AS 1001 FACES DE LÍLIA CABRAL

De Lília Cabral, vocês já sabem que será a protagonista de “Fina Estampa”, minha próxima novela, que estréia em setembro. Sabem também que ela está em cartaz no teatro com a peça “Maria do Caritó”; que começa a gravar em breve o seriado “Divã”; e que em breve estará pisando o red carpet em Los Angeles como uma das favoritas ao prêmio de “melhor atriz” do Emmy Internacional, ao qual concorre.

Há alguma coisa que vocês ainda não saibam sobre Lília Cabral? Sim, há várias, e eu consegui descobrir apenas algumas na deliciosa entrevista que fiz com ela, e que vocês lerão aí embaixo. Outras coisas ficaram ainda por descobrir, quem sabe numa próxima entrevista… Pois Lília é múltipla, está sempre em progresso como atriz e como pessoa, e eu, que já fiz vários trabalhos com ela, posso lhes dizer que ter essa atriz tão grandiosa ao nosso lado é não apenas uma honra, mas é sempre motivo de grande alegria.

1, Em 2011 você fará teatro, novela, seriado… Quem sabe também fará cinema… Acredita – como eu – que trabalhar faz bem à pele?

R. Querido Aguinaldo, em 2011, eu farei tudo ao mesmo tempo e agora, mas quando a novela começar eu paro com o teatro pra me dedicar somente a TV. Sempre gostei de trabalhar e desde menina, dentro da escola, eu exercia várias atividades; era líder, até dava aulas particulares de matemática, português, e ai daquele que não tirasse uma nota boa. Eu era pior, que a professora!

2, Tem consciência de que é hoje uma das atrizes mais amadas, festejadas e respeitadas do Brasil?

R. Eu tenho consciência é do meu trabalho. Gosto demais do que faço, pra mim não tem tempo feio, e a vida me ensinou que também tudo tem seu tempo. Aprendi ser menos ansiosa, saber esperar, e agradecer tudo que vem nas minhas mãos. Se hoje as pessoas me respeitam, é porque de alguma forma elas acreditam no meu trabalho. Essa consciência eu tenho.

3, O que isso, essa quase unanimidade, significa pra você?

R. Significa que eu devo estudar muito, que eu ainda tenho muito que aprender, e que sou muito feliz com a profissão que eu escolhi pra minha vida.

4, Como é Lília Cabral em casa?

R. Adoro a minha casa! Ela é linda! Não é uma casa grande, mas é muito aconchegante. É decorada de uma forma elegante, e todos que entram percebem que é uma casa que respira, tem vida, tem luz. Eu cuido da casa com o maior carinho, cuido da minha filha e do meu marido. Algumas vezes sou insuportável, chata, severa, e outras vezes, sou divertida, carinhosa e generosa. Depende do dia do mês. Quero receber você em minha casa, com todo prazer, vamos combinar.

5, Você passa uma paz, uma tranqüilidade… Quando a vejo entrar num lugar sempre penso: “Lília chegou, agora está tudo bem”. Dentro dessa calma toda existe (ou não) um vulcão?

R. Eu calma!!!!! Sou um vulcão, com a diferença que eu aviso quando solto as larvas. Sou transparente, conviver comigo é fácil, todo mundo me conhece.

6, Seus planos para 2011 a gente já sabe, e eu me orgulho de fazer parte deles. E em 2012? E em 2013? Você já tem trabalhos agendados?

R. Sou eu que me orgulho e muito,de estar nos seus planos. Já há bastante tempo eu sonhava em fazer uma novela sua. Em 2011 vou realizar este sonho, e em 2012 volto com “Maria do Caritó” em SP e demais capitais.

7, Onde você começou – mas começou mesmo – profissionalmente? Que escolas fez?

R. Eu comecei na Escola de Arte Dramática da USP. Tive grandes mestres, como: Décio de Almeida Prado, Miriam Muniz, Guarnieri,

Berta Zemel, Sábato Magaldi. Era um tempo que ainda se respirava teatro. Agora lutamos para que ele não morra. Havia uma necessidade de se expressar, através do teatro, toda uma geração dos anos 80. E isso não era somente pra quem queria seguir a carreira, era o jovem em geral. A criatividade pulsava, era uma geração louca também, tanto que muitos não resistiram. Eu sobrevivi e tive sorte.

8, Seria indiscrição da minha parte perguntar que personagens lhe deram mais alegrias?

R. Falo com o maior prazer: Aldeíde de “Vale Tudo”, Amorzinho de “Tieta”, Sheila de “História de Amor”, Verena de “Meu Bem Querer”, Marta de “Páginas da Vida” e Tereza de “Viver a Vida”.

9,   Cinema, teatro, televisão ou os três ao mesmo tempo?

R. Os TRÊS ao mesmo tempo e haja saúde!!!!

10, Você vai pisar o “red carpet” do Emmy internacional de novo, como candidata a melhor atriz. Já escolheu o vestido?

R. Já escolhi, chega amanhã, já comprei inclusive!!! Um vestido da Huis Clos, lindo!! E as jóias eu vou com aquelas que minha mãe me deixou.

11, Falando sério: qual a importância de ganhar um prêmio como esse?

R. Eu sinceramente nem tenho idéia, não crio expectativa. Vou de coração aberto, aproveitar a festa. Quem vai ficar feliz de verdade é a minha filha, isso sim.

12, Se você não fosse a grande, imensa atriz que é, o que gostaria de ser?

R. Suas palavras pra mim são mais que um prêmio. Obrigada de coração, por tudo e pela confiança. Sucesso eu sei que você terá, pois você merece. Querido, pra responder a sua última pergunta: se eu não fosse atriz, eu seria infeliz.

Beijos

Lilia Cabral