COMENDO TODAS!

» Públicado por em fev 16, 2014 | 33 comentários

 

 

Querido Diário:

“Sempre haverá Paris”, como disse Humphrey Bogart em “Casablanca” e aquele cara copiou. Sempre haverá, mas dessa vez não houve, pois estava eu já com a passagem comprada e o hotel reservado quando caiu a tal nevasca que interrompeu o tráfego aéreo em meia Europa… E eu tive que ficar em Lisboa, que, aliás, não é de se jogar fora… Não fosse o fato de que choveram vários rios Tejo durante os 25 dias em que lá estive.

Sim, choveu e choveu lá em Lisboa… Mas choveu principalmente em minha horta. Senão vejamos: preso em casa, tive que me dedicar quase integralmente à escritura da falsa “Falso Brilhante”, da qual já tenho os três primeiros capítulos.

Por que falsa? Porque este não é o título definitivo, o que eu escolhi não digo nem que me tratem a penas de ganso… E de tanto não dizê-lo, começou a nascer de modo solerte na minha cachola a idéia de que “Falso Brilhante”, afinal, é um título ótimo, desde que não me ponham na trilha sonora a Maria Rita a cantar a música do mesmo nome imitando a mãe dela… Ou eu corto os pulsos.

Mas, querido Diário, como sempre acontece quando escrevo após um lauto almoço na Locanda della Mimosa…

Divago.

E divago porque estou falando de Paris e Lisboa quando na verdade já estou mesmo é em Petrópólis, outra cidade do meu coração, e onde, aí sim, perpetrei o terceiro capítulo da novela sobre a qual estava falando lá em cima e continuo aqui: nela estou dando tudo de mim de novo, e vocês sabem que tudo de mim, quando se trata de escrever novelas, modéstia à parte não é nada pouco.

Mas voltemos ao papo lá do alto. Não fui a Paris por causa da nevasca, saí pouco de casa em Lisboa por causa da chuva. Mas nesta última, além de escrever páginas e páginas de “Falso Brilhante”, também me dediquei à arte da restauração, na qual cada vez mais me aprimoro… E inaugurei, de uma tacada só, nada menos que dois restaurantes!

Falemos deles.

O primeiro foi (na foto acima) o Avenue, que fica no ponto mais privilegiado da avenida mais chic-trés-chic de Lisboa, a da Liberdade, rasgada no coração da cidade pelo nunca por demais citado Marquês de Pombal logo depois do famoso terremoto que a destruiu, e tão perfeita que é intocável até hoje. E o segundo foi (nas fotos abaixo) o Brasileiríssimo Avenida… Que fica na mesma avenida, exatamente do outro lado, num prédio muito famoso e futurista chamado Tivoli Forum, onde, na loja do sr. Machado, costumo abastecer minha coleção de relógios.

Claro, inauguração requer festa e também, quando se trata de restaurantes, rega-bofes. Assim, comi feito uma orca assassina e voltei ao Brasil botando fogo pelas ventas, pois, obsessivo com o peso como sou, engordei nada menos que dois miseráveis quilos! Mas claro, vou perdê-los, porque, como vocês sabem, em qualquer coisa a que me dedico meu lema é: disciplina, concentração e foco.

E aí meu Querido Diário me pergunta: como é que você quer emagrecer se hoje mesmo foi almoçar o brunch da Locanda della Mimosa? E eu respondo que, mea culpa, fui sim, porque estava com saudades do meu recanto preferido e precisava resolver lá alguns problemas urgentes do tipo “o cano entupiu! A mangueira furou! A tartaruga Jurema sumiu!” Ou seja, aquelas coisas que só o dono resolve…

E o dono da Locanda della Mimosa – meu Querido Diário muito bem sabe – desde agosto de 2011 sou eu. Um dono tão aferrado ao que possui que promete mantê-lo sob sua posse durante várias dúzias dos próximos agostos… E cada vez melhor, mais sólido e mais firme, porque – me desculpem os ofendidos e despeitados – bala na agulha pra isso é o que não me falta e minha pontaria é certeira.

Bom Diário Querido, de qualquer modo eu só queria dar notícias, e as dei de forma um tanto ou quanto atabalhoada, por causa do vinho excelente e da fantástica comida. O que eu queria dizer mesmo é que se abro tantas frentes de trabalho é porque sei que elas vão me render algumas brigas… E brigar é comigo mermo.

P.S., ou post scriptum pra quem faltou às aulas de latim do Padre Rocha no Colégio Salesiano (eu não perdi uma):  nesta segunda-feira volto ao Rio para falar de elenco com Rogério Gomes, o diretor de Falso Brilhante… Assunto sobre o qual, nesta minha nova fase low profile, desculpe meu Querido Diário, manterei o mais absoluto segredo.

33 comentários

  1. Querido Aguinaldo!
    Ontem, dia de pizza, eu, Fátima e Yvilla ( filha de Fátima) estivemos no Locanda.
    Yvilla que nunca tinha lá estado ficou encantada. Senti sua falta. Pena que você não estava lá.
    Sabendo da quantidade de trabalho que você tem e que você não é fã de carnaval, como eu, tenho a certeza que você saberá aproveitar bem o período de festas.
    Beijos
    Ivanise.

  2. Querido Aguinaldo!
    Ontem, dia de pizza, eu, Fátima e Yvilla ( filha de Fátima) estivemos no Locanda.
    Yvilla que nunca tinha lá estado ficou encantada. Senti sua falta. Pena que você não estava lá.
    Sabendo da quantidade de trabalho que você tem e que você não é fã de carnaval, como eu, tenho a certeza que você saberá aproveitar bem o período de festas.
    Bom trabalho e continuado êxito.
    Beijos
    Ivanise.

  3. Aguinaldo!!
    Fala pra gente sobre essas notas que estão circulando na internet sbre a Viviane Araujo e o diretor da Novela.

  4. Tom Guimarães é muito bacana saber que você torce por mim e pelo Brunno. Fico muito feliz com o seu carinho.
    Realmente é um pouco frustrante pensar que Dr. Pri vai demorar pra ser exibido na telinha, afinal, é um seriado de Aguinaldo Silva e você pode imaginar o que vem por ai.
    Se você está curioso e ansioso, imagina eu e o Brunno, que demos a nossa modesta colaboração para o texto e sabemos perfeitamente o potencial do seriado.
    Acontece que a televisão é um veículo grandioso, que precisa adequar várias situações para produzir e exibir um produto em sua grade, diga-se de passagem disputadíssima, ainda mais num ano de copa do mundo.
    Penso que nessa profissão o exercício da paciência é uma constante, além de determinação e muita fé. Então, vamos aguardar a emissora se pronunciar oficialmente a respeito. Muitas obras já passaram por isso e outras ainda passarão.
    Vai dar tudo certo!
    Beijo!

  5. Tom, obrigado pela força. Também fiquei muito surpreso (e, como negar, desapontado) com as notinhas que pipocaram este final de semana. Espero do fundo do coração que tudo não passe de boato!

  6. Oi Aguinaldo, é verdade? encurta o nosso tempo de espera para julio??¡¡
    E como alguns já estão falando sobre escalação, apenas uma pergunta, é Paola Oliveira estará em sua novela?
    É uma atriz versátil, eu não entendo porque dão o mesmo tipo de mocinha, há muito vi um curta e um filme dela que me deixou surpreso.
    Porque eu digo isso porque ela transmite, eu nunca choro com uma novela, e ela é a única atriz me fez chorar e sentir angústia. Ela, Jessica Lange, Cabana do Pai Tomás e Senhor e servo de Tolstoi.
    Ahh e Falso Brilhante é um bom nome, mas você tem um melhor, vc disse.

  7. Ah, não, para!!!! Doctor Pri pode ser gravada e exibida só ano que vem????? Pipocam notinhas a este respeito, de que, por conta da grade apertada da Globo este ano com a Copa, o seriado talvez não será exibido este ano. E eu loco pra ver a Gloria como a Doutora Priscila. Louco pra ve-la, pela primeira vez, fazendo par com José Mayer! Doido pra assistir este seriado, tão aguardado, tão acalentado por todos!

    Espero que isso não se confirme. Vou sentir demais pela Megg e pelo Brunno. Não os conheço mas sei da expectativa que deviam estar. E pelo Aguinaldo, que luta por este projeto ha tanto tempo!

    Maldita Copa!

    Espero ver aqui boas notícias, e que o Aguinaldo ainda está semana nos diga: calma, é boato de gente desocupada. Tudo seguirá em frente!!

  8. Boa noite, turma!! Saudades daqui!! Como estão todos? Espero que bem e animados com a vida.
    Na correria…vou indo-me…fui-me.

  9. Agnaldo acredito que você nem irá ler esse comentário,mas se você – que gosta de causar – quiser realmente explodir na audiência mesmo uma dica:Fazer a continuação da novela Senhora do Destino,o que seria inédito na tv e despertaria uma imensa curiosidade dos telespectadores.É claro,de alguma forma revivendo a Nazaré.Seja o primeiro autor a fazer isso…

  10. Não vamos repetir as mesmas caras, parece que a Globo só tem essa atrizes, sai de uma novela entra em outra, cansei. Depois reclamam das audiências.

  11. Estou na expectativa por Falso Brilhante (ainda bem que esse título é totalmente provisório). Quero saber mais da novela e do elenco que se formará. Sei que é chato falar isso de escalar alguém, mas tem um caso de uma atriz que me incomoda muito como telespectadora, não sou fã dela, mas me incomoda vê-la sempre no mesmo perfil de papel. É a Fernanda Vasconcellos. Ela sempre é escalada para a protagonista, e essas mocinhas são sempre 100% boas e puras, esta rotulada e estereotipada, coitada! Vejo que ela é uma boa atriz, e que talvez a culpa não seja dela, afinal ela é escalada e tem que fazer. Mas sinceramente não sei porque a Globo não a escala para um papel diferente, uma vilã (seria ideal), uma piriguete ou qualquer outra coisa que a desafie e a tire desse rotulo que, francamente, não é legal pra carreira de ninguém. Nada como a versatilidade. Será que ninguém vê isso? Por que sempre a escalam pro mesmo tipo? Apostarem no óbvio?! No certo?! Isso cansa!
    Bem que você Aguinaldo, que sempre procura dar um up e surpreender poderia escala-la para sua novela num papel bem diferente, já que Falso Brilhante esta em fase de escalação. E como é a próxima, você tem prioridade. Sei que é chato pedir isso, mas é que o caso dessa atriz já até me irrita e me irrita mais ver que ninguém muda, nem mesmo ela não bate o pé que quer alguma coisa diferente. Como telespectadora, gostaria de mais inovação, me surpreender mais, as novelas na Globo estão ficando cada vez mais do mesmo, elenco repetitivo, histórias fracas. Quero me impressionar, pô. Tô perdendo o tesão de ver novela. Saudades de uns 10 anos atras.

  12. Zé Ruela é filho de um quitandeiro. Seu português manca de uma das pernas, mas gosta de contar estórias. Sua história de vida, só os moradores de ArrochaJusto da Rola Preta – um lugarzinho perdido nos vales de sua cidade natal -, tem conhecimento.
    Mauricinho Filho do Dono ( esse é o nome todo do cara ), não tem imaginação suficiente pra colocar idéias em um cartão de visita. Mas, resolve escrever qualquer coisa sem pé e sem cabeça e decide editá-lo. Editoras mil, que conhecem muito bem o “filho do Dono”, resolvem publicá-lo e o cara, sentindo-se o próprio Hemingway, sai dando entrevista no Programa do Jô, Marília Gabriela e outros que estão no eixo dos tsunamis da mídia.
    Quanto que, o Zé Ruela, continua lá no finalzinho do mundo fazendo muitos viajarem nos contos que dele escutam.
    r.witz

  13. Spectro – Méier
    Errata :
    Méier, isso mesmo, o que VALE é a felicidade e aquela paz!
    Sua nota vale mil!!!
    Aquela paz querido!

  14. Spectro – Méier, isso mesmo, o que fale e a felicidade e aquela paz!
    Sua nota vale mil!!!
    Aquela paz querido!

  15. Até que enfim chegou a bendita SEXta-feira e, com ela, o fim-de-semana. Obviamente que vou ao mercado da esquina comprar cerveja barata, carne de segunda e carvão, pois sem churrasco no quintal eu não passo. Sou pobre sim, mas com dignidade vos confesso: bebo em copo Nadir Figueiredo ® de requeijão. E é assim que vamos em frente, com ou sem dinheiro, com ou sem vinho de primeira linhagem, mas VIVOS e com SAÚDE, e isso é o que importa. Claro, dinheiro também. E segue um alô para o Cauby Peixoto, leitor assíduo aqui do sitão do Aguinaldão: “Conceiçããããããããooooo …”. E vamos que vamos !

  16. Mais um nome:

    Está em vias de ser confirmada a escalação de Nanda Costa em “Falso Brilhante”, do Aguinaldo Silva, substituta de “Em Família”, na Globo. Ainda não são conhecidos detalhes da personagem.

    Será a sua volta às novelas depois de “Salve Jorge”. De lá até aqui, ela só fez a série “O Caçador”, com gravações em andamento.

    Flávio Ricco

    Outra que adoro! E tomara que se confirme!! Ai, Aguinaldo! Saudades de suas novelas regionais, saudades daquelas tramas brasileiríssimas, em que você colocava a brejeirice da mulher brasileira, aquelas morenas gostosas, a cara do Brasil. Do tempo em que não havia megahair, que as atrizes apareciam com seus cabelos desgrenhados ao vento. Nossa, bateu uma saudade de novelas regionais!!!

    Eu quero o Brasil na tela, sensual, ensolarado, suado, gostoso!!!!

  17. uau

  18. Em família

    Andreia Horta, atualmente na série “A Teia”, vai viver um dos principais papéis de “Falso Brilhante”, do Aguinaldo Silva.

    Flávio Ricco

    Em tempo, adorei!!!! Esta moça é ótima atriz e merece um bom papel em horário nobre. Se for verdade, amei!!!! Sei que vão dizer que é porque ela é mulher do diretor, mas isso pra mim não quer dizer nada porque ela é, de fato, muito boa, e vai provar no ar que merece a oportunidade.

  19. Vem lhe pedir encarecidamente que você não deixe que cometam um erro de edição na sua nova novela. A Globo ou os diretores, andam pecando nas suas tramas com os instrumentais. Esses dias percebi por diversas vezes o instrumental das novela Salve Jorge na novela em família. Era um instrumental da personagem da Claudia Raia tocando na novela, parecia que a Livia Marini ia entrar em cena a qualquer momento, era a música dela, quando fazia suas maldades. Fica tão ridículo isso no ar, a gente acha que ainda está na outra novela. Não só o instrumental de Salve Jorge está tocando na novela, também vi em diversas cenas da personagem Helena, nos momentos de tristeza, tocar o instrumental da novela Amor Eterno Amor de Beth Gim. Fica tão horrível, sempre menção as novelas que acabaram e a gente acaba se lembrando delas. Não que foram ruins, mas o telespectador não é bobo e saca essas coisas que chega a incomodar.

    Desculpe o desabafo, mas li uma vez onde você falou que não mete o bedelho nas coisas da direção, que as músicas eles que escolhem. Mas tome cuidado com isso, fica uma coisa muito estranha.

    Um grande abraço querido, espero que pense com carinho.

  20. Aguinaldo, alguma vez já devoraste um Big Mac ?

  21. Comendo todas ? Pensei ter lido… Todos. Só depois reparei do que se tratava. Nada pior que um gay disléxico. De qualquer forma é bom dar uma passadinha aqui de quando em quando. Parabéns pelo novo layout .

  22. qto tempo sr. aguinaldo !! salve salve ! fico feliz porque todas suas multitarefas estão dando certo, e sempre darão, espero que falso brilhante tbm seja um sucesso, gostaria muito de ver a excelente e linda atriz letícia spiller de vilã na sua novela, abraçao.

  23. EITA! Seu “Querido Diário” nos conta tudo. “Mermo”.
    Pois é Lisboa está com chuva há 2 meses mas, quando o Aguinaldo se mandou para o Rio, aí veio o Sol…Verdade!
    Quanto aos 2 Restaurantes, eu tive a sorte e a gentileza, da parte do proprietário, de ser convidada para a inauguração, que como se diz em hotelaria: “soft opening”. O sitio lindérrimooooooo, vista maravilhosa, mesmo com chuva e a comida, (NOSSA!!) do melhor que há em Lisboa. PARABÉNS Aguinaldo PARABÉNS à Chef também.
    O novo Brasileirissimo ainda não fui, mas irei em breve.
    E falando do “Falso Brilhante”…Aguinaldo viu um…Ah viu! Eu lhe mostrei.
    Aguinaldo riu muito. Acho que o título se deve manter.
    A mesa dos convidados de um dia depois, que o Mestre mostra, conheço alguns…especialmente o cenarista e decorador, Zé Costa Reis. Um homem com muito bom gosto em tudo o que faz e anda sempre chiquérimooooooooo. Um bom amigo!
    E por aí vai.
    Beijo
    Magdalena

  24. “Com o aval do senhor Aguinaldo Silva meus rascunhos se tornam obras, meu talento passa a ter vida, minha vida passa a ter sorte.” r.witz

    Aquela paz
    Rozem

  25. E que luxo os restaurantes! Realmente dá um trabalhão danado. E as tais coisas que só o dono faz são mesmo uns desafios dos mais variados e inusitados que se possa imaginar (já fui dona de um pequeno negócio gourmet e acabei vendendo…). Parabéns por todas as pelejas vencidas e a vencer, e todos os prazeres decorrentes disto. Adoro. Beijo.

  26. AMEI a foto de matar as saudades !

  27. e o chat dos insones… Muito bom! #Saudades sempre! E eu continuo sem sono, dormindo tarde, sou sociedade B…

  28. 2008,2009,2010,2011,2012,2013 e 2014. Muitos anos por aqui e sempre adorando tudo! É bom encontrar todos por aqui!Espaço bacana e pessoas lindas que por aqui passam com seus pensamentos e diversas histórias! Quantos casos e acasos. Viver também é relembrar. Doce lembrança esse eterno blogão! #amo #muito #bjubju #do #Tsunami #boa #noite!!! ;)

  29. Falso brilhante é nome forte e dá o tom maior do que vem por aí… Que delícia! Viajei em sua narrativa até Paris, passei pelos belos restaurantes em Portugal e cá estou imaginando os detalhes e inovações do Locanda. Você é um empreendedor nato e quem diz do contrário! O Rio de Janeiro e seu calor apaixonante! E a Floripa quando vem nos ver? Eu olho a Ponte Hercílio Luz e lembro daquela sua história de vir de fusca do Rio até aqui, tem fotos? Queria ver!! rs! Saudades Aguinaldoooooo!!! De você e Patrício. Bjubju do Tsunami.

  30. O bom filho a cada torna…

  31. Oi portal,
    Mas esse nome “Falso Brilhante” é bem forte! Dá a impressão de que tu vais tratar, Aguinaldo, em sua nova novela, de pessoas que aparentam uma coisa e são o inverso. Mas pelo jeito teremos aí um folhetim urbano bem instigante! Não vejo a hora de assisti-lo! Estou curioso também quanto ao elenco,muito na expectativa. Sempre se torce por alguns nomes, atores e atrizes que sempre fazem a diferença em uma novela.
    Bye bye.

  32. Ah, outra coisa também to amando o blog!

  33. Bom dia, Aguinaldo me chamo Andresson sou de maceió – AL tenho 20 anos de idade.
    Primeiramente quero dizer que você é um dos meus autores preferido senão o mais preferido (rsrsrs) Comecei a conhecer mais seu trabalho depois da novela ”Senhora do Destino”, não por ser umas das suas novelas mais marcantes mas no tempo minha mãe só deixava eu assistir essa novela me lembro claramente disso!

    Depois disso tive vontade de escrever conforme o tempo passou aqui estou eu um autor de blogs (rsrsrs) Cara escrevi o comentário mesmo pra que você saiba ou melhor que tenha certeza que tem pessoas que realmente ama você.
    Minha mãe, vó tias são loucas por você e por suas novelas estamos esperando ansiosamente, loucamente por ”Falso Brilhante”. Um abraço enorme que Deus te dê muitos anos de vida! :)

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Security Code: