrizes: Carisma! Merece todos os aplausos! O Aguinaldo podia escrever um papel para ela no filme do Crô, ela e Marcelo Serrado juntos iriram arrasar!

  79. Essa mulher sem dúvida alguma devia servir de fonte de inspiração para toda essa geraçã ode atores que cresceu achando que ser ator é sair na capa da Revista QUEM.

  80. AH! NÃOOOOOO! Pelo amor de Deus! Eu sou assim, né? Ou falo ou não falo. Mas, gente, tenho que falar isso agora, isso é caso pro Sac, como é que fala? Aquele negócio lá que o povo fala com a Globo. Gente, eu ouvi isso….A suburbana comentando com a outra que na ZONA NORTE o povo fica na rua até meia noite e na Zona Sul não. Se tem um negócio que me tira do sério é mentira, ISSO É MENTIRA!!!!!!!! É exatamente o contrário! Eu sou da ZONA NORTE, moro na zona sul há uns vinte anos e exatamente ESSE foi o motivo de eu vir pra cá, poder voltar dos meus ensaios no teatro, tarde da noite sem perigo, por ter gente na rua, nos ônibus e tudo mais. Foi um ERRO no roteiro , só pode ser…Indignada. Mentira me tira do sério.

  81. Que bom que o comentário foi detectado e eu já disse isso! É que sou repetitiva, sabe? E o comentário não apareceu pra mim. Beijos!!!!!!!!!!!!!!

  82. Como está excelente a matéria com a Eva Todor!
    Que comportamento profissional esta senhora tem há – inacreditáveis – 78 anos de carreira!
    Um exemplo de vida, a nossa Eva!
    Sinceros parabéns!

  83. Esta entrevista está de mexer com a alma de todos quanto têm memória cinematografica.
    Na história do Cinema Nacional existem algumas cenas inesquecíveis, em que atores e direção estão completamente afinados com o proposto. Como a da maravilhosa atriz Eva Todor e do genial Oscarito na chanchada `Os Dois Ladrões´.
    Eva Todor estréia no cinema sob a direção do genial Carlos Manga em `Os Dois Ladrões´, em 1960. Interpretando Madame Gaby, personagem alvo de um golpe de Jonjoca, do inesquecível Oscarito, os dois protagonizam uma cena impagável em que ele, travestido dela, finge ser a imagem dela refletida em um espelho. A perfeita sincronização entre os gestos dos dois atores em cena diverte as platéias mesmo passadas quatro décadas.
    Estão de parabéns o Aguinaldo e a jornalista Simone Magalhães pelo resgate dessa grande Dama, uma legenda viva das nossas artes cénicas.

  84. A Eva falou tudo aqui com relação à política brasileira “Aparecem com a cara mais feliz do mundo.” Adoreiiii! Ainda completo…”Eva, quem aparece também com a cara mais feliz do mundo são as ‘Musas da CPI’ kkkkk

    Que disposição, que gracinha, a Eva com 92 anos e com tanto carisma. Que exemplo!

    Parabéns pela entrevista!

    E a Kátia, Aguinaldo, tem razão é um belo acervo para a história do teatro e da televisão! Essas entrevistas poderiam gerar uma coletânia impressa.
    Essas estrelas e outras que virão com certeza fariam um enorme sucesso!

    Abração!

  85. Estou amando esta série de entrevistas com musas inesquecíveis da TV brasileira! a idéia é fantástica! Parabéns Aguinaldo, Simone e Patrício!

  86. Corrigindo um erro da minha postagem anterior: ao invés de Ti Ti Ti, a novela que quis dizer foi Top Model, mas já tinha enviado o meu texto.

  87. A frase mais tocante e reveladora dessa entrevista está exatamente no último parágrafo dela. Não sei se foi proposital ou não, mas ela fecha com chave de ouro o relato dessa atriz maravilhosa.
    “Ah, meu Deus, quanto tempo ainda tenho pela frente?’. Se pudesse, queria pedir mais 10 anos de vida. Ainda há tanto a fazer! Tanto…”.
    É maravilhoso e emocionante saber que mesmo aos 92 anos de idade, que Eva Todor ainda quer viver, produzir e nos emocionar. É uma lição de amor à vida que não se vê todo dia, o que só comprova que a idade psicológica é o que conta. Dos seus personagens, destaco dois em especial, em Hilda Furação e em Ti Ti Ti.
    Enquanto Eva quer viver, muitos jovens, às vezes, com 20, 30 anos ou até um pouco mais, já entregaram os pontos e estão acomodados com a situação como se a vida não valesse tanto a pena.
    Estou gostando muito da escolha dos entrevistados que pertencem à velha guarda de atores do nosso país.
    Primeiro foi a Eloísa Mafalda e, agora, a Eva. Adoraria ver também por aqui, a Natália Thimberg, a Laura Cardoso (maravilhosa), o Sebastião Vasconcelos (que anda sumido da TV), Cleide Yaconis, Fernanda Montenegro, Ruth de Souza (nossa, essa eu amo também e faz tanta falta na teledramaturgia).
    Enfim, se for citar todos os atores que temos nessa faixa etária haveriam muitos que merecem essa lembrança.
    Parabéns, Simone e Aguinaldo, pela escolha dos entrevistados. Eles são um presente para todos nós e merecem esse reconhecimento já que a mídia preocupa-se mais com os corpos sarados e traições entre as beldades do que verdadeiramente com o talento e história de nossos artistas.
    Estes artistas que honram a profissão vieram de uma época onde fazer TV, cinema e teatro não era algo “glamourizado”. Eles faziam seu ofício e ainda fazem por amor, bem diferente de alguns jovens atores que despontam na TV e só por esse motivo viram celebridades instantâneas esquecendo-se da humildade e do estudo.

  88. Que dez anos o quê, Eva? Você vai viver pelo menos mais 25. E lúcida. E linda.

  89. EVA É TUDOR, SIMONE É TUDOR, PATRICIO É TUDOR, AGUINALDO É TUDOR. COMO LEMBRO DA EVA EM SETIMO SENTIDO PEDINDO PROS EMPREGADOS TRAZEREM AGUA DO MAR PRA ELA SE BANHAR NA BANHEIRA. AMO DEMAIS.

    INTERVENÇÃO DO MODERADOR:
    Quem foi “tudor” de ruim foi a grafia incorreta do nome da atriz. Isso foi trabalho de português (Fco. Patrício)
    Obrigado pelo carinho, meu bom Vallério.
    Obrigado!

  90. PS- EVA TODOR é das minhas atrizes preferidas! TE AMOOOOOOOOOOOOO , EVA!!!!!!!!!!!

  91. Nossa…Linda entrevista. Estou sem tempo de comentar (amigos todos colaboradores e Aguinaldo, vcs todos arrasam, só que eu entrar o tempo todo- e sem tempo mesmo- pra dizer que amei, é meio bobo,né?), mas linda entrevista… Entrei rapidinho pra dar aplausos a essa grande atriz e a vocês (Aguinaldo, Simone e Patrício) Isso é um acervo e tanto pra história do teatro. E fiquei muito feliz de saber que a Tânia Brandão (um fenômeno), que foi minha professora na universidade (fiquei tão orgulhosa…risos) realiza um livro sobre ela, irei no lançamento com certeza! Tudo lindo, frases da Eva lindas, autênticas…como gosto. Não me canso de dizer Obrigada e que amo vcs! Parabéns! Muitos beijos!!!

  92. Fico muito feliz de saber um pouco mais sobre Eva. Lembro de quando eu era pequena e ela ia na casa da minha avó lá em Miguel Pereira. Ela adorava as bananas. Mande beijos p ela.

  93. Ma é Eva TODOR ou TUDOR ? Seja lá o que for, essa senhora definitivamente não aparenta ter a idade que realmente tem. Uma bela carreira. Uma senhora atriz.

  94. Grande atriz. Estrelas como estas deveriam ser eternas.

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Security Code: